Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Transmissões diferentes: o GTS tem uma automática com conversor de torque, enquanto o GLI se mantém fiel à automatizada de dupla embreagem DSG

Embora diversas em concepção, as transmissões estão bem calibradas e são similares no uso: oferecem programa esportivo e permitem mudanças manuais pela alavanca ou pelos comandos do volante; em modo manual, passam à marcha seguinte no limite de rotações e efetuam redução automática se o acelerador for pressionado além de um batente bem definido.

A ausência de conversor de torque na caixa de dupla embreagem do GLI traz a vantagem de maior eficiência energética, enquanto sua presença na automática do GTS contribui para a agilidade nas saídas. O Jetta tem ainda função roda-livre, que deixa o carro rolar sem freio-motor quando se deixa de acelerar, para aproveitar a inércia (ativa apenas em modo de condução econômico).

Consumo
Bem mais leve e menos potente, o Virtus leva vantagem em economia, mas talvez menor do que se espera — o que atesta o grau de eficiência do Jetta. O GTS fez 1 km/l a mais no trajeto urbano leve e 0,6 a mais tanto no urbano exigente quanto no rodoviário. Em ambos os casos, mais de 12 km/l de gasolina nos dois percursos mais favoráveis são boas marcas para sedãs rápidos como eles.

Não são apenas pneus: suspensão multibraço e calibração firme deixam o Jetta excelente em comportamento, mas o Virtus ganha em conforto em pisos ruins

Comportamento dinâmico
O GLI mostra um acerto de suspensão firme, com alto controle de movimentos e certa transmissão dos desníveis do piso, o que sacrifica o conforto em patamar aceitável para a proposta. Além disso, é o único Jetta hoje vendido no Brasil com sistema multibraço na traseira, mais sofisticado e eficaz que o eixo de torção, usado nas demais versões e no Virtus.

O GLI é um carro empolgante em curvas, feito para entreter: o comportamento revela-se neutro e tudo foi ajustado com precisão, dos pneus ao controle de estabilidade bem permissivo

Associados à direção rápida, comunicativa e que requer certo esforço em modo esportivo, o resultado é um carro empolgante em curvas, feito para entreter. O comportamento revela-se neutro e pode-se provocar levemente a traseira para inserir o carro na curva. Tudo foi ajustado com precisão, da aderência dos pneus ao controle eletrônico de estabilidade (presente nos dois), bem permissivo e que intervém apenas quando necessário.

No GTS, apesar de recalibrada, a suspensão lembra a de um Virtus comum, macia a ponto de se comprimir em demasia em lombadas e raspar um defletor plástico da frente. Apesar disso, os pneus fornecem boa aderência com atitude próxima a neutra e boa estabilidade, associadas a melhor aptidão a pisos de baixa qualidade que no GLI. Os dois carros têm freios potentes — excelentes no Jetta —, bom acerto da direção e controle de diferencial, que visa a reduzir a patinação da roda interna ao acelerar forte.

Por preço 52% maior o GLI fornece altas doses de desempenho, estabilidade e conveniência, mas quem optar pelo GTS ainda terá um desempenho incomum em sedãs compactos

Segurança passiva
O Jetta vence em proteção aos ocupantes por trazer bolsas infláveis do tipo cortina, além das frontais e das laterais dianteiras também presentes no Virtus. Como é exigido hoje, ambos têm encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil.

Custo-benefício
Como ressalvamos no início, não cabe aqui a comparação entre carros de preços tão distantes: o GTS custa R$ 117.590 e o GLI com teto solar vai a R$ 178.210, quase 52% a mais. Mesmo assim, para quem perguntar se o Jetta vale a diferença: a nosso ver, sim, pois é bem superior em equipamentos e desempenho, um pouco mais espaçoso e dono de grande estabilidade. Pena não se distinguir tão claramente para evitar ser confundido com o “irmão” menor.

Contudo, quem quiser levar um sedã esportivo da Volkswagen por dois terços do preço do GLI não ficará decepcionado com o Virtus GTS, que anda muito bem, tem espaço interno e para bagagem semelhante e mostra válida caracterização visual por fora e por dentro, coerente com o que o antepassado Passat GTS Pointer oferecia nos anos 80. É verdade que seu preço está no topo entre os sedãs compactos, mas isso também vale para seu desempenho.

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Nossas notas

  Virtus Jetta
Estilo 4 4
Acabamento e conveniência 4 5
Posto do motorista 4 4
Espaço interno 4 4
Porta-malas 5 5
Motor e desempenho 4 5
Consumo 4 4
Comportamento dinâmico 4 4
Segurança passiva 4 5
Custo-benefício 4 4
Média 4,1 4,4
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

Ficha técnica

  Virtus Jetta
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 80 mm 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.395 cm³ 1.984 cm³
Taxa de compressão 10:1 9,6:1
Alimentação injeção direta (também indireta no Jetta), turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 150 cv de 4.500 a 6.000 rpm* 230 cv de 4.700 a 6.200 rpm
Torque máximo 25,5 m.kgf de 1.500 a 4.000 rpm* 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.600 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automatizada de dupla embreagem, 6
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6,5 x 17 pol 7,5 x 18 pol
Pneus 205/50 R 17 225/45 R 18
Dimensões
Comprimento 4,492 m 4,702 m
Largura 1,751 m 1,799 m
Altura 1,476 m 1,478 m
Entre-eixos 2,649 m 2,688 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 50 l
Compartimento de bagagem 521 l 510 l
Peso em ordem de marcha 1.255 kg 1.432 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 210 km/h* 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,7 s* 6,8 s
Consumo em cidade 11,0/7,5 km/l* 9,9 km/l
Consumo em rodovia 13,7/9,6 km/l* 12,5 km/l
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro

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