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Home Informe-se Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021
in Avaliação, Fora de estrada, Ford

Valente e confortável, novo SUV precisa reafirmar confiança na Ford para ser opção a Jeep e Land Rover

Texto: Kleber Nogueira – Fotos: divulgação

Você percebe que um carro é icônico quando tem que se esforçar para achar a marca do fabricante estampada em algum lugar. O Ford Bronco é um desses, como o Mustang. Um nome tão bem-sucedido que alça voo, descolando-se da marca-mãe. Sabemos o quanto o Bronco representou (se ainda não sabe, leia as histórias da primeira geração e das posteriores), mas a pergunta a responder é: o que o novo Bronco Sport, lançado no ano passado nos Estados Unidos ao lado do Bronco “puro”, tem a mostrar?

Em meio à avalanche de más notícias acerca da Ford no Brasil — fechamento de fábricas, cancelamento de produtos, carros saindo de linha —, o Bronco deixa a boa percepção de um fabricante comprometido a se reestruturar rapidamente, recompondo o portfólio, e disposto a reverter a deterioração de imagem de uma empresa que, depois de 102 anos de trajetória, não mais produz ou monta qualquer veículo em solo nacional.

Com o mesmo porte do concorrente Jeep Compass, o Bronco Sport impressiona bem e sugere robustez; a versão Wildtrack será a única disponível no Brasil

Ao preço sugerido de R$ 256.900, o Bronco Sport vem de Hermosillo, México, na única versão Wildtrack e sem opcionais. Ele pareceu-nos pessoalmente mais bonito que pelas fotos, com estilo marcante, nostálgico, com toques arrojados como o conjunto ótico dianteiro. Tem o porte de um Jeep Compass, com seus 4,38 metros de comprimento. O nome do modelo ostenta-se brilhante na tampa traseira, que abre em separado do vidro. O carro é alto e retilíneo, com um capô bem paralelo ao chão, enquanto o teto preto brilhante, com um leve degrau, traz uma certa sensação de Land Rover.


Auto Livraria

Afinal, há um logotipo Ford? Sim, mas fica tímido, pequeno, em uma das laterais traseiras, enquanto o icônico cavalo arisco está nos principais cantos, do volante aos bancos e aos detalhes menos previsíveis, como o acabamento dos faróis dianteiros. A coluna traseira tem um aplique triangular que talvez seja a mais forte conexão com o estilo das gerações anteriores, época em que os utilitários esporte ainda eram… utilitários.

Interior bem-acabado e espaçoso combina preto e caramelo no couro e traz bons equipamentos de série, incluindo câmera dianteira, controlador de distância e assistente de faróis

O espaço interno é bom; o acabamento, ainda melhor. Destaque aos bancos de couro em dois tons, preto e um agradável caramelo, com costuras criativas, bolsas e presilhas nas laterais e na parte traseira. O volume declarado de bagagem, 580 litros, é excelente para seu porte e bem melhor que os 411 do Compass. Arranjos plásticos para uso modular podem ser usados como uma descolada mesinha num acampamento. Também uteis são as tomadas de energia (12 e 110 V) e focos de leds direcionáveis abaixo do limite da tampa traseira.

O motorista sente-se em um legítimo 4×4: em uma estrada de terra sofrível, roda-se a 80 km/h sem se dar conta, tamanho o isolamento proporcionado pelo bom trabalho da suspensão

O painel mescla instrumentos analógicos com um grande mostrador central digital com diferentes visualizações, como os dados do computador de bordo ou o modo de condução. Na central de áudio, com tela de oito polegadas e navegador integrado (importante em um 4×4, que pode rodar longe de torres de telefonia celular), é possível espelhar celulares Android e Apple. Um aplicativo do fabricante permite conveniências como ligar o carro a distância e obter informações sobre o veículo.

Sistema de áudio da grife Bang & Olufsen de 1.000 W produz alta qualidade de reprodução, com graves impactantes e agudos cristalinos — coisa fina. Estão inclusos controlador de velocidade e distância à frente com função para-anda, assistência de frenagem em emergência, leitor de placas de velocidade, comutação automática de faróis e monitor de veículos em pontos cegos, além de bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista. Convenientes no fora de estrada são o Trail Control, um controlador de (baixa) velocidade que atua em subidas e descidas, e a câmera dianteira com ângulo de 180°. Não falta o carregador de celular por indução.

Grande compartimento de bagagem com piso impermeável, sistema de áudio B&O, carregador de celular sem fio e sete modos de condução, que adaptam o Bronco aos tipos de terreno

Ao volante do Bronco Sport

O Bronco será ofertado no Brasil apenas com motor 2,0-litros a gasolina com turbocompressor, injeção direta, 240 cv e 38,3 m.kgf de torque, o Ecoboost bem conhecido do finado Fusion. Não é um destaque, mas atende sem reclamar do peso de 1.718 kg, como constatamos no campo de testes da Ford em Tatuí, no interior paulista — só não espere frugalidade no consumo. A transmissão automática de oito marchas tem mudanças suaves e permite trocas manuais no volante, enquanto a direção demonstra certa lentidão de respostas no asfalto.

O melhor do Bronco aparece no fora de estrada. A primeira incursão faz você concluir que, de fato, está em um legítimo 4×4, apesar de compartilhar a plataforma básica com o Escape (chamado de Kuga na Europa), com suspensões McPherson na dianteira e multibraço no eixo traseiro. Em que pese a sensação pendular, com certa sensibilidade lateral nas altas velocidades ou nas curvas mais ousadas, a compensação vem quando se roda em uma estrada de terra sofrível e se vê o velocímetro a 80 km/h sem se dar conta, tamanho o isolamento proporcionado pelo bom trabalho da suspensão. O perfil alto dos pneus 225/65 R 17, Pirelli Scorpion AT, certamente ajuda — mesmo sem a aparência esportiva dos perfis baixos que invadiram o segmento.

Variedade de condições fora de estrada em Tatuí mostrou boa aptidão do Bronco Sport, que usa o motor 2,0-litros turbo conhecido do Fusion e tração integral sob demanda

Os sete modos de condução (normal, eco, esportivo, escorregadio, areia, lama/terra e escalada de pedras), chamados de Goat Modes, mudam o comportamento de motor, transmissão e controle eletrônico de estabilidade e tração para as condições de variados terrenos, sem muitas opções confusas a selecionar. Atravessa-se um alagadiço com segurança, uma barra de areia em praia sem atolar e sobe-se um morrete inclinado com um girar de seletor, enquanto uma agradável e detalhada animação surge no centro do painel.

Buracos, elevações, facões e outros obstáculos são superados com serenidade. E a direção, se merece alguma crítica no asfalto, nas terras complicadas comunica-se muito bem com o motorista. Para quem gosta de números, as credenciais não fazem feio: ângulo de entrada de 30,4°, de transposição de rampa de 24,4°, de saída de 33,1°, vão livre do solo de 223 mm e capacidade de imersão de 600 mm.

A Ford pretende convencer dissidentes de Land Rover Discovery Sport, Volvo XC40 e, claro, das versões 4×4 do Jeep Compass a testar uma opção de aparência diferenciada. Mediante a imagem do fabricante no momento atual, o Bronco Sport pode parecer uma aposta. Seu êxito dependerá do quanto a Ford será capaz de convencer compradores de seu compromisso com o Brasil, porque o produto tem os atributos para tanto.

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Preço e equipamentos de série

• Bronco Sport Wildtrack (R$ 256.900) – Acesso remoto a funções por aplicativo no telefone, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado automático, assistente de faróis, bancos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista; câmeras dianteira e traseira, carregamento sem fio para celular, central de áudio com tela de 8 polegadas e integração a Apple Car Play e Android Auto, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade e distância à frente, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds, faróis de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, freio de estacionamento com comando elétrico, leitor de placas de velocidade, monitoramento de ponto cego e de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 pol, teto solar elétrico.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 87,5 x 83,1 mm
Cilindrada 1.999 cm³
Taxa de compressão 10:1
Alimentação injeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima 240 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 38,0 m.kgf a 3.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 8 marchas
Tração integral sob demanda
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 225/65 R 17
Dimensões
Comprimento 4,386 m
Largura 1,938 m
Altura 1,797 m
Entre-eixos 2,67 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 64 l
Compartimento de bagagem 580 l
Peso em ordem de marcha 1.718 kg
Desempenho e consumo
Não disponíveis
Dados do fabricante
Tags: 4x4avaliaçãoAvaliação CompletaBronco SportFordutilitário esporte

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