Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Storm traz visual diferente e evoluções a Ecosport 4WD

30/01/2018
in Avaliação, Fora de estrada, Ford

Versão 4×4 retorna com adereços de estilo, mais potência e caixa automática: saiba como ela se comporta

Texto: Fabrício Samahá e José Geraldo Fonseca – Fotos: divulgação

 

O Ford Ecosport volta a oferecer opção de tração integral no Brasil, mas não em uma versão regular como antes — até a linha 2017 o chamado 4WD seguia o acabamento Freestyle. No modelo 2018 a tração suplementar aparece na inédita versão Storm (tempestade em inglês), que usa o nome de um Ecosport conceitual do Salão de São Paulo de 2014, e adota transmissão automática de seis marchas em lugar da manual de mesmo número.

Ao preço sugerido de R$ 100 mil, o Storm torna-se o mais caro Ecosport no Brasil, acima até mesmo do Titanium (R$ 96.850). Por enquanto essa será a única opção 4WD no mercado local, embora a Argentina tenha recebido o Freestyle. Como no Titanium, o motor é de 2,0 litros com injeção direta, mais potente e com maior torque que o de injeção multiponto usado até então (confira os equipamentos de série no quadro abaixo).

A proposta da Ford é inseri-lo entre duas opções de utilitários esporte compactos com tração 4×4: o Renault Duster Dakar 4WD (R$ 89.290), de projeto antigo e caixa apenas manual, e o Jeep Renegade Custom 4×4 (R$ 110.290; há também as versões Longitude, Night Eagle, Limited e Trailhawk), que tem caixa automática e motor a diesel, mas vem muito menos equipado que o Ecosport. Por aqui o Storm será o único modelo do segmento a associar tração 4×4, caixa automática e motor flexível.

 

O Storm chega por R$ 100 mil como único Ecosport 4WD; faixas pretas, grade inspirada na da F-150 Raptor e capa de estepe são parte da caracterização visual

 

Para destacar seu apelo, a fábrica escolheu um visual diferenciado. De frente chama atenção a grade com o nome da versão em letras largas, seguindo a picape F-150 Raptor norte-americana. Os arcos dos para-lamas ganham molduras em preto fosco, mesmo tom das faixas nas laterais e no capô, dos retrovisores e da máscara dos faróis. Os para-choques trazem apliques em tom prata, há barras de teto transversais e o estepe recebe cobertura plástica com a inscrição Storm. A versão oferece as cores branco Ártico, prata Dublin, preto Bristol e a exclusiva marrom Troncoso. Grade, molduras e capa de estepe haviam sido previstas pelo conceito de 2014, mas com pneus todo-terreno e adesivos mais chamativos.

 

Na terra, a eficiência do controle de estabilidade pôde ser sentida; o bom trabalho de acerto da suspensão aparece também no asfalto e em pisos com imperfeições

 

As rodas em tom grafite, com desenho próprio, recebem pneus 205/50 R 17 para asfalto (Michelin Primacy 3) como no Titanium. Aqui discordamos da escolha da Ford: pneus de uso misto com perfil mais alto seriam mais coerentes à proposta e menos vulneráveis a danos no uso fora de estrada. O curioso é que nem mesmo do ponto de vista técnico, que recomenda manter o diâmetro total dos pneus do projeto original, os 205/50 são ideais: eles reduzem esse diâmetro em 2,4%, enquanto a medida 205/55 o aumentaria em menos de 1% em relação aos 205/60 R 16 do Freestyle.

No interior, a Ford elegeu uma cor de cobre — que combina com o marrom da carroceria — para diferenciar o Storm: ela aparece em molduras do painel, do console e das portas, assim como na costura dos bancos e do volante, revestidos em couro preto (o Titanium vem em bege claro). No quadro de instrumentos, o mostrador digital apresenta em gráfico a divisão momentânea de torque entre os eixos.

Em termos de equipamentos o Storm fica acima do Freestyle e abaixo do Titanium. Entre os itens adicionais ao Freestyle estão chave presencial para acesso e partida, faróis de xenônio com leds para luz diurna, rodas de 17 pol e teto solar com controle elétrico. Por outro lado, vem sem o alerta para veículo em ponto cego e tráfego cruzado do Titanium.

 

Tom de cobre aparece em molduras e na costura do couro preto; mostrador digital do painel indica repartição de torque entre os eixos

 

Mais potência e suspensão revista

O sistema de tração segue o princípio do Ecosport anterior: com uma embreagem multidisco junto ao eixo traseiro, a maior parcela do torque é enviada às dianteiras até que as condições demandem uma repartição diferente. Dotado de controle inteligente de torque (ITCC na sigla em inglês), o sistema reage em apenas 0,1 segundo e pode chegar a enviar 50% do torque às rodas traseiras. Não existe caixa de transferência (reduzida). Na antiga caixa manual a primeira era bem curta (17% mais que no 4×2 de mesmo motor), para maior capacidade de saída em rampa e de superar obstáculos. Essa vantagem perdeu-se: a caixa automática mantém as relações do Titanium, assim como a de diferencial.

