Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Jeep Compass Diesel convence ao volante e para o bolso

21/12/2016
in Avaliação, Avaliação Completa, Fora de estrada, Jeep

Em versão Longitude 4×4, novo utilitário esporte anda bem, consome pouco e agrada a quem dirige

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Tão logo a FCA — Fiat Chrysler Automobiles — derivou a Fiat Toro da mesma plataforma que havia gerado o Jeep Renegade, a dúvida apareceu na cabeça de muita gente: como ficaria um utilitário esporte maior que aproveitasse a modularidade da arquitetura, sua tração integral e o eficiente motor turbodiesel? A resposta do fabricante veio pelo projeto 551 ou Jeep Compass, que o Best Cars submeteu a uma avaliação completa.

Lançado em setembro, o Compass é produzido em Goiana, PE, na mesma fábrica daqueles dois modelos e substitui o homônimo trazido desde 2012 dos Estados Unidos, que não chegou a fazer sucesso por aqui. Estão disponíveis três versões com motor flexível em combustível de 2,0 litros e tração dianteira (Sport, Longitude e Limited) e duas com o turbodiesel de mesma cilindrada e tração integral (Longitude e Trailhawk), que cobrem a gama de preços entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, sem opcionais.

 

O desenho simples e atraente do Compass inspira-se no do Grand Cherokee, sem maior semelhança ao do Renegade; rodas do Longitude são de 18 pol

 

O que avaliamos, o Longitude Diesel, começa em R$ 133 mil e traz itens de série como ar-condicionado automático de duas zonas, auxílio para saída em rampa, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade, tração e anticapotamento, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 18 polegadas, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento traseiros e sistema de áudio com tela de 8,4 pol e navegador.

 

Acomodar a família no Compass é fácil, com amplo espaço na frente e atrás, mas a capacidade de bagagem de 410 litros é apenas razoável para seu porte

 

Com o acréscimo dos pacotes Safety (bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e para os joelhos do motorista) e Premium (bancos de couro, sistema de áudio Beats com potência de 506 watts, limpador de para-brisa e faróis automáticos, retrovisor interno fotocrômico), chega a R$ 141.490. Ainda poderia ter teto solar por mais R$ 7.100. Mesmo que pareça caro, é competitivo com modelos de tração integral que não rodam com diesel, como Honda CR-V (2,0 litros, 150/155 cv, R$ 148 mil), e outros de tração dianteira, caso do novo Hyundai Tucson GLS (1,6 turbo, 177 cv, R$ 147,9 mil) e do Kia Sportage EX (2,0, 156/167 cv, R$ 140 mil). A garantia é de três anos.

Desenhado com inspiração no Grand Cherokee, o Compass impressiona bem por seu estilo simples e com vocação para ser duradouro. Em menor quantidade que no Renegade, há o que a Jeep chama de “ovos de Páscoa”, em referência aos que o coelhinho esconde no quintal para as crianças procurarem: uma salamandra junto ao limpador de para-brisa, um monstro do lago Ness na banda negra do vidro traseiro, o característico emblema de grade e faróis na parte interna da quinta porta.

 

Novo Jeep é espaçoso aos passageiros, mas não muito para bagagem (410 litros); salamandra e monstro do lago Ness estão entre os “ovos de Páscoa”

 

O interior mostra bom acabamento, incluindo os plásticos de qualidade apropriada ao preço. Ótimos os bancos dianteiros em conformação, densidade de espuma e apoios laterais, sem que faça falta o ajuste de apoio lombar. O volante de aro espesso ajuda na sensação de veículo forte, imponente. No quadro de instrumentos, um mostrador digital reúne computador de bordo, repetidor do velocímetro e indicação de pressão de pneus, tensão da bateria e temperaturas de líquido de arrefecimento, óleo lubrificante do motor e da transmissão.

