
Conforto, equipamentos, 210 cv e suspensão bem acertada por R$ 152 mil: saiba se compensa optar por esse chinês
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: autor e divulgação
A JAC Motors chegou ao Brasil em 2011 com automóvel pequenos e médios, abriu o leque para utilitários esporte e, este ano, ingressou em um segmento superior com o T80, um SUV de tamanho médio-grande com preço sugerido a partir de R$ 145 mil. É uma aposta e tanto para a marca chinesa, mas o carro mostrou bons atributos na avaliação de lançamento em fevereiro. Agora é hora de analisarmos o T80 300T (nome que indica o torque de 300 Nm ou 30,6 m.kgf do motor turbo de 2,0 litros) no teste 10 Chances, com direito a medições de desempenho e consumo.
Estilo
O desenho do T80 deixa muito boa impressão, com formas atuais e equilibradas, embora falte uma identidade da marca — algo que as chinesas de modo geral ainda não alcançaram. Detalhe interessante é que as lanternas traseiras erguem-se com a tampa, como nos SUVs da Audi, fazendo então acender-se as luzes de posição e de alerta do para-choque. As saídas de escapamento à vista são falsas. 1 ponto
O T80 tem um desenho equilibrado; como em alguns Audis, as lanternas sobem com a tampa traseira; preço varia entre R$ 145 mil e R$ 152 mil com opcionais
Acabamento e conveniência
Os JACs mais recentes, como T40 e T50, já haviam surpreendido pelo interior bem-acabado. Não é diferente nesse SUV maior, que usa plásticos suaves e vinil em vários locais, bancos de couro e detalhes de bom aspecto.
Conveniências são muitas, como bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, câmeras nos quatro lados do carro (podem-se ver no painel duas imagens em simultâneo, incluindo a vista simulada por cima), chave presencial, freios com retenção automática, iluminação de cortesia no assoalho externo, para-sóis com extensores (para boa proteção dos raios solares pela lateral), rebatimento automático dos retrovisores, seis difusores de ar no painel, teto solar panorâmico com forro de bom isolamento e tomada USB de 2,4 A para os passageiros de trás (veja mais equipamentos no quadro abaixo).
Interior bem-acabado traz instrumentos digitais e tela de 10 pol para central de áudio; bancos têm refrigeração e aquecimento; quatro câmeras formam 360 graus
A central de áudio tem ampla tela de toque de 10 polegadas, espelhamento de celular (para sistemas Android, com aplicativo específico, e IOS) e alto-falantes da renomada Infinity com som de ótima qualidade. O que pode melhorar? O espaço para objetos é pouco, algumas funções da central não estão em português, a recirculação de ar não funcionou bem (cheiro de fumaça entrou na cabine mais de uma vez), tampouco o assistente de saída em rampa, e faltam alarme volumétrico (ultrassom), comando a distância para abrir e fechar vidros e faixa degradê no para-brisa. 1 ponto
Esse JAC é ótimo para levar quatro adultos com conforto, mas se propõe a sete lugares e, como outros SUVs de seu tamanho, falha nessa missão
Posto do motorista
Dirige-se o T80 em um banco espaçoso com regulagem elétrica até para o apoio lombar, massagem no encosto (desagradável de usar, pois incide em um único ponto das costas) e duas memórias de posição. Lamentável é o volante com ajuste só em altura: fica um tanto distante, assim como a tela da central de áudio. O quadro de instrumentos em tela de 12,3 pol inclui repetidor digital do velocímetro, várias opções de indicações, computador de bordo com duas viagens (mas sem velocidade média) e mostradores da pressão e até da temperatura de cada pneu.
Os faróis com refletor elipsoidal para ambos os fachos iluminam muito bem e contam com ajuste elétrico do facho. Há ainda luzes diurnas por leds, faróis e luz traseira de neblina e repetidores laterais das luzes de direção, assim como amplos retrovisores convexos. O prejuízo à visibilidade pelas colunas dianteiras e traseiras está na média. 0,5 ponto
Bancos bem definidos e espaço amplo para quatro, mas terceira fila é muito limitada; indicação de temperatura dos pneus; para-sóis com extensor; retenção automática
Espaço interno
Esse JAC é ótimo para levar quatro adultos, com ampla largura, bom espaço vertical e excelente vão para as pernas no banco traseiro com o assento mais recuado (satisfaz mesmo na posição intermediária), além de regulagem para seu encosto. O problema é que ele se propõe a sete lugares e, como outros SUVs de seu tamanho, falha nessa missão: a terceira fila mal serve para crianças e tem acesso difícil, além de impor que os colegas à frente avancem bastante seu assento. Mesmo em cinco, o passageiro central tem encosto incômodo e tira os companheiros ao lado de seu conforto. 0,5 ponto
Porta-malas
A capacidade de bagagem declarada (620 litros com cinco lugares) é muito boa em sua categoria, mas não foi informada com sete pessoas. O banco da terceira fila vem dividido ao meio e rebate-se no assoalho, deixando-o plano; o da segunda fila usa divisão 60:40. O estepe fica abaixo da carroceria, como é frequente em carros de sete lugares, e tem pneu de medida integral com roda de aço. 1 ponto
Equipamentos e preços
• T80 – Ajuste de altura dos faróis, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, bancos de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos (memória, aquecimento, refrigeração e massageador para motorista), bolsas infláveis laterais e de cortina, câmeras de 360 graus ao redor, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para sete ocupantes, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, freio de estacionamento elétrico, monitor de pressão e temperatura dos pneus, quadro de instrumentos digital, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de áudio com tela de 10 pol e integração a celular, volante de couro com ajuste de altura.
