
Representação do eixo imaginário que determinará o “centro instantâneo de rotação”, criando uma força resultante como se o eixo dianteiro quisesse girar para baixo do carro na frenagem; o equilíbrio dessa força com a transferência de carga para o eixo dianteiro é responsável pelo efeito antimergulho
Qual o conceito por trás? O centro de giro da suspensão dianteira deve estar em posição tal que, ao frear, a resultante da força de frenagem faça com que o eixo queira “passar para baixo do carro” em linguagem mais simples (figura acima). A posição do centro de giro é determinada pelos ângulos dos pontos de fixação da suspensão, no caso da McPherson (figura abaixo). Didaticamente (na verdade, precisam-se de muitas posições, ângulos e contas para determinar cada condição), altera-se o ângulo do braço inferior para ter o conceito neutro, antimergulho ou pró-mergulho apenas alterando o ângulo do braço inferior da suspensão, sem alterar o cáster.

Alterando-se o ângulo do braço inferior se determinam as condições neutra, antimergulho e pró-mergulho, conforme o propósito do projeto
Os problemas do sistema antimergulho, que restringiram seu uso em carros de rua, são a grande aplicação de carga às buchas de fixação da suspensão e a maior transmissão de impactos à carroceria, o que requer buchas de materiais e tecnologia mais avançados para serem mais resistentes e capazes de absorver melhor os impactos. Por outro lado, em veículos para uso fora de estrada se usa muito o conceito oposto, o pro-dive ou pró-mergulho, que favorece o afundamento da frente em frenagem. Sua vantagem é a melhor absorção de impactos sem transmitir esforços maiores para o carro, as buchas e… os ocupantes.
Ao somar a capacidade do Compass de “engolir” grandes irregularidades e lombadas ao mergulho mais acentuado da dianteira em certas situações, podemos supor que a geometria de suspensão possua característica neutra ou mesmo pró-mergulho. Como nada vem de graça, tal acerto faz a frente afundar em frenagens mais fortes, chegando a travar as rodas traseiras em descidas íngremes em baixa velocidade (o ABS atua depois de alguns décimos de segundo). Afinal, tal acerto com centro de gravidade alto tende a afundar a frente e tirar o eixo traseiro do chão e, como a pressão de óleo necessária é baixa, fica mais complicado para o ABS controlar a roda.
O interessante que o emprego de freio a disco na traseira melhora essa situação, em comparação ao tambor, pois tendo menor torque de frenagem ele exige maior pressão de óleo. Além disso, o principal motivo de freio a disco atrás é a resposta mais rápida ao comando do pedal. Nota-se que em frenagens médias há boa aplicação de freio no eixo traseiro, o que “afunda” essa parte do carro e evita que a frente mergulhe — efeito semelhante ao de acionar o freio de estacionamento na maioria dos carros. Claro que há maior risco de o carro rodar numa emergência, como ao aplicar freios em uma curva de alta velocidade com carro vazio. Contudo, provocamos por diversas vezes essa situação e o Compass nunca indicou perda de controle, nem mesmo fez atuar o controle eletrônico de estabilidade.
Para a quarta e última semana, teremos medições de desempenho e análises com o instrumento de aquisição de dados Race Capture Pro. Aguarde.
Semana anterior
Terceira semana
| Distância percorrida | 357 km |
| Distância em cidade | 357 km |
| Distância em rodovia | – |
| Consumo médio geral | 7,3 km/l |
| Consumo médio em cidade | 7,3 km/l |
| Consumo médio em rodovia | – |
| Melhor média | 10,2 km/l |
| Pior média | 4,4 km/l |
| Dados do computador de bordo com álcool | |
Desde o início
| Distância percorrida | 1.201 km |
| Distância em cidade | 1.201 km |
| Distância em rodovia | – |
| Consumo médio geral | 9,4 km/l (gas.) / 7,3 km/l (álc.) |
| Consumo médio em cidade | 9,4 km/l (gas.) / 7,3 km/l (álc.) |
| Consumo médio em rodovia | – |
| Melhor média | 13,4 km/l (gas.) / 10,2 km/l (álc.) |
| Pior média | 4,9 km/l (gas.) / 4,4 km/l (álc.) |
| Dados do computador de bordo | |
Preços
| Sem opcionais | R$ 113.990 |
| Como avaliado | R$ 117.490 |
| Completo | R$ 120.090 |
| Preços sugeridos em 14/5/19 em São Paulo, SP | |
Equipamentos e opcionais
• Compass Sport – Alarme, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, câmera traseira de manobras, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, luzes diurnas, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 polegadas, ), sensores de estacionamento atrás, sistema de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, volante com regulagem de altura e distância.
• Opcionais – Bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista; para-barros.
Ficha técnica
| Motor | |
| Posição | transversal |
| Cilindros | 4 em linha |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 88 x 82 mm |
| Cilindrada | 1.995 cm³ |
| Taxa de compressão | 11,8:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial |
| Potência máxima (gas./álc.) | 159/166 cv a 6.200 rom |
| Torque máximo (gas./álc.) | 19,9/20,5 m.kgf a 4.000 rpm |
| Transmissão | |
| Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
| Tração | dianteira |
| Freios | |
| Dianteiros | a disco ventilado |
| Traseiros | a disco |
| Antitravamento (ABS) | sim |
| Direção | |
| Sistema | pinhão e cremalheira |
| Assistência | elétrica |
| Suspensão | |
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
| Traseira | independente, McPherson, mola helicoidal |
| Rodas | |
| Dimensões | 17 pol |
| Pneus | 225/60 R 17 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 4,416 m |
| Largura | 1,819 m |
| Altura | 1,638 m |
| Entre-eixos | 2,636 m |
| Capacidades e peso | |
| Tanque de combustível | 60 l |
| Compartimento de bagagem | 410 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.541 kg |
| Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
| Velocidade máxima | 188/192 km/h |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,9/10,6 s |
| Consumo em cidade | 8,1/5,5 km/l |
| Consumo em rodovia | 10,5/7,2 km/l |
| Dados do fabricante | |











