Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Honda HR-V 2019 muda visual e ganha refinamento

01/11/2018
in Avaliação, Fora de estrada, Honda

Líder da categoria evolui em vários pontos; versão Touring e motor turbo por enquanto ficam de fora

Texto: José Geraldo Fonseca – Fotos: divulgação

 

Lançado em março de 2015, o Honda HR-V passa pela primeira atualização de seu desenho para o ano de 2019, assim como recebe melhorias de conteúdo e refinamento. No momento, surge nas versões de acabamento LX, EX e EXL, equipadas com o conhecido motor de 1,8 litro com potência de 140 cv (com gasolina) ou 139 cv (com álcool). A de topo Touring ainda não foi apresentada, sendo possível (não confirmado pela fábrica) que receba o motor turbo de 1,5 litro do Civic de mesma versão, assim como ocorrerá em breve no mercado europeu. Alguns acreditam que estará já no Salão de São Paulo, de 8 a 18 de novembro.

 


Auto Livraria

 

As alterações visuais afetam mais a parte dianteira, com grade mais espessa e avançando sobre os novos faróis, que trazem iluminação diurna em leds e duplo refletor em todas as versões. Isso elimina uma antiga deficiência do modelo, pois agora o facho baixo se mantém aceso quando o alto é acionado. O baixo adota o mais eficiente refletor elipsoidal. Curiosamente essa versão não traz faróis de leds, que a marca aplicou a Fit e City EXL: tal recurso deve se manter exclusivo da Touring. O novo para-choque abriga faróis de neblina circulares (antes eram ovais) e mudaram as rodas de 17 polegadas. Na traseira, as lanternas revistas trazem leds horizontais e acabamento escurecido na parte inferior. Tornou-se disponível a cor azul Cósmico metálico.

 

Grade, faróis, rodas e para-choques estão entre as mudanças externas do HR-V 2019; a suspensão foi recalibrada e o isolamento acústico melhorou

 

O HR-V à primeira vista pode parecer inalterado por dentro, mas o EXL recebeu uma nova central de áudio com tela de toque de 7 pol, navegador (como a anterior) e integração ao telefone por Apple Car Play e Android Auto, que permite a operação do navegador Waze e outros aplicativos. Conta com reconhecimento de voz para atender e realizar chamadas, entre outras funções. LX e EX oferecem um sistema de áudio simples, com tela de 5 pol e conexões USB e Bluetooth. Câmera traseira de manobras com três modos de visão vem a partir da EX — a LX nem ao menos traz sensores de estacionamento, o que poderia ser repensado.

 

Notam-se as melhorias da suspensão, com maior suavidade; apesar da nova programação da CVT, o ruído nas acelerações fortes ainda é alto

 

Os bancos dianteiros foram redesenhados, como novos apoios para as coxas, e os do EXL vêm com couro perfurado e costuras duplas. O console central elevado recebeu tom preto brilhante e novos porta-copos. O EXL tem instrumentos com três aros iluminados, com cor personalizável, e ganha bolsas infláveis laterais do tipo cortina; o EX recebe as laterais nos bancos dianteiros. Conveniências como chave presencial para acesso e partida e teto solar, disponíveis em vários concorrentes, continuam de fora.

Embora o motor não tenha alterações, a transmissão automática de variação contínua (CVT) foi recalibrada para que a rotação do motor não suba em demasia em situações de aceleração em trânsito, aumentando o conforto. Ela oferece emulação de sete marchas e aletas para seleção de relações no volante nas versões EX e EXL, mantendo a operação típica de CVT, com rotação mais constante enquanto se ganha velocidade, no modo normal de uso (a LX oferece apenas o modo normal). Deixa de estar disponível o LX de caixa manual, que sempre vendeu muito pouco. EX e EXL trazem novos pacotes acústicos para reduzir o ruído, mais completo na última.

 

Bancos foram revistos e há novos conteúdos em cada versão, ainda com certas carências; a EXL recebe nova central de áudio, compatível com Android Auto e Car Play

 

Na avaliação pela imprensa, o Best Cars dirigiu o HR-V EXL de São Paulo a São Sebastião, no litoral do estado, por boas avenidas e rodovias. No trajeto de 180 km foi possível verificar as melhorias da suspensão: nas incontáveis lombadas e buracos pelos quais se passou, percebeu-se maior suavidade e em momento algum se ouviu a batida seca de fim de curso. Apesar da nova programação da CVT, o ruído interno nas acelerações fortes ainda é alto.

O HR-V permanece líder de vendas em sua categoria no acumulado de emplacamentos até setembro (perde entre os SUVs para o Jeep Compass, de segmento superior). Dentro da máxima “em time que está ganhando não se mexe”, a Honda atacar alguns pontos criticados na versão anterior, mantendo a fórmula que o consagrou até aqui em uma classe tão movimentada.

Mais Avaliações

 

Versões, preços e equipamentos

• HR-V LX CVT (R$ 92.500) – Alarme antifurto, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido com cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros (com função um-toque para todos, abertura e fechamento a distância), travas e retrovisores, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento com comando elétrico e retenção automática, freios a disco nas quatro rodas, rodas de alumínio de 17 polegadas, sistema de áudio com toca-CDs, interface Bluetooth e tela de 5 pol, volante ajustável em altura e distância.

• HR-V EX CVT (R$ 98.700) – Como o LX, mais ar-condicionado automático, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira para manobras, iluminação nos espelhos dos para-sóis, luzes de direção com leds nos retrovisores, modo sequencial para a transmissão, volante revestido de couro.

• HR-V EXL CVT (R$ 108.500) – Como o EX, mais bancos revestidos de couro, bolsas infláveis de cortina, faróis automáticos, central de áudio com tela de 7 pol, navegação e entrada HDMI, retrovisores externos com rebatimento elétrico e visualização do meio-fio no lado direito ao acionar marcha à ré.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 81 x 87,3 mm
Cilindrada 1.799 cm³
Taxa de compressão 11,9:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 140 cv a 6.500 rpm / 139 cv a 6.300 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 17,3 m.kgf a 4.800 rpm / 17,4 m.kgf a 5.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática de variação contínua, emulação de 7 marchas
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 215/55 R 17
Dimensões
Comprimento 4,294 m
Largura 1,772 m
Altura 1,586 m
Entre-eixos 2,61 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 51 l
Compartimento de bagagem 431 l
Peso em ordem de marcha 1.276 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
Consumo em cidade (gas./álc.) 10,5/7,1 km/l
Consumo em rodovia (gas./álc.) 12,1/8,5 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Tags: avaliaçãoHondaHR-VHR-V EXHR-V EXLHR-V LXutilitário esporte

Related Posts

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4
Auto Livraria - Mitsubishi

Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4

24/12/2024
Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração
Auto Livraria - Honda

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração

10/06/2025
Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet

04/02/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp