Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
in Avaliação, Volkswagen
  • Virtus
  • Jetta

Transmissões diferentes: o GTS tem uma automática com conversor de torque, enquanto o GLI se mantém fiel à automatizada de dupla embreagem DSG

Embora diversas em concepção, as transmissões estão bem calibradas e são similares no uso: oferecem programa esportivo e permitem mudanças manuais pela alavanca ou pelos comandos do volante; em modo manual, passam à marcha seguinte no limite de rotações e efetuam redução automática se o acelerador for pressionado além de um batente bem definido.

A ausência de conversor de torque na caixa de dupla embreagem do GLI traz a vantagem de maior eficiência energética, enquanto sua presença na automática do GTS contribui para a agilidade nas saídas. O Jetta tem ainda função roda-livre, que deixa o carro rolar sem freio-motor quando se deixa de acelerar, para aproveitar a inércia (ativa apenas em modo de condução econômico).

Consumo
Bem mais leve e menos potente, o Virtus leva vantagem em economia, mas talvez menor do que se espera — o que atesta o grau de eficiência do Jetta. O GTS fez 1 km/l a mais no trajeto urbano leve e 0,6 a mais tanto no urbano exigente quanto no rodoviário. Em ambos os casos, mais de 12 km/l de gasolina nos dois percursos mais favoráveis são boas marcas para sedãs rápidos como eles.

  • Virtus
  • Jetta

Não são apenas pneus: suspensão multibraço e calibração firme deixam o Jetta excelente em comportamento, mas o Virtus ganha em conforto em pisos ruins

Comportamento dinâmico
O GLI mostra um acerto de suspensão firme, com alto controle de movimentos e certa transmissão dos desníveis do piso, o que sacrifica o conforto em patamar aceitável para a proposta. Além disso, é o único Jetta hoje vendido no Brasil com sistema multibraço na traseira, mais sofisticado e eficaz que o eixo de torção, usado nas demais versões e no Virtus.

O GLI é um carro empolgante em curvas, feito para entreter: o comportamento revela-se neutro e tudo foi ajustado com precisão, dos pneus ao controle de estabilidade bem permissivo

Associados à direção rápida, comunicativa e que requer certo esforço em modo esportivo, o resultado é um carro empolgante em curvas, feito para entreter. O comportamento revela-se neutro e pode-se provocar levemente a traseira para inserir o carro na curva. Tudo foi ajustado com precisão, da aderência dos pneus ao controle eletrônico de estabilidade (presente nos dois), bem permissivo e que intervém apenas quando necessário.

No GTS, apesar de recalibrada, a suspensão lembra a de um Virtus comum, macia a ponto de se comprimir em demasia em lombadas e raspar um defletor plástico da frente. Apesar disso, os pneus fornecem boa aderência com atitude próxima a neutra e boa estabilidade, associadas a melhor aptidão a pisos de baixa qualidade que no GLI. Os dois carros têm freios potentes — excelentes no Jetta —, bom acerto da direção e controle de diferencial, que visa a reduzir a patinação da roda interna ao acelerar forte.

  • Virtus
  • Jetta

Por preço 52% maior o GLI fornece altas doses de desempenho, estabilidade e conveniência, mas quem optar pelo GTS ainda terá um desempenho incomum em sedãs compactos

Segurança passiva
O Jetta vence em proteção aos ocupantes por trazer bolsas infláveis do tipo cortina, além das frontais e das laterais dianteiras também presentes no Virtus. Como é exigido hoje, ambos têm encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil.

Custo-benefício
Como ressalvamos no início, não cabe aqui a comparação entre carros de preços tão distantes: o GTS custa R$ 117.590 e o GLI com teto solar vai a R$ 178.210, quase 52% a mais. Mesmo assim, para quem perguntar se o Jetta vale a diferença: a nosso ver, sim, pois é bem superior em equipamentos e desempenho, um pouco mais espaçoso e dono de grande estabilidade. Pena não se distinguir tão claramente para evitar ser confundido com o “irmão” menor.

Contudo, quem quiser levar um sedã esportivo da Volkswagen por dois terços do preço do GLI não ficará decepcionado com o Virtus GTS, que anda muito bem, tem espaço interno e para bagagem semelhante e mostra válida caracterização visual por fora e por dentro, coerente com o que o antepassado Passat GTS Pointer oferecia nos anos 80. É verdade que seu preço está no topo entre os sedãs compactos, mas isso também vale para seu desempenho.

Mais Avaliações

Nossas notas

  Virtus Jetta
Estilo 4 4
Acabamento e conveniência 4 5
Posto do motorista 4 4
Espaço interno 4 4
Porta-malas 5 5
Motor e desempenho 4 5
Consumo 4 4
Comportamento dinâmico 4 4
Segurança passiva 4 5
Custo-benefício 4 4
Média 4,1 4,4
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

Ficha técnica

  Virtus Jetta
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 80 mm 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.395 cm³ 1.984 cm³
Taxa de compressão 10:1 9,6:1
Alimentação injeção direta (também indireta no Jetta), turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 150 cv de 4.500 a 6.000 rpm* