Novo Hyundai HB20: atributos para vencer a polêmica

Sedã HB20S buscou semelhança ao novo Elantra e ganhou em espaço de bagagem; interior segue as novidades do hatch, mas com acabamento em cinza claro

 

Injeção direta no motor turbo

Apesar da carroceria toda nova, o bastante para falarmos em segunda geração (entenda a diferença para reestilização), o novo HB20 baseia-se na plataforma anterior, reforçada pelo maior uso de aços de grande resistência. As medidas cresceram: 30 mm na distância entre eixos (para 2,53 metros), 20 mm no comprimento do hatch (3,94 m) e 30 mm no do sedã (4,26 m), 40 mm na largura (1,72 m), mantendo a altura. Por outro lado, o peso até diminuiu um pouco: o hatch mais equipado com motor 1,6 e caixa automática, por exemplo, caiu de 1.071 para 1.062 kg. Se ele preserva a capacidade de bagagem de 300 litros, a do HB20S passou de 450 para 475 litros.

 

 

O motor aspirado de 1,0 litro recebeu sistema de preaquecimento de álcool para partida a frio, enquanto o 1,6 (que já usava esse recurso) ganhou 1 cv com gasolina e 2 cv com álcool, passando a 123 e 130 cv, na ordem. A maior novidade é a injeção direta no 1,0-litro turbo, recurso que aumenta tanto a potência quanto a eficiência, ao permitir o aumento da taxa de compressão de 9,5:1 para 10,5:1. O item explica a sigla TGDI (Turbocharged Gasoline Direct Injection) e também dispensa tanque auxiliar para partida a frio.

Com a ajuda de variação do tempo de abertura das válvulas de escapamento (antes, só das de admissão), o motor turbo passou a produzir 120 cv e torque de 17,5 m.kgf a 1.500 rpm com qualquer dos combustíveis. Antes eram 98 cv e 13,8 m.kgf com gasolina e 105 cv e 15 m.kgf com álcool, com o pico de torque a 1.550 rpm. Como o 1,6 ainda oferece mais potência, é com ele que o HB20 acelera mais rápido com álcool: de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos ante 10,7 s do TGDI, ambos automáticos. O manual de seis marchas é ainda mais ágil: 9,3 s.

 

Molduras largas nos para-lamas e rodas de 16 pol destacam o HB20X, que não recebeu o motor turbo; interior troca o acabamento marrom por escuro com detalhes laranja

 

Entre os automáticos sem parada/partida automática do motor, o TGDI é pouco mais econômico em cidade que o 1,6 e menos em rodovia conforme os padrões do Inmetro. Esse sistema (inédito no modelo) equipa as versões Diamond e Diamond Plus em toda a linha, sendo disponível no 1,6 apenas no HB20X. As suspensões foram mantidas, mas o “aventureiro” passou ao vão livre de 211 mm, mais 5 que antes. Os demais HB20 ganharam assistência elétrica de direção (só o “X” a usava), mais eficiente e prática em manutenção que a antiga hidráulica.

 

O HB20 TGDI deixa a sensação de carro “esperto”, com bom torque para o trânsito, e revela comportamento da suspensão que passa confiança em curvas

 

O Best Cars fez os testes oferecidos pela Hyundai na pista do aeroporto de Una-Comandatuba, com direito a provas de desempenho com um hatch TGDI. Foi possível acelerá-lo até 183 km/h indicados no painel (a velocidade final declarada é de 190 km/h), limitados pelo comprimento da pista, apenas 2 km. Seu funcionamento é suave, notando-se apenas em alta rotação as vibrações características dos motores de três cilindros. Também foram feitos testes de comportamento, em que o modelo se mostrou muito bem acertado e confirmou a utilidade do controle de estabilidade.

Em seguida a avaliação foi feita em rodovia em trecho de 90 quilômetros. Ao primeiro contato agrada a sensação de carro “esperto”, com o regime de torque bem trabalhado para o trânsito — o conversor de torque da caixa automática ajuda nessa impressão, amenizando eventual retardo até o turbo pressurizar. O HB20 revelou bom comportamento da suspensão e da direção, que passam confiança em curvas e alta velocidade com a sensação de controle do carro nas mãos. A suspensão trabalha bem tanto em irregularidades de altas frequências quanto em baixas, mas ao passar mais rápido em lombadas se mostra um pouco rígida.

 

Câmera determina frenagem automática e alerta de saída de faixa; injeção direta deu ao motor turbo mais potência e torque; ele agora vem com caixa automática

 

Em rolagem ele é silencioso e isola bem os ruídos externos. Apesar do bom arranjo do motor, a transmissão automática poderia ser mais rápida em retomadas: algumas vezes é lenta para responder. Por outro lado, as aletas atrás do volante permitem uma condução mais precisa e divertida que o antigo sistema limitado às trocas na alavanca. Não pudemos dirigir o sedã, enquanto o HB20X estava ausente da frota de avaliação.

 

 

A boa imagem criada pela marca para o HB20 tem um desafio com a nova geração: mostrar que o estilo pode, com o tempo, obter aceitação tão ampla quanto a de seu antecessor. É certo que o carro melhorou em vários aspectos — sobretudo em itens de segurança —, corrigiu algumas omissões em conveniências e aumentou um pouco o espaço interno, além de manter o argumento da ampla garantia de cinco anos. Contudo, terá pela frente o reforço de seu arquirrival Chevrolet Onix, que avançou mais em segurança e aplicou motor turbo em toda a linha do sedã Plus. Será uma boa competição pelo consumidor.

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Ficha técnica

HB20 1,0 HB20 1,6 HB20 1,0 TGDI
Motor
Posição transversal transversal transversal
Cilindros 3 em linha 4 em linha 3 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 71 x 84 mm 77 x 85,4 mm 71 x 84 mm
Cilindrada 998 cm³ 1.591 cm³ 998 cm³
Taxa de compressão 11,5:1 11,0:1 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 75/80 cv a 6.000 rpm 123/130 cv a 6.000 rpm 120 cv a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 9,4/10,2 m.kgf a 4.500 rpm 16,0/16,5 m.kgf a 4.500 rpm 17,5 m.kgf a 1.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 manual ou automática, 6 automática, 6
Tração dianteira dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 5 x 14 pol ou 5,5 x 15 pol 5,5 x 15 pol 5,5 x 15 pol
Pneus 175/70 R 14 ou 185/60 R 15 185/60 R 15 185/60 R 15
Dimensões
Comprimento 3,94 m 3,94 m 3,94 m
Largura 1,72 m 1,72 m 1,72 m
Altura 1,47 m 1,47 m 1,47 m
Entre-eixos 2,53 m 2,53 m 2,53 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 50 l 50 l
Compart. bagagem 300 l 300 l 300 l
Peso em ordem de marcha 989 kg 1.030 kg* 1.091 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 158/161 km/h 185/190 km/h* 190 km/h
Acel. 0 a 100 km/h 15,4/14,5 s 9,7/9,3 s* 10,7 s
Consumo em cidade 12,8/9,1 km/l 12,5/8,6 km/l* 12,2/8,6 km/l**
Consumo em rodovia 14,6/10,1 km/l 14,7/10,3 km/l* 13,9/10,3 km/l**
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; *caixa manual; **com parada/partida automática

 

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