Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Subaru Legacy e Outback mostram luxo de engenheiro

03/12/2015
in Avaliação, Fora de estrada, Subaru

Subaru Legacy

 

Sem firulas em conveniência e conectividade, o sedã e a perua japoneses vêm com foco no que interessa a quem gosta de carro

Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação

 

“A japonesa Subaru parece fabricar carros para engenheiros, tamanha sua obsessão por conceitos técnicos aos quais 99% dos compradores estão totalmente alheios”, observava o Best Cars ao avaliar o Subaru Legacy há nada menos que 14 anos. Nesse período a marca ficou um tanto de lado, sendo preterida pela importadora Caoa em favor dos mais acessíveis Hyundais, até que nos últimos anos voltou a receber a merecida atenção. Agora chegam o Legacy e a perua Outback de nova geração, ambos com motor de seis cilindros e 3,6 litros, aos preços de R$ 152.900 e R$ 159.900, na ordem.

Caráter esportivo, motor potente e foco na engenharia: é baseada nesses três pilares que a Subaru apresenta os modelos. É interessante perceber que a marca se preocupa mais com características para quem realmente gosta de carro e de dirigir e menos com “firulas” adicionais. Por exemplo, usa um sistema de tração integral que efetivamente mantém as quatro rodas tracionando, seja qual for o tipo de piso, mas no painel não há sistema de navegação. Os carros vêm sem sensores de estacionamento e o aparelho de áudio permite apenas a conexão básica com o telefone celular — mas apresenta informações “de engenheiro” como abertura de acelerador, temperatura do óleo lubrificante do motor e operação da tração.

 

Subaru Legacy
Subaru Legacy

 
Linhas elegantes e sem excessos no Legacy, que vem com motor de seis cilindros e 256 cv

 

Herdeiro de uma linhagem iniciada em 1989 (leia história), o sedã está 4 cm mais longo que o anterior, com 4,80 metros de comprimento, mas 5 mm mais baixo; a distância entre eixos é de 2,75 m. Os dois modelos revelam acabamento cuidadoso: toda a forração interna é suave ao toque, nos apoios de braço há uma espuma e o requinte está presente em detalhes como a regulagem elétrica do banco do passageiro e as memórias de posição para o do motorista (leia na próxima página os equipamentos de série). O espaço interno é dos maiores já vistos na categoria: segundo a Subaru, os dois modelos ganharam 4 cm de largura interna. Efetivamente sobra espaço.

Outro destaque é o compartimento de bagagem do Legacy, de 506 litros (com as cada vez mais raras articulações pantográficas, que não invadem o interior nem amassam as malas ao fechar), assim como o da Outback, que traz abertura e fechamento automáticos da tampa (foi informada só a capacidade com banco traseiro rebatido). Ambos usam estepe de emergência com pneu um pouco mais estreito, 215/60.

 

O ronco muito bem balanceado saindo pelos dois escapamentos chega a ser um convite a usar o Legacy como autêntico esportivo

 

Característico da marca — praticamente só a Porsche, além do Toyota 86 concebido em parceria com a Subaru, também usa essa configuração — é o motor com cilindros horizontais opostos ou boxer. Os seis cilindros, que dispensam técnicas como turbocompressor e injeção direta de combustível, produzem potência de 256 cv e torque de 35,7 m.kgf. No sedã, que pesa 1.538 kg, isso se traduz em aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. Mais pesada (1.675 kg) e com maior área frontal, a perua obtém 7,6 s e 235 km/h como resultados de desempenho.

A tração integral, um pioneirismo da empresa em automóveis com o Leone de 1971, é de série em ambos os modelos. Uma embreagem entre os eixos permite variar continuamente a repartição de torque entre rodas dianteiras e traseiras, processo que considera aceleração, ângulo do volante e um sensor de guinada e pode ser feito em antecipação — não é preciso detectar perda de aderência dos pneus.

 

Subaru Outback

 

Subaru Outback
Subaru Outback

 
Única na classe com vocação para “aventuras”, a Outback vem com suspensão e pneus mais altos

 

Outra solução técnica a que a Subaru tem aderido em massa, seguindo a tendência das japonesas, é a transmissão automática de variação contínua (CVT) denominada Lineartronic. Para contornar a monotonia sonora do funcionamento típico desse tipo de caixa, ambos os modelos admitem mudanças entre seis “marchas” pelos comandos borboleta no volante — na verdade uma simulação no sistema por polias variáveis, usando relações determinadas, que são iguais para ambos os modelos. De resto, um conjunto mecânico típico da citada atenção à boa engenharia, caso da suspensão traseira por braços sobrepostos e dos freios a disco ventilado nas quatro rodas.

 

Ao volante

A avaliação da imprensa abrangeu um percurso com trechos urbanos, rodovia bem pavimentada, uma pequena serra cheia de curvas e — a cereja que nós mesmos colocamos no bolo — um pequeno trajeto fora de estrada com a Outback, foragida do percurso original (não contem isso para o pessoal da Caoa…).

O funcionamento dos motores boxer de seis cilindros é um primor em termos de ruído e vibração. Curiosamente ele não transmite a oscilação lateral típica do efeito giroscópico do volante do motor quando acelerado em ponto-morto (quem acelerou uma Kombi ou moto BMW com motor boxer sabe de que se trata). Pelos comandos do volante pode-se fazer quase tudo, de controlar o sistema de áudio a alterar a cor da iluminação do painel, de trocar “marchas” pelos comandos borboleta (que acompanham o giro do volante) a alterar o mapa do módulo eletrônico entre as opções Intelligent, Sport e Sport Sharp.

 

Subaru Legacy

 

Subaru Legacy
Subaru Legacy

 
No interior do sedã, espaçoso e bem-acabado, informações técnicas valem mais que conectividade

 

O que muda é o comportamento do motor e da transmissão, aumentando ou reduzindo as rotações de troca de marchas para privilegiar o desempenho ou o consumo, de acordo com o programa. Durante o trecho de rodovia foi possível sentir a suspensão firme, sem comprometer o conforto. Com uma rodagem muito silenciosa, anda-se muito rápido no Legacy com a sensação de velocidade mais baixa e o motor trabalha em baixos regimes (apenas 2.000 rpm a 120 km/h na posição D, drive). O ronco muito bem balanceado saindo pelos dois escapamentos chega a ser um convite a usá-lo como autêntico esportivo. No trecho de serra, o sedã mostrou comportamento em curva surpreendente, direção rápida (relação de 14,4:1) e grande aderência dos pneus 225/50.

 

 

Segundo a Subaru, a Outback seria um intermediário entre um crossover e um utilitário esporte (SUV), ou seja, um “crossuv”… Preferimos chamá-la de perua de uso misto. Internamente é quase uma réplica do Legacy, com a diferença de dois botões perto da alavanca de câmbio, um que aciona o assistente de aclive e descida, outro da tração para piso de baixa aderência. Pelo desenho da carroceria o espaço interno é ainda maior, um dos pontos fortes da Outback — o outro é a eficiência em todo tipo de terreno.

Aproveitamos a “escapada” para uma estradinha de terra para avaliar todos os sistemas disponíveis para melhorar a eficiência — e, pode acreditar, funcionam. Primeiro o teste de controle de tração: com duas rodas na terra e duas no asfalto, aceleramos até o fim e nada de puxar para um lado. Depois forçamos a barra nas curvas na terra, e novamente tudo sob controle. Até uma frenagem agressiva para avaliar o sistema antitravamento (ABS) terminou como esperado: nenhum susto. O vão livre do solo de 213 mm parece suficiente para certas aventuras, com o devido cuidado com a frente e a traseira longas.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 4x4avaliaçãoLegacyOutbackSubaru

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp