Peugeot 3008 propõe espaço e custo-benefício (fim)

Peugeot 3008 Griffe

 
A 3008 na terra: rodar confortável, salvo em ondulações sucessivas, e aptidão
para pisos regulares, pois valetas maiores causam contato de partes plásticas

 

Carro entregue à Peugeot, encerrava-se a avaliação de 33 dias e 4.602 km, dos quais 80% rodados em rodovias (veja mais dados nos quadros abaixo). Nesse período, cinco motoristas dirigiram a 3008, sendo três homens e duas mulheres, que relacionaram muitos aspectos a elogiar no automóvel mais caro da Peugeot já submetido à seção.

Foram quesitos como desempenho e funcionamento do motor e do câmbio, espaço interno, acabamento e estabilidade. Vários destacaram que a marca francesa foi generosa em conteúdo de conforto e de segurança, pois itens como controle de estabilidade, bolsas infláveis laterais e de cortina e teto envidraçado estão ausentes de diversos modelos ao redor de R$ 100 mil — mesmo aqueles isentos do Imposto de Importação de 35% aplicado a este francês de Sochaux.

 

 

Críticas, houve poucas, mas alguns lamentaram faltas como chave presencial para acesso e partida, retrovisor interno fotocrômico (que a equipava até o modelo 2014), câmera traseira para manobras e revestimento em couro na parte central dos bancos. Navegador de programação trabalhosa, direção um pouco pesada em manobras para os padrões de hoje e certa transmissão de impactos do piso à cabine e ao volante também aparecem entre as menções negativas.

Ao fim de cada análise, três dos motoristas — dois dos homens, uma das mulheres — declararam que comprariam uma 3008 se estivessem em busca de um modelo de sua faixa de preço. Os que não o fariam alegaram razões mais relacionadas à marca em geral, como manutenção e desvalorização na revenda, que à insatisfação com o produto. De maneira geral, a minivan com jeito de utilitário da Peugeot agradou bastante a quem a dirigiu, foi convincente na relação custo-benefício e deixou claro: é uma válida alternativa aos utilitários esporte de tração simples que se tornaram sonhos de consumo de tantos brasileiros.

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Último período

6 dias

677 km

Distância em cidade 175 km
Distância em rodovia 502 km
Tempo ao volante 10h 28min
Velocidade média 65 km/h
Consumo médio (gasolina) 11,9 km/l
Melhor marca média 13,2 km/l
Pior marca média 9,7 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

33 dias

4.602 km

Distância em cidade 915 km (20%)
Distância em estrada 3.687 km (80%)
Tempo ao volante 78h 02min
Velocidade média 59 km/h
Consumo médio 10,2 km/l
     Melhor marca média 13,3 km/l
     Pior marca média 5,8 km/l
Combustível consumido 451,4 litros
Despesa com combustível R$ 1.309
Custo por km rodado R$ 0,28
Preço médio R$ 2,90
Indicações do computador de bordo, exceto despesas; o combustível é sempre gasolina

 

Medições Best Cars

Aceleração
0 a 80 km/h 6,5 s
0 a 100 km/h 9,6 s
0 a 120 km/h 13,8 s
0 a 400 m 16,6 s
Retomada
60 a 100 km/h* 5,6 s
60 a 120 km/h* 9,3 s
80 a 120 km/h* 7,0 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 11,9 km/l
Trajeto exigente em cidade 5,8 km/l
Trajeto em rodovia 12,0 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 643 km
Trajeto exigente em cidade 313 km
Trajeto em rodovia 648 km
*Com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Preço

Básico R$ 99.990
Como avaliado R$ 99.990
Preços públicos vigentes em 1/7/14

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Potência específica 103,3 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,04 / 8 km/h
2ª. 2,37 / 14 km/h
3ª. 1,56 / 21 km/h
4ª. 1,16 / 28 km/h
5ª. 0,85 / 38 km/h
6ª. 0,67 / 48 km/h
Relação de diferencial 3,87
Regime a 120 km/h 2.600 rpm (6ª.)
Regime à velocidade máxima informada 5.500 rpm (5ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (302 mm ø)
Traseiros a disco (268 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Diâmetro de giro 10,9 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol
Pneus 225/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,365 m
Largura 1,837 m
Altura 1,639 m
Entre-eixos 2,613 m
Bitola dianteira 1,53 m
Bitola traseira 1,525 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,296
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 432 l
Peso em ordem de marcha 1.480 kg
Relação peso-potência 9,0 kg/cv
Desempenho
Velocidade máxima 202 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2014
Pneus Michelin Primacy HP
Quilometragem inicial 3.000 km
Dados do fabricante; consumo não disponível
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