 


Auto Livraria

 

Não menos vasta é a gama de funções da tela central de 8,4 polegadas do sistema UConnect: áudio, telefone por Bluetooth, climatização, navegador, câmera traseira de manobras (com guias que acompanham a posição do volante). As funções básicas de ar-condicionado e áudio têm botões físicos em repetição, mas eles ficam muito baixos e, ao ajustar o ar com som desligado, a tela permanece apagada e não se vê a temperatura escolhida: merece correção. Com alta qualidade de áudio pelos alto-falantes Beats, que incluem um de subgraves no compartimento de bagagem, o sistema inclui duas entradas USB e uma auxiliar, mas não integração a telefone.

Há bons detalhes por toda parte, como alarme volumétrico (ultrassom), apoios de braço centrais à frente e atrás, assento móvel do passageiro com porta-objetos, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e abertura/fechamento a distância, espelhos iluminados nos para-sóis, faróis e limpador de para-brisa automáticos, freio de estacionamento com comando elétrico, indicação específica de porta mal fechada, quatro luzes de leitura e alças de teto, tanque de combustível sem tampa rosqueada, tomada de 12 volts no compartimento de bagagem e vidros traseiros que descem por inteiro.

 

Interior agrada em acabamento e itens de conveniência; ótimos os bancos dianteiros; tela central é ampla e fácil de usar, mas apaga com o áudio desligado

 

Alguns pontos admitem aprimoramento: os comandos de áudio atrás do volante não são intuitivos para quem não está habituado a produtos Chrysler, poderia haver mais espaço para pequenos objetos, a soleira não vem coberta pelas portas quando fechadas (Jeep, dê uma olhada no Toyota RAV4) e faltam faixa degradê no para-brisa e porta-luvas refrigerado. No carro avaliado os vãos entre painéis de carroceria não eram dos mais regulares, o que talvez se limite às unidades iniciais.

Acomodar a família no Compass é fácil: há amplo espaço na frente e para cabeças e pernas no banco traseiro, cuja largura até admite três adultos, mas em posições desconfortáveis — melhor que haja só dois. Por outro lado, a capacidade de bagagem de 410 litros é apenas razoável para seu porte, em que pese o uso de estepe temporário, alojado sob o assoalho. O banco traseiro vem bipartido 60:40, incluindo assento.

Próxima parte

 

Desempenho e consumo

Se motores a diesel não são a melhor opção para quem gosta de acelerar, o desempenho do Compass não decepciona, caso da aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e da retomada de 80 a 120 em 11,1 s. Como referência, o Honda CR-V (também 4×4, mas flexível e menos potente) registrou 13,1 e 12,6 s nas mesmas provas em sua avaliação. De modo geral o novo Jeep é pouco mais lento que o Renegade, coerente com seu maior peso.

Para medir aceleração tentamos de tudo: transmissão em automático ou manual, saída em primeira ou segunda, uso ou não do estol da caixa. E concluímos que o melhor tempo vem com estol e alavanca em D, que faz a saída em segunda e mudanças ao redor de 3.800 rpm. Embora em manual o motor possa ser levado a até 4.500 rpm, os resultados acabam piores, assim como ao selecionar a curtíssima primeira: perde-se tempo com mais uma troca sem benefícios.

O Compass mostrou-se também econômico, caso dos 14,4 km/l em rodovia: o CR-V havia feito apenas 9,7 km/l de álcool e, mesmo com o menor preço deste em relação ao diesel (em São Paulo, pelo menos), seu custo por quilômetro seria bem mais alto.

 

Aceleração
0 a 100 km/h 11,5 s
0 a 120 km/h 15,9 s
0 a 400 m 18,6 s
Retomada
60 a 100 km/h* 9,3 s
60 a 120 km/h* 15,0 s
80 a 120 km/h* 11,1 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 13,2 km/l
Trajeto exigente em cidade 7,1 km/l
Trajeto em rodovia 14,4 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 713 km
Trajeto exigente em cidade 383 km
Trajeto em rodovia 778 km
Testes efetuados com diesel; *com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Dados do fabricante

Velocidade máxima 194 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,0 s
Consumo em cidade 9,8 km/l
Consumo em rodovia 11,4 km/l
Consumo conforme padrões do Inmetro
Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 4x4avaliaçãoAvaliação CompletaCompassdieselJeeputilitário esporte

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp