Com alto torque no motor turbo e caixa automática de seis marchas, o Jetta 250 TSI acelera rápido (0 a 100 km/h em 8,7 s) e foi bastante econômico
Motor e desempenho
O brilhante motor deixa esse Jetta bem posicionado no segmento, sobretudo pelo alto torque de 25,5 m.kgf desde 1.400 rpm. Nota-se ligeiro retardo de ação do turbo, mas depois disso as respostas são muito convincentes, aliadas a uma operação suave e silenciosa. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, ótimo tempo em sua categoria e 0,4 s à frente da versão R-Line (talvez seja mais leve, embora a fábrica divulgue o mesmo peso para ambas). A suave transmissão automática de seis marchas mostra boa calibração, oferece programa esportivo e permite mudanças manuais, mas só pela alavanca. 1 ponto
Consumo
O Jetta mais simples é muito econômico: mais de 14 km/l nos dois trajetos mais favoráveis do padrão Best Cars, marcas também melhores que as do R-Line. Foi melhor que Chevrolet Cruze 1,4 turbo e Toyota Corolla 2,0 e ficou próximo ao Corolla 1,8. 1 ponto
Comportamento dinâmico
O rodar do Jetta está muito confortável, com amortecedores macios, e sai beneficiado pelos pneus 205/60 R 16 da versão em vez de 205/55 R 17. Há certa perda em estabilidade, pela aderência apenas regular em curvas rápidas dos pneus voltados à economia, mas seu comportamento transmite plena confiança e há controle eletrônico de série. Os freios a disco nas quatro rodas e a direção estão bem acertados. 1 ponto
Apesar da aderência modesta dos pneus, o Jetta básico tem bom comportamento dinâmico e rodar muito confortável; sua relação custo-benefício é interessante
Segurança passiva
Optar pela versão mais em conta do Jetta não significa abrir mão de proteção aos ocupantes: ela preserva as bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, os encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e as fixações Isofix para cadeira infantil, um ótimo conjunto para sua faixa de preço. 1 ponto
O brilhante motor deixa esse Jetta bem posicionado no segmento, sobretudo pelo alto torque: ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e consumiu pouco
Custo-benefício
Em um mercado como o brasileiro, que valoriza muito bancos de couro (ou que o simulam) e grandes rodas, esse Jetta com tecido e rodas de 16 pol pode parecer o “patinho feio” da linha. Não deveria: o 250 TSI tem desempenho muito bom, o mesmo conteúdo de segurança passiva das demais versões e um pacote de conveniência bem adequado.
Na linha Honda Civic, a versão mais próxima em preço é a nova LX (R$ 97.900) com motor de 2,0 litros e 150/155 cv, que tem vantagens como câmera traseira e monitor de pressão dos pneus, mas não vem com faróis de leds ou ampla tela no sistema de áudio. O Cruze LT (R$ 99.290, ainda modelo 2019) vem com 150/153 cv em motor 1,4 turbo, câmera, monitor de pneus e tela de 7 pol, deixando de fora os faróis de leds; o revestimento interno simula couro. Assim, o conjunto do Jetta está bem posicionado em relação custo-benefício, com a vantagem de ser um lançamento mais recente. 1 ponto
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Desempenho e consumo
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 8,7 s |
0 a 120 km/h | 11,9 s |
0 a 400 m | 16,4 s |
Retomada | |
60 a 100 km/h* | 4,8 s |
60 a 120 km/h* | 7,9 s |
80 a 120 km/h* | 5,9 s |
Consumo | |
Trajeto leve em cidade | 14,5 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 7,7 km/l |
Trajeto em rodovia | 15,4 km/l |
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima (gas./álc.) | 150 cv a 5.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 25,5 m.kgf de 1.400 a 3.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 16 pol |
Pneus | 205/60 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,702 m |
Largura | 1,799 m |
Altura | 1,474 m |
Entre-eixos | 2,688 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 510 l |
Peso em ordem de marcha | 1.331 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 210 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,9 s |
Consumo em cidade | 10,9/7,4 km/l |
Consumo em rodovia | 14,0/9,6 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |