Igual em mecânica e itens de segurança a versões superiores, a opção de R$ 100 mil revela bom custo-benefício
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Escolher a versão mais simples de um automóvel tem vantagens e desvantagens. O lado positivo é que, por um preço menor, você leva para casa boa parte das qualidades de uma versão superior. O negativo, claro, é precisar abrir mão de alguma coisa — em geral, equipamentos de conforto e segurança — em nome da redução de custo.
No caso do Volkswagen Jetta, uma boa notícia para quem se interessar pela versão básica, chamada apenas de 250 TSI, é que ela mantém o motor turbo de 1,4 litro com potência de 150 cv e torque de 25,5 m.kgf, o mesmo usado nos acabamentos Comfortline e R-Line. Com preço sugerido de R$ 100 mil, ela traz bom conteúdo de série, sobretudo em itens de segurança. Veremos na avaliação 10 Chances quais suas chances de merecer sua garagem.
Rodas de 16 pol denunciam a versão básica, chamada apenas de 250 TSI e oferecida a R$ 100 mil, mas os faróis de leds e itens de segurança são mantidos
Estilo
O novo Jetta mostra um desenho sóbrio e equilibrado, ao gosto do consumidor mais maduro. A frente lembra a do Passat, mas laterais e traseiras são um tanto parecidas com as do menor Virtus, o que depõe contra. As rodas de alumínio de 16 pol parecem pequenas em um segmento que nos acostumou às de 17 pol. 0,5 ponto
Acabamento e conveniência
O interior da versão básica pode decepcionar à primeira vista pelos bancos revestidos em tecido simples, típico de carros mais baratos, e o volante sem forração de couro. Por outro lado, os plásticos têm muito bom aspecto e há itens de conveniência como ar-condicionado de duas zonas, faróis automáticos, abertura e fechamento de vidros a distância, freio de estacionamento com comando elétrico, para-sóis iluminados e sensores de estacionamento à frente e atrás. Alguns recursos podem fazer falta, como câmera traseira de manobras, faixa degradê no para-brisa e retrovisor interno fotocrômico, mas esse Jetta traz boa central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. 0,5 ponto
Tecido nos bancos e volante sem couro simplificam o interior, que mantém bons itens de conveniência e o amplo espaço do Jetta; porta-malas de 510 litros é muito bom
Posto do motorista
Revestimento à parte, banco e volante são tão bem desenhados quanto nas demais versões e os instrumentos incluem velocímetro digital, computador de bordo com três trajetos de medição e indicador de desgaste das pastilhas de freio. Ponto alto são os faróis de leds, de grande eficiência — as unidades de neblina nem fazem tanta falta. Estão lá a luz traseira de nevoeiro, os repetidores laterais das luzes de direção e o retrovisor esquerdo biconvexo, de ótimo campo visual. A visibilidade dianteira sofre pouco prejuízo pelas colunas. 1 ponto
Alguns recursos podem fazer falta, como câmera traseira e retrovisor interno fotocrômico, mas esse Jetta traz boa central de áudio com tela de 8 pol
Espaço interno
O amplo interior do Jetta, claro, se mantém nessa versão. Ele acomoda muito bem quatro adultos, com ótimo espaço para pernas de quem viaja atrás, mas não é largo o bastante para dar conforto a cinco. O passageiro central, mesmo beneficiado por não haver apoio de braço, tem um encosto estreito e incômodo. 0,5 ponto
Porta-malas
A capacidade de bagagem de 510 litros está entre as maiores da categoria. O sedã tem banco traseiro bipartido e estepe temporário. 1 ponto
Central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, ar de duas zonas, controlador de velocidade, sensores à frente e atrás e freio de estacionamento elétrico: bom conteúdo
Próxima parte
Equipamentos e preços
• Jetta 250 TSI – Alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e abertura/fechamento a distância; controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis de leds, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento com comando elétrico, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e distância.
• Preço sem opcionais: R$ 99.900
• Preço como avaliado: R$ 99.900
• Preço completo: R$ 101.470
• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.
Preços sugeridos em 26/8/19