Nissan March três-cilindros é suave, mas falta potência

Nissan March SV

 
Funcionamento suave é o ponto alto do novo três-cilindros, mas a
prova de 0 a 100 km/h em 17,1 segundos revela lentidão

 

O que precisa melhorar é o isolamento de ruídos, mal que afeta até mesmo a versão SL de 1,6 litro: em velocidades de viagem o motor faz-se bem presente e torna os longos trajetos cansativos, agravado pela rotação mais alta (3.800 rpm a 120 km/h em quinta) que no carro de maior cilindrada.

Nesta versão SV abre-se mão de alguns equipamentos restritos à topo de linha SL, como sistema de áudio com tela maior e navegador, câmera traseira para manobras, bancos revestidos em tecido aveludado e controle automático do ar-condicionado, mas o interior preserva um aspecto adequado à categoria. O motorista encontra relativo conforto, apesar da séria falta de apoio para as coxas, e dispõe de regulagens de altura do banco e do volante, este algo enviesado para a esquerda. O banco traseiro oferece espaço normal para o segmento — um tanto estreito para três, mas com boa acomodação de pernas e cabeças —, assim como o porta-malas de 265 litros.

 

Nissan March SV
Nissan March SV
 
A atualização mecânica deixou o March mais interessante; contudo, seu
preço poderia ser mais ousado: é próximo ao do mais moderno Ka

 

A Nissan previu bons detalhes como dois hodômetros parciais, alerta para porta mal fechada, sistema de áudio com comandos no volante e conexões USB e auxiliar, ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, comando interno do bocal de abastecimento e vidros traseiros que descem por inteiro. O ar-condicionado nos pareceu dos mais potentes já vistos em carros pequenos, equivalendo-se ao do Ka, e o retrovisor esquerdo hoje é convexo como deveriam todos ser — a troca do plano do antigo modelo importado do México é uma boa medida que a Ford não repetiu com seu Fiesta nacionalizado.

 

O March ficou melhor com três cilindros do que era com quatro, mas por valor similar a Ford oferece o Ka SE Plus, mais moderno

 

Outros aspectos podem ser melhorados: o controle elétrico de vidros tem função um-toque apenas para descer o do motorista e não traz temporizador, o computador de bordo não marca velocidade média e tem seu controle pelo botão que zera o hodômetro (precisa-se passar a mão por dentro do volante para selecionar funções), o porta-luvas é ínfimo, o estepe usa roda de 14 polegadas (as demais são de 15) e faltam luz de cortesia e alças de teto na traseira, ajuste em altura da ancoragem dos cintos, alarme volumétrico, faixa degradê no para-brisa e banco traseiro bipartido. Ainda, a função de autonomia do computador não nos pareceu confiável, como ao mostrar 100 km com meio tanque, tendo indicado 400 para o tanque completo.

Dentro da máxima de que “menos é mais”, o March de 1,0 litro ficou um carro melhor com três cilindros do que era com quatro. O que pode representar obstáculo para seu crescimento em vendas é o preço: por valor similar (R$ 41.090) a Ford oferece o Ka SE Plus, que deixa de fora alguns itens (rodas de alumínio, faróis de neblina, computador de bordo), mas é um projeto bem mais moderno e com motor de melhor desempenho.

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Desempenho e consumo

Aceleração

0 a 100 km/h 17,1 s
0 a 120 km/h 25,4 s
0 a 400 m 20,7 s

Retomada

60 a 100 km/h (3ª.) 12,4 s
60 a 100 km/h (4ª.) 16,7 s
60 a 120 km/h (3ª.) NA
60 a 120 km/h (4ª.) 25,4 s
80 a 120 km/h (3ª.) NA
80 a 120 km/h (4ª.) 18,8 s
80 a 120 km/h (5ª.) 30,9 s

Consumo

Trajeto leve em cidade 12,4 km/l
Trajeto exigente em cidade 7,0 km/l
Trajeto em rodovia 9,8 km/l

Autonomia

Trajeto leve em cidade 458 km
Trajeto exigente em cidade 258 km
Trajeto em rodovia 362 km
Testes efetuados com álcool; NA = medição não aplicável nessa marcha; conheça nossos métodos de medição

 

 

Dados do fabricante

Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,0 s
Consumo em cidade 12,9/8,8 km/l
Consumo em rodovia 15,1/10,3 km/l
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Comentário técnico

Nissan March SV• Identificado pelo código HR10, o novo motor da Nissan adota soluções atuais como bloco de alumínio (melhor dissipação de calor e menor peso que no de ferro fundido do antigo Renault), variação do tempo de abertura das válvulas de admissão (não havia no quatro-cilindros) e preaquecimento de álcool para partida a frio com tal combustível no tanque (dispensa o tanque suplementar de gasolina). O acionamento do comando de válvulas agora usa corrente, como é usual em motores Nissan, o que dispensa a troca da correia dentada prevista para a unidade anterior.

• A ótima relação r/l de 0,254 indica bom trabalho de desenvolvimento e sua rotação chega a 6.800 rpm. Para conter as vibrações de funcionamento comuns nos três-cilindros, a fábrica aplicou contrapesos externos ao volante e à polia de amortecimento. Ao contrário dos motores similares da VW e da Ford, porém, não foi usado duplo circuito de arrefecimento.

 

Ficha técnica

Motor

Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 78 x 69,7 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 11,2:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 77 cv a 6.200 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 10,0 m.kgf a 4.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 77,1 cv/l

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas manual / 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,09 / 6 km/h
2ª. 2,24 / 11 km/h
3ª. 1,39 / 18 km/h
4ª. 1,03 / 25 km/h
5ª. 0,80 / 32 km/h
Relação de diferencial 4,50
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.800 rpm
Regime à vel. máxima informada (4ª.) 6.500 rpm
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco ventilado (260 mm ø)
Traseiros a tambor (203 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 9,0 m

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro

Rodas

Dimensões 15 pol
Pneus 185/60 R 15

Dimensões

Comprimento 3,827 m
Largura 1,675 m
Altura 1,528 m
Entre-eixos 2,45 m
Bitola dianteira 1,46 m
Bitola traseira 1,465 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,33

Capacidades e peso

Tanque de combustível 41 l
Compartimento de bagagem 265 l
Peso em ordem de marcha 964 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 12,5 kg/cv

Garantia

Prazo 3 anos sem limite de quilometragem

Carro avaliado

Ano-modelo 2015
Pneus Bridgestone Turanza ER300
Dados do fabricante

 

 

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