A suspensão traseira, como antes, usa sistema independente multibraço no lugar do eixo de torção do Ecosport 4×2. As molas passam a ser progressivas, que reagem de modo diferente a pequenos e amplos movimentos, e a dianteira ganhou 17 mm em curso. Ela foi recalibrada para melhorar o conforto e filtrar mais os impactos e asperezas do piso. A Ford anuncia redução de 37% em vibrações de baixa frequência ao volante, 19% nas de alta frequência e 18% em vibração no assento (grandes amplitudes) em relação ao 4WD anterior. O vão livre do solo (200 mm) é quase o mesmo do Titanium (191 mm).

 

 

Com o motor de injeção direta, o Storm ficou 28 cv mais potente que o antigo 4WD e ganhou 15% em torque: passou de 141/147 cv e 19/19,7 m.kgf para 170/176 cv e 20,6/22,5 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool. A transmissão automática 6F35, mais robusta que a das versões de 1,5 litro, permite mudanças de marcha via comandos no volante. Com a perda energética da caixa em comparação à manual de antes e o aumento de peso em 65 kg, o carro ficou só um pouco mais rápido: acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos contra 10,9 s do antigo, ambos com álcool.

A avaliação do Storm foi feita em percurso de 38 quilômetros por estradas de terra, rodovia (entre Itatiba e Bragança Paulista, no interior de São Paulo) e trecho urbano. O uso de pneus de asfalto ajudou bastante na redução dos ruídos de rolagem e na melhora da aderência em curvas. Na rodovia constatou-se bom desempenho, embora o carro não pareça fornecer os 176 cv informados — a futura avaliação completa com medições permitirá esclarecer melhor tal sensação.

 

Motor de 176 cv e recalibração da suspensão melhoraram comportamento do 4WD, mas pneus 205/50 R 17 de asfalto não parecem melhor escolha

 

A caixa automática mostrou bom acerto, com trocas rápidas, e o auxílio do conversor de torque nas saídas é bem-vindo em um 4×4. Na estrada de terra a tração cumpriu seu papel, ajudando o carro a escorregar menos e compensando de certa maneira a falta dos pneus de uso misto. Boa estabilidade em curvas para um utilitário esporte e potencial de frenagem compatível com o desempenho são atributos do Ecosport. Forçando um pouco mais na terra, em curvas mais fechadas e poças de lama, a eficiência do controle de estabilidade pôde ser sentida.

As modificações na suspensão ajudam na absorção de impactos. O bom trabalho de acerto ficou à mostra tanto na terra quanto no asfalto, em pisos com imperfeições e lombadas. Quase não se sentia vibração no volante, algo que incomoda em alguns veículos do gênero. O que faltou no percurso foram obstáculos que pudessem à prova a capacidade da tração e a saída em rampas acentuadas — talvez não seja mesmo esse o objetivo, mas apenas acrescentar alguma aptidão fora de estrada ao modelo conhecido.

O Storm parece apto a conquistar seu lugar nas vendas do Ecosport. A estratégia de diferenciá-lo dos demais em visual parece acertada, enquanto a caixa automática e o pacote de equipamentos bem superior ao do antigo 4WD indicam sua adequação ao perfil atual de compradores. Para quem não quer pagar bem mais pelo Renegade a diesel de conteúdo semelhante, nem se contenta com o defasado Duster, ele se torna a única — mas uma boa — opção.

Mais Avaliações

 

Equipamentos e preço

• Ecosport Storm (R$ 100 mil) – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, assistente de partida em rampa, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis frontais, laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista; câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para cinco ocupantes, computador de bordo,  controlador  e  limitador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque e abertura/fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, faróis de xenônio com leds para luz diurna, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, monitoramento de pressão dos pneus, navegador, porta-luvas refrigerado, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, sensor de estacionamento traseiro, sistema de áudio Sync 3 com integração a telefone e tela de 8 pol, teto solar com controle elétrico, volante com ajuste de altura e distância.

Cores: branco Ártico, prata Dublin, preto Bristol e marrom Troncoso.

Garantia: três anos sem limite de quilometragem.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 87,5 x 83,1 mm
Cilindrada 1.999 cm³
Taxa de compressão 12:1
Alimentação injeção direta
Potência máxima (gas./álc.) 170/176 cv a 6.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 20,6/22,5 m.kgf a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração integral sob demanda
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 205/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,269 m
Largura 1,765 m
Altura 1,693 m
Entre-eixos 2,521 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 356 l
Peso em ordem de marcha 1.469 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND/10,7 s
Consumo em cidade 8,5/6,0 km/l
Consumo em rodovia 11,4/8,0 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

Tags: 4x4avaliaçãoEcoSportEcoSport 4WDEcosport StormFordutilitário esporte

Related Posts

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

13/05/2025
Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”
Auto Livraria - Ford

Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”

05/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025
Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões

25/03/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp