No Dynamique os bancos não mostram costuras e há novidades como controlador
de velocidade; a tela de 7 pol com navegador é opcional para duas das versões
No lançamento em São Paulo, SP, tivemos a oportunidade de rodar nas versões 1,0 e 1,6-litro. Começamos pela mais potente. Motor acionado, já percebemos que houve melhoria no isolamento acústico, mas ao tocar a alavanca de câmbio é sensível que ainda falta refinamento nos coxins em busca de menos vibração, que passa para o interior do carro e é sentida também no piso.
O motor 1,6 tem boa resposta já a partir de 1.800 rpm e continua suave até o limite de rotação, mas seu ruído ainda é muito perceptível
A embreagem tem acionamento muito macio e curso reduzido. Assim que saímos, mais uma novidade: um aviso no painel indica ao motorista que deve mudar de marcha, tanto para cima quanto para baixo. Fizemos várias simulações e todas funcionaram bem. O câmbio também é suave, de acionamento preciso. O motor tem boa resposta já a partir de 1.800 rpm, cresce de forma linear e continua suave até o limite de rotação. Contudo, seu ruído ainda é muito perceptível dentro da cabine, em especial de 120 km/h (quando o motor desenvolve 3.400 rpm) para cima.
Ruidosos também são os pneus Bridgestone 185/65 R 15, sobretudo nas curvas. Em compensação, uma rápida “fuga” da área da avaliação permitiu rodar em uma estrada de terra, onde o Logan mostrou bom trabalho de calibragem da suspensão. Mesmo com cascalho e buracos, manteve o rodar confortável e ficou isento de qualquer atrito com o solo. A direção revelou peso adequado em qualquer situação e os freios têm atuação rápida e firme.
O pacote de acessórios Sport traz defletores e saias; na avaliação, o Logan 1,6
revelou desempenho justo, mas o 1,0 16V deixa a desejar em baixa rotação
Passamos então à versão de 1,0 litro e 16 válvulas. Apesar das melhorias em torque e potência, a combinação de baixa cilindrada, quatro válvulas por cilindro e peso expressivo (1.028 kg) não dá em outra: um Logan lento de aceleração e retomada de velocidade. Se o motorista deixar a rotação cair de 2.500 rpm já percebe a dificuldade em retomar sem recorrer a uma redução de marcha. Para o uso urbano o câmbio é bem solicitado.
Na estrada a situação melhora por causa da rotação mais alta, mas o motor se revela ruidoso. A 120 km/h está a 4.000 rpm, pois é obrigado a trabalhar sempre em regime mais alto para compensar a baixa potência. Esse Logan usa os mesmos pneus 185 — algo desnecessário do ponto de vista da estabilidade —, que também se mostram barulhentos nas curvas. Pneus mais estreitos poderiam desgostar alguns usuários, mas certamente reduziriam o consumo e até o ruído interno.
Para o alvo a que se destina — a categoria formada por Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, o antigo Ford Fiesta Rocam, Toyota Etios e Volkswagen Voyage —, o novo Logan está na medida certa. Melhorou muito do ponto de vista estético, a ponto de eliminar qualquer rejeição que o anterior pudesse sofrer por esse fator. Agora a fábrica precisa investir em cuidado no acabamento interno (caso dos trilhos dos bancos expostos de forma espartana) e no nível de ruído e oferecer uma alternativa mais potente, como o 1,6 de 16 válvulas antes usado, para combinar com as novas ambições do antes tímido sedã.
Ficha técnica
Expression 1,0 16V |
Dynamique 1,6 |
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Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 | 2 |
Diâmetro e curso | 69 x 66,8 mm | 79,5 x 80,5 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 | |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 77/80 cv a 5.750 rpm | 98/106 cv a 5.250 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 10,2/10,5 m.kgf a 4.250 rpm | 14,5/15,5 m.kgf a 2.850 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | |
Pneus | 185/65 R 15 | |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,349 m | |
Largura | 1,733 m | |
Altura | 1,529 m | |
Entre-eixos | 2,635 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 50 l | |
Compartimento de bagagem | 510 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.028 kg | 1.070 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | 160/163 km/h | 178/180 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,3/14,2 s | 11,9/11,6 s |
Consumo em cidade | 11,9/8,1 km/l | ND |
Consumo em rodovia | 13,4/9,2 km/l | ND |
Dados do fabricante; ND = não disponível |