• Opcionais – Sistema de áudio Infinity, teto solar panorâmico com controle elétrico.
• Preço sem opcionais: R$ 144.990
• Preço como avaliado: R$ 151.990
• Preço completo: R$ 151.990
• Garantia – Seis anos sem limite de quilometragem.
Preços sugeridos em 17/10/19
Motor turbo de 210 cv tem alto torque, mas certo retardo nas saídas, o que seria atenuado com transmissão automática em vez da de dupla embreagem
Motor e desempenho
O T80 dispõe de um motor generoso para a faixa de preço, um 2,0-litros com turbo (não usa injeção direta) que produz 210 cv e torque de 30,6 m.kgf. Contudo, além do peso bastante alto de quase 1,8 tonelada, a turbina mostra certo retardo para encher — agravado pela escolha da transmissão automatizada de dupla embreagem, sem um conversor de torque para ajudar nas saídas. O resultado é um carro que parece lento por instantes e ganha ímpeto em seguida, sendo preciso se adaptar para obter alguma suavidade.
Dos três modos de condução (Eco, normal e Sport), não recomendamos usar o esportivo em cidade: as respostas ao acelerador tornam-se muito abruptas, a ponto de trazer riscos em pequenas manobras ou locais que demandem baixa velocidade. Na pista de testes o JAC foi menos rápido do que se esperava, com 10,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (o Volkswagen Tiguan 1,4 turbo de 150 cv fez em 9,9 s). Parte do problema é passar a potência ao solo: ele destraciona muito e perde tempo, mesmo com controle de tração ligado. Não adiantou usar menor rotação.
Combinação de conforto e estabilidade é um dos pontos positivos do T80; banco da terceira fila pode ser rebatido no assoalho, abrindo espaço para 620 litros
O motor é suave e silencioso na maioria das condições. A transmissão opera bem, embora devesse manter mais rotações ao desacelerar no programa esportivo, para reduzir o uso dos freios em declives. Mudanças manuais podem ser feitas pela alavanca; nesse modo a caixa não reduz mesmo com acelerador a pleno, o que pode ser revisto. 0,5 ponto
O T80 dispõe de um motor generoso, mas pesa quase 1,8 tonelada e a turbina mostra certo retardo: ele parece lento por instantes e ganha ímpeto em seguida
Consumo
Nos padrões Best Cars, o consumo urbano leve de 10,3 km/l do T80 foi melhor que o do Chevrolet Equinox, mas distante das marcas de Peugeot 5008 e VW Tiguan 1,4. Em rodovia se esperava algo melhor que 9 km/l, atrás de todos os concorrentes citados. 0,5 ponto
Comportamento dinâmico
O acerto de suspensão do T80 surpreendeu, denotando evolução da marca. Ele obtém um rodar confortável de maneira geral, bom controle de movimentos (em lombadas inclusive, melhor que SUVs sul-coreanos de poucos anos atrás) e estabilidade bem acertada para a categoria, além de ter o essencial controle eletrônico. Poderia isolar melhor certos impactos. A direção tem ajuste de assistência entre três modos, mas é fácil de tirar da posição central, o que alguns podem interpretar como leveza excessiva. Os freios a disco estão bem dimensionados. 1 ponto
São um segmento e uma faixa de preço inéditos para a marca chinesa, mas o SUV tem bons atributos diante dos concorrentes de fábricas tradicionais
Segurança passiva
O conteúdo de proteção aos ocupantes está bem adequado ao segmento, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para sete pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil na segunda fila. 1 ponto
Custo-benefício
O T80 mostrou boas qualidades para seu preço e alguns pontos melhoráveis. Porte, valor e os sete lugares o colocam frente a frente com o VW Tiguan Comfortline, que tem bem menor potência (150 cv no motor 1,4 turbo), mas consegue desempenho similar. Com teto solar ele custa R$ 158.980 e tem conteúdo próximo, com algumas vantagens (faróis de leds, ar-condicionado de três zonas) e itens a menos (sem chave presencial, só tem câmera traseira).
Para quem se satisfaz com cinco lugares, forte opção (sem trocadilhos) é o Chevrolet Equinox LT, que tem tração dianteira como o T80 e custa R$ 151.390. A seu favor estão o motor 2,0 turbo de 262 cv e os faróis de xenônio, mas a versão não tem teto solar. Portanto, optar pelo T80 significa abrir mão da tradição das marcas tradicionais sem contrapartida no bolso, o que faz desse chinês uma relação custo-benefício apenas regular. 0,5 ponto
Mais Avaliações
Desempenho e consumo
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 10,2 s |
0 a 120 km/h | 14,1 s |
0 a 400 m | 17,3 s |
Retomada | |
60 a 100 km/h* | 6,6 s |
60 a 120 km/h* | 10,7 s |
80 a 120 km/h* | 8,0 s |
Consumo | |
Trajeto leve em cidade | 10,3 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 5,2 km/l |
Trajeto em rodovia | 9,0 km/l |
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 85 x 88 mm |
Cilindrada | 1.997 cm³ |
Taxa de compressão | 9,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 210 cv a 5.000 rpm |
Torque máximo | 30,6 m.kgf de 1.800 a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automatizada de dupla embreagem, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 18 pol |
Pneus | 235/60 R 18 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,79 m |
Largura | 1,90 m |
Altura | 1,76 m |
Entre-eixos | 2,75 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 64 l |
Compartimento de bagagem | 620 l (com 5 lugares) |
Peso em ordem de marcha | 1.775 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima | 217 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,2 s |
Consumo em cidade | ND |
Consumo em rodovia | ND |
Dados do fabricante; ND = não disponível |