Renault Duster CVT: 10 chances a um velho guerreiro

Apesar do motor atual de 1,6 litro e da transmissão CVT, o Duster obteve desempenho modesto e um consumo rodoviário elevado; a suspensão permite conforto adequado

 

Segurança passiva
Bolsas infláveis frontais e cintos de três pontos para quatro pessoas são itens exigidos por lei. Além disso, ele vem com encosto de cabeça para o passageiro central e fixação Isofix para cadeira infantil, o que é pouco. 0,5 ponto

 

 

Custo-benefício
O Duster Dynamique CVT custa R$ 79 mil (menos R$ 7 mil que no ano passado) e oferece poucos opcionais. Como avaliado, só com os bancos de couro, passa a R$ 80.690, o que o mantém como um dos SUVs mais baratos. O Ford Ecosport SE é mais potente, com 131/137 cv no motor 1,5, e custa R$ 82.890 com caixa automática de seis marchas. Tem conteúdo semelhante, mas sem bancos de couro, e menos espaço interno e para bagagem. Também mais compacto é o Peugeot 2008 Allure Pack automático (R$ 86.180), com motor 1,6 de 115/118 cv. Vem com bolsas infláveis laterais, mas os bancos são de tecido e falta controle de estabilidade. Assim, o preço atual parece coerente com o que o Duster oferece na categoria. 0,5 ponto

 

6 pontos

 

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Equipamentos e preços

Duster Dynamique CVT – Ar-condicionado, banco traseiro bipartido, câmera traseira de manobras, central de áudio com integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e tela de 7 pol, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, limitador e controlador de velocidade, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com regulagem de altura.

• Opcionais – Bancos de couro, pacote Outsider (reforço de para-choque dianteiro com faróis auxiliares).

• Preço sem opcionais: R$ 78.990

• Preço como avaliado: R$ 80.690

• Preço completo: R$ 84.440

• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em 27/6/19

 

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 13,8 s
0 a 120 km/h 20,9 s
0 a 400 m 19,2 s
Retomada
60 a 100 km/h* 8,2 s
60 a 120 km/h* 15,4 s
80 a 120 km/h* 11,3 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 12,1 km/l
Trajeto exigente em cidade 5,9 km/l
Trajeto em rodovia 9,9 km/l
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 78 x 83,6 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,7:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 118/120 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 16,2 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática de variação contínua, simulação de 6 marchas
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 16 pol
Pneus 215/65 R 16
Dimensões
Comprimento 4,315 m
Largura 1,822 m
Altura 1,69 m
Entre-eixos 2,673 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 475 l
Peso em ordem de marcha 1.240 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,9/13,2 s
Consumo em cidade 10,3/7,1 km/l
Consumo em rodovia 10,8/7,9 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro

 

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