Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Renault Logan, reformulado, quer o fim da rejeição

06/11/2013
in Avaliação, Renault

Renault Logan Dynamique 01

 

Com roupa toda nova, o sedã enfim ficou bonito por fora e por
dentro — e preserva as qualidades que fizeram seu fã-clube

Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação

 

Parecia um mote eterno. Os proprietários do sedã Renault Logan costumavam se referir ao carro como robusto, espaçoso, confiável, mas na hora de comentar a estética… mudavam de assunto. Era mesmo difícil chamar de bonito aquele visual antiquado, retilíneo, de carro desenhado para custar pouco e atender a mercados descompromissados com a aparência no Leste europeu. Agora não mais, porque houve um trabalho muito bem elaborado na carroceria que o deixou mais atual, harmonioso e — por que não? — bonito por fora e por dentro.

A linha 2014 compreende três versões. A de entrada, Authentique, vem apenas com motor de 1,0 litro e 16 válvulas e custa R$ 29 mil (antes, R$ 27.500). Espartana, traz de série bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), rodas de 15 pol, retrovisores com regulagem interna, conta-giros, para-sol com espelho de cortesia, aberturas internas do porta-malas e tanque e cinto de três pontos retráteis nas laterais do banco traseiro. São opcionais direção assistida, ar quente, desembaçador do vidro traseiro e ar-condicionado.

 

Renault Logan Authentique

 

Renault Logan Authentique
Renault Logan Authentique

 
A carroceria redesenhada deixou o Logan bem mais agradável; a versão Authentique
vem com motor 1,0-litro de 16 válvulas e apenas o essencial no conteúdo de série

 

O Logan Expression 1,0 16V (que custa R$ 34 mil, ante R$ 29.800 do anterior) e o 1,6 (R$ 39.440, contra R$ 36.695 do modelo antigo) acrescentam direção assistida, rádio/CD/MP3 com entrada USB e comandos no volante, interface Bluetooth, controle elétrico dos vidros dianteiros e das travas das portas (estas com acionamento a distância), banco do motorista ajustável em altura, alarme, computador de bordo, banco traseiro rebatível, ar quente e desembaçador traseiro, além de acabamento superior. No caso do motor 1,6 vem ainda ar-condicionado, opcional no 1,0. Oferece à parte navegador no painel com tela de 7 pol e sensores de estacionamento na traseira.

 

Segundo a Renault, 72% dos componentes são novos e é difícil localizar os 28% “reciclados”, porque ele parece totalmente refeito

 

Na inédita versão Dynamique (R$ 42.100), que vem sempre com motor 1,6, constam os equipamentos da Expression mais rodas de alumínio, faróis de neblina, controle elétrico dos vidros traseiros, controlador e limitador de velocidade, retrovisores com comando elétrico e luzes indicadoras de direção, banco traseiro bipartido e volante revestido em couro. São opcionais navegador, indicador de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensores de estacionamento; há ainda o pacote Sport de acessórios com anexos aerodinâmicos. Caixa de câmbio automática deixa de existir, mas está prevista para o próximo ano uma automatizada de cinco marchas. A garantia é sempre de três anos ou 100 mil quilômetros.

O Logan continua com todas aquelas qualidades bem conhecidas por quem tem ou teve um. Segundo a Renault, 72% dos componentes são novos e é difícil localizar os 28% “reciclados”, porque olhando parece totalmente refeito. As linhas — iguais aos do modelo romeno lançado há um ano, salvo por detalhes — estão mais arredondadas, com destaque para os para-lamas. Os dianteiros ganharam um vinco que acompanha a caixa de rodas e lembram levemente os do Duster. Os traseiros também receberam um vinco discreto que deixou com ares mais robustos. Se a ideia era passar uma imagem de veículo maior, conseguiram.

 

Renault Logan Authentique

 

Renault Logan Authentique
Renault Logan Authentique

 
O interior da versão de entrada mostra o painel reformulado, mais atual; os
espaços no banco traseiro e para bagagem (510 litros) permanecem destaques

 

A frente segue o novo padrão visual da Renault e usa faróis de duplo refletor. Na traseira, para-lamas mais volumosos e lanternas horizontais trazem a sensação de maior largura (ao contrário das verticais, que fazem o carro parecer alto e estreito). Embora a estrutura básica do carro seja a mesma do anterior, até o para-brisa ficou maior e mais inclinado, de modo que a expressão “nova geração” não constitui exagero. O coeficiente aerodinâmico (Cx) melhorou bastante, de 0,37 para 0,34. Lamenta-se que os repetidores laterais de luzes de direção venham apenas na versão de topo, pois a posição das luzes dianteiras impede sua visualização pela lateral.

 


Auto Livraria

 

O bom trabalho repetiu-se no interior, em que o novo painel transmite ar mais refinado e posiciona o aparelho de áudio e os difusores de ar centrais mais elevados. O quadro de instrumentos ganha um mostrador digital à direita para indicação de combustível, temperatura e computador de bordo. Como antes, os puxadores das portas são diferentes entre a versão Authentique e as outras, mas agora estão mais práticos mesmo no Logan mais barato. A tela central de sete polegadas, sensível ao toque e dotada de navegador, passa a orientar sobre direção econômica e analisar o trajeto efetuado do ponto de vista da eficiência.

A posição de dirigir ficou um pouco mais esportiva com a adoção de bancos mais envolventes. Na versão Dynamique os novos bancos usam espuma de material sintético que dispensa costuras e, a partir da Expression, há regulagem de altura no banco do motorista e no volante. Claro que permanece um dos principais atributos do Logan desde sempre: a capacidade do banco traseiro, que efetivamente comporta três pessoas adultas.

 

Renault Logan Dynamique

 

Renault Logan Dynamique
Renault Logan Dynamique

 
O topo de linha Dynamique, versão inédita no Logan, mostra o melhor do
trabalho de estilo; as lanternas contribuem para sensação de largura

 

O acabamento interno está dentro do esperado para a categoria. Os controles elétricos dos vidros dianteiros vêm nas portas, mas os traseiros do Dynamique vêm no painel — a versão lançada para 2011 havia colocado todos eles na porta do motorista. O ajuste dos retrovisores está no painel, ao lado esquerdo do volante. O grande porta-malas, agora com abertura por dentro, tem capacidade para 510 litros e uma tampa muito leve que abre além dos 90°. Agora há opção de banco traseiro rebatível (deveria vir em toda a linha) e, no Dynamique, bipartido 60:40 para receber cargas maiores ou mais compridas.

 

Ao volante

O motor de 1,6 litro é o mesmo do modelo 2013, que havia recebido evoluções no Logan e no Sandero para ganhar potência e torque. Já o de 1,0 litro passou agora pelas melhorias lançadas há um ano no Clio, como taxa de compressão elevada de 10:1 para 12:1 e novas bielas, o que elevou seu rendimento para 77/80 cv e 10,2/10,5 m.kgf (gasolina e álcool, na ordem) e, segundo a fábrica, reduziu o consumo. No restante da mecânica, as alterações incluem bitolas mais largas — em 27 mm à frente e 19 mm atrás — e direção com assistência variável.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoLoganLogan AuthentiqueLogan DynamiqueLogan ExpressionRenault

Related Posts

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys
Auto Livraria - Willys-Overland

Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys

04/02/2025
Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras
Auto Livraria - Renault

Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras

13/08/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Renault Sandero CVT vai bem, mas não precisava subir
Renault

Renault Sandero (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp