Espaço é farto nas duas primeiras filas de bancos e limitado na terceira; monitor de pneus e tela de 8 pol vêm em todos; porta-malas de 686 litros com cinco pessoas
O motorista acomoda-se muito bem no Comfortline ou no R-Line, com amplos ajustes de banco e volante e apoios laterais em boa medida. Mesmo com 1,90 metro de altura, nosso representante encontrou conforto à frente e pôde sentar-se sem aperto atrás do banco regulado para si, tanto em altura quanto em espaço para pernas, mesmo com a regulagem longitudinal do assento da segunda fila em ponto médio. Como é usual em SUVs — menos apropriados a sete lugares que minivans —, a terceira fila é bastante limitada, assim como o acesso a ela, feito ao rebater o encosto e avançar o banco da segunda. Mas ficou a impressão de que pessoas de estatura média poderiam andar na última fila, atrás de outras mais altas, por trajetos não muito longos.
A capacidade do porta-malas é destaque: com cinco lugares em uso, cabem 710 litros no modelo para cinco pessoas (240 litros ou 51% a mais que na geração anterior) ou 686 litros no carro para sete. Com o banco traseiro rebatido são 1.870 litros no cinco-lugares ou 1.761 no sete-lugares. Por fim, com sete ocupantes a bordo, restam nessa versão 216 litros de espaço. No Comfortline e no R-Line o encosto do banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido à frente, o que abre extensão útil de até 2,75 metros do painel à tampa traseira. Esta tem acionamento elétrico no R-Line, acionado também pelo movimento do pé sob o para-choque traseiro. O estepe é temporário em montagem interna, abaixo dos bancos.
Breve contato com o Tiguan Comfortline indicou conforto e bom desempenho, mas resposta inicial seria melhor se usasse caixa automática tradicional
Sob o capô, R-Line é um Golf GTI
Os motores do Tiguan são iguais aos do Golf atual (GTI no caso do 2,0-litros), com injeção direta de combustível, variação do tempo de abertura das válvulas e, no R-Line, variação também do curso das válvulas de escapamento. Em relação ao Tiguan anterior, o EA-211 de 1,4 litro fabricado em São Carlos, SP, manteve a potência e o torque, mas passou a admitir álcool. O EA-888 de 2,0 litros, que continua movido só a gasolina, ganhou 20 cv e importantes 7,2 m.kgf.
Acelerar o R-Line é muito prazeroso: com assistente para largada, os 220 cv empurram o SUV com rapidez enquanto as marchas são levadas a até 6.500 rpm
No Allspace 1,4 a transmissão DSG de duas embreagens banhadas em óleo (não secas como no Golf 1,4 quando era importado) e seis marchas segue a do modelo anterior. O 2,0-litros é que mudou: antes com caixa automática de seis marchas com conversor de torque, agora com a de dupla embreagem e sete marchas. A nova solução é favorável do ponto de vista de eficiência energética, mas a antiga conseguia uma multiplicação de torque nas saídas, bem-vinda em um carro pesado.
E os pesos aumentaram, apesar da adoção da moderna plataforma MQB, tanto pelo crescimento da carroceria quanto pelos recursos de conforto e segurança. O básico pesa 1.562 kg (mais 61 kg que o antigo 1,4) e está pouco mais lento para acelerar de 0 a 100 km/h: passou de 9,2 para 9,5 segundos (para o Comfortline, de 1.598 kg, a VW divulga o mesmo desempenho). A velocidade máxima aumentou de 195 para 198 km/h, sem diferença entre gasolina e álcool. Embora o R-Line pese robustos 1.785 kg (mais 163 kg que o antigo 2,0-litros), está bem mais rápido por conta do motor: 0 a 100 em 6,8 segundos e máxima de 223 km/h ante 8,5 s e 207 km/h do modelo anterior. Sua tração integral sob demanda, que distribui torque às rodas traseiras em condições apropriadas, e as suspensões não trazem grandes novidades.
Aceleração empolgante e grande estabilidade são pontos altos do R-Line 350 TSI no segmento; motor segue o do Golf GTI e caixa agora tem sete marchas
O Best Cars dirigiu as versões Comfortline e R-Line em breves trajetos em Itupeva, SP (cerca de 15 quilômetros com cada), e voltou de lá a São Paulo (perto de 80 km) com o Tiguan mais potente. O 250 TSI oferece desempenho adequado, valendo-se do bom torque em medias rotações, e traz conforto pelo baixo nível de ruídos e vibrações e o trabalho correto da suspensão em absorver irregularidades. Não se presta a uso esportivo, claro. Esse seria o mais beneficiado com uma caixa automática tradicional, pois o retardo de ação do turbo fica mais evidente ao arrancar.
Acelerar o R-Line, em contrapartida, é muito prazeroso. Com assistente para largada, a caixa de sete marchas — dimensionada para torque bem mais alto que a outra — permite 3.200 rpm com carro parado, alavanca em posição S e controle de tração desativado. Ao soltar o pedal de freio, os 220 cv empurram o SUV com rapidez enquanto as marchas são levadas a até 6.500 rpm e trocadas de forma quase instantânea. Não chega a ser um Golf GTI, pela diferença de massa e os atritos envolvidos na tração integral, mas empolga. Em rodovia, seu comportamento transmite grande segurança e o rodar não é penalizado pelos pneus de perfil baixo.
Em termos de relação custo-benefício, o Tiguan nos parece muito convidativo na versão básica e um pouco menos nas superiores, que têm concorrentes mais equipados, mais potentes ou mais baratos — às vezes, com mais de uma dessas qualidades juntas. Mas é um carro bem projetado e construído, com uma versão de topo que cativa o motorista e outras duas que atendem com conforto às necessidades da família, além de ser uma das poucas opções com sete lugares em sua faixa de preço. Ao contrário do anterior, terá sua presença no mercado.
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Ficha técnica
Tiguan Comfortline | Tiguan R-Line | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo e levantamento |
Diâmetro e curso | 74,5 x 80 mm | 82,5 x 92,8 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ | 1.984 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 | 9,6:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar | |
Potência máxima | 150 cv a 5.000 rpm (gas./álc.) | 220 cv de 4.300 a 6.200 rpm |
Torque máximo | 25,5 m.kgf de 1.400 a 3.500 rpm (gas./álc.) | 35,7 m.kgf de 1.600 a 4.200 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automatizada de dupla embreagem, 6 | automatizada de dupla embreagem, 7 |
Tração | dianteira | integral |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 7 x 18 pol | 8,5 x 19 pol |
Pneus | 235/55 R 18 | 255/45 R 19 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,701 m | 4,701 m |
Largura | 1,839 m | 1,839 m |
Altura | 1,658 m | 1,658 m |
Entre-eixos | 2,79 m | 2,79 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 58 l | 58 l |
Compartimento de bagagem | 686 l (com 5 lugares em uso), 216 l (com 7 lugares) | |
Peso em ordem de marcha | 1.598 kg | 1.785 kg |
Desempenho | ||
Velocidade máxima | 198 km/h | 223 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,5 s | 6,8 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |