C4 Cactus: quadro de instrumentos digital, central fácil de usar que inclui comandos de ar-condicionado, retrovisor fotocrômico; a câmera traseira está nos quatro carros
Apenas o HR-V tem faixa degradê no para-brisa (item tão conveniente no Brasil, mas cada vez mais raro), rebatimento elétrico dos retrovisores (que o Renegade perdeu), retenção automática nas paradas e retrovisor direito que se abaixa ao engatar marcha à ré, a fim de mostrar o meio-fio. O Renegade responde com alerta para uso do cinto pelos cinco ocupantes (incluindo detector nas fivelas traseiras), capô com dois fechos de segurança (além de mais eficaz contra abertura involuntária, permite melhor acabamento de carroceria), duas zonas de ajuste para o ar-condicionado (que nos pareceu o mais potente) e porta-objetos sob o assento do passageiro da frente. A favor do Creta, só o difusor de ar para o banco traseiro.
Citroën e Jeep trazem limitador de velocidade e sistema de áudio que pode ser religado após desligar a ignição. Hyundai e Jeep têm porta-óculos, sensores de estacionamento na traseira, os maiores espaços para os objetos do dia a dia e vidros traseiros que descem por inteiro. Honda e Hyundai vêm com duas tomadas de 12 volts no console central, e HR-V e Renegade, com acionamento elétrico do freio de estacionamento.
HR-V: instrumentos simples, central de áudio com navegador integrado, freio de estacionamento elétrico e retenção automática nas paradas, conexão HDMI
Creta: simples nos instrumentos e na operação de áudio, difusor de ar para a traseira; como nos outros, ar-condicionado automático e vidros comandados a distância
O que pode melhorar em cada um? Apenas o Citroën não tem ajuste de altura da ancoragem superior dos cintos dianteiros (ruim para o passageiro, que não pode compensar sua estatura pela regulagem do assento), iluminação nos espelhos dos para-sóis e luz de cortesia central ou traseira (deixa os passageiros no escuro, como se fosse um carro popular). Faltam em sua câmera traseira as guias dinâmicas, que nos outros mostram a trajetória do carro conforme a posição do volante; o retrovisor fotocrômico deixa ofuscar mais que o esperado; o freio de estacionamento é algo pesado e o ar-condicionado nos pareceu o menos eficaz ao lado daquele do HR-V.
Entre os compartimentos de bagagem há dois empates: Creta e HR-V com 431 litros, C4 Cactus e Renegade com 320 litros, agora que o Jeep usa estepe temporário
No Honda faltam alerta específico de qual porta está mal fechada (só tem aviso geral) e monitor de pressão dos pneus (os rivais têm o tipo indireto, baseado em ABS, que não indica a pressão individual); os parafusos de fixação dos bancos dianteiros ficam bem à mostra; a seleção de funções do computador de bordo é pelo botão de zerar hodômetro, nada prática; o controle elétrico de vidros mantém o incompreensível bloqueio à japonesa, que inibe o comando do passageiro ao lado e impede o próprio motorista de comandar os demais vidros (inibir os botões das portas traseiras seria o suficiente); e o cofre do motor vem em cor diferente e com péssimo aspecto da massa de calafetação.
Renegade: tela digital rica em informações, central com tela de 8,4 pol, ar-condicionado de duas zonas e dois fechos de segurança no capô; monitor de pneus só não vem no HR-V
O Jeep é o único sem acionamento automático dos faróis e seus comandos de áudio, atrás do volante, causam confusão a quem não se habituou. Nele e no HR-V o alarme não é volumétrico — falta a proteção por ultrassom para detectar quebra de vidro, por exemplo. Nada encontramos a mencionar no Hyundai.
Os quatro carros oferecem boas acomodações na frente, com destaque para o Renegade pela altura útil, quase de minivan. No banco traseiro, o HR-V é mais espaçoso para as pernas e o Creta em largura e altura. De modo geral, quatro adultos e uma criança viajam bem em qualquer um deles. Embora mais estreito, o C4 Cactus tem formato do banco apto a levar três pessoas (magras ou crianças) com menos desconforto que nos outros; nele e no Renegade um passageiro central tem melhor acomodação. O Honda permite duas posições para o encosto.
Entre os compartimentos de bagagem há dois curiosos empates: Creta e HR-V com 431 litros, C4 Cactus e Renegade com 320 litros. Este ganhou espaço em 2018 com estepe temporário (como no Honda e no Hyundai) em vez de integral. O do Citroën usa pneu comum de 15 pol, sendo 17 sua medida normal de rodagem. No Creta e no Renegade o assoalho prevê segunda posição mais alta para carregar um pneu substituído. No HR-V o assento traseiro acompanha o encosto na repartição em 60:40 e pode ser rebatido junto ao encosto, útil para transportar objetos altos no assoalho — possível pelo tanque sob os bancos dianteiros, não sob o de trás. Outra qualidade sua é a pouca altura da base de acesso, ponto crítico no C4 Cactus.
Dois empates em capacidade de bagagem, que é bem maior no Honda e no Hyundai; o Citroën tem o estepe menos restritivo, mas perde em acesso pela base muito alta
Próxima parte
Equipamentos de série e opcionais
C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S | S |
Ar-condicionado/controle aut./zonas | S/S/1 | S/S/1 | S/S/1 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S | S/S* | S/S |
Bolsas infláveis laterais/ cortinas/joelhos motorista | S/S/ND | S/S/ND | ND | O/O/O |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S | S | S |
Chave presencial para acesso/partida | S/S | ND | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | S/ND | S/ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds | ND | ND | ND | ND/O |
Faróis de neblina | S | S | S | S |
Faróis/limp. para-brisa automático | S/S | S/ND | S/ND | ND |
Fixação Isofix para cadeira infantil | S | S | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S | S |
Interface Bluetooth/integração a celular | S/S | S/S | S/S | S/S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S | S | S |
Luz traseira de neblina | S | ND | ND | S |
Navegador por GPS | ND | S | ND | ND |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S | ND/S | ND/S |
Repetidores lat. luzes de direção | S | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | ND | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/O | ND | ND/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *couro apenas nas laterais |
Opcionais
• C4 Cactus – Pacote Plus (frisos de porta, protetor de cárter, tapetes), pacote Tech (sensores de estacionamento traseiros e rebatimento do retrovisor direito em marcha à ré), pacote Voyage (barras transversais de teto, engate removível, porta-bicicleta).
• Renegade – Faróis de leds, pacote Bike (barra transversal, suporte de teto), pacote Protection (para-barro, protetor de cárter), pacote Landscape (barras transversais de teto, estribos), pacote Safety (bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista).