Embora sem ganhar aceleração, versão com três pedais melhora consumo e preserva outras qualidades
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Transmissão manual em certos segmentos de mercado, hoje, é mais rara que vidros acionados por manivela. Mas sempre há clientes adeptos das marchas em “H” e do pedal de embreagem, sobretudo em versões mais simples, nas quais os custos de compra e manutenção ganham relevância. Foi por isso que a Fiat lançou para 2020 a Toro Endurance manual, opção que o Best Cars avaliou em 10 itens. Embora o preço básico seja de R$ 101 mil, a picape avaliada custava R$ 109 mil pelo acréscimo dos opcionais disponíveis.
Estilo
O desenho elegante e diferenciado continua um destaque da Toro, mesmo nesta versão de entrada, que usa simples calotas em rodas de 16 polegadas. Desejada por uns e dispensada por outros é a estrutura tubular de caçamba, o popular “santantônio” (opcional), que a nosso ver não combina com o estilo suave da picape.
À parte as rodas de 16 pol com calotas, a aparência da Endurance segue a da Toro Freedom, com um desenho atual e elegante
Acabamento e conveniência
O interior da Endurance é semelhante ao da Freedom, com bancos de tecido simples e alguns apliques em preto brilhante sobre um conjunto espartano com plásticos rígidos — mais coerente com essa versão que com aquelas bem mais caras.
A picape traz conveniências como câmera traseira de ótima resolução, controle elétrico de vidros com comando a distância para abrir e fechar, controlador de velocidade (raro quando a caixa é manual) e seu limitador, luzes de cortesia também atrás, para-sóis iluminados e rebatimento elétrico dos retrovisores. Como pontos falhos, o para-brisa não tem faixa degradê nem serigrafia junto ao retrovisor interno (entra sol frontal pelo vão entre os para-sóis) e falta espaço para pequenos objetos, sem lugar no console para um simples telefone de tela grande (também não tem o espaço sob o assento do passageiro ao lado).
A nova central de áudio da linha 2020 trouxe ganhos há muito esperados: tela sensível ao toque de sete polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, que no modelo 2021 passa a dispensar cabo de conexão se o telefone for compatível. Foi mantido o navegador integrado, importante em picapes (muitas vezes usadas em regiões com baixa cobertura de internet móvel), e há dois botões giratórios para as funções básicas. O som produzido, porém, é modesto.
Acabamento simples, boa posição do motorista e espaço traseiro adequado, apesar da cabine estreita para levar três adultos
Posto do motorista
O condutor da picape Fiat dispõe de banco bem desenhado e com bom apoio às coxas, volante espesso com ajuste em altura e distância e correta relação entre eles e os pedais. Mesmo com mostrador digital simples nessa versão, o quadro de instrumentos inclui indicações de temperatura do óleo do motor, tensão da bateria, pressão de cada pneu, horas do motor e velocímetro digital, assim como computador de bordo com duas medições.
A nova central de áudio trouxe ganhos há muito esperados: tela sensível ao toque de sete polegadas e integração a celular que dispensa cabo de conexão
A Endurance mantém os faróis de duplo refletor, os de neblina e os repetidores laterais das luzes de direção; contudo, seria melhor se os leds da frente atuassem como luz diurna, como nas versões de topo. As largas colunas dianteiras causam certo prejuízo ao campo visual.
Espaço interno
Como todas as Toros, a Endurance acomoda bem dois adultos e uma criança no banco traseiro, com amplo espaço para cabeça, mas largura inadequada para três pessoas de maior porte. O encosto de trás incomoda o passageiro central.
Instrumentos com boas informações, para-sóis iluminados, câmera traseira e nova central de áudio com navegador e integração sem fio a celular
Caçamba
Pelo porte da picape, seu espaço para carga é considerável: 820 litros. Já a capacidade de carga de 550 kg da versão fica 100 kg abaixo da admitida pela automática, o que pode ser inconveniente no uso profissional. Gostamos da solução da porta dupla aberta para os lados, muito leve e que permite ao usuário chegar mais perto da carga, sem ter a tampa de caçamba no caminho. Alguns, porém, preferem ter a tampa tradicional para apoio dos volumes antes de acomodá-los.
A versão não traz cobertura marítima, item recomendável tanto para proteger a carga quanto para melhorar a aerodinâmica em alta velocidade. O estepe segue os demais pneus de modo a poder ser usado em reposição ou rodizio.
Caçamba tem espaço para 820 litros e prática dupla tampa, mas capacidade de carga foi reduzida para 550 kg na versão manual
Preços
Sem opcionais | R$ 100.990 |
Como avaliado | R$ 108.990 |
Completo | R$ 110.490 |
Preços sugeridos em 8/10/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais |
Equipamentos de série e opcionais
• Toro Endurance 1,75 manual – Alarme antifurto, ar-condicionado, assistente de saída em rampa, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros e travas, controle eletrônico de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus, rodas de 16 pol, volante com regulagem de altura e distância.
• Opcionais – Pacote Convenience (estrutura tubular de caçamba, faróis de neblina, retrovisores com luzes de direção, sensor de estacionamento traseiro, terceira luz de freio), pacote Convenience Multimídia (câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração sem fio a Android Auto e Apple Car Play, volante de couro com comandos de áudio), parada/partida automática do motor.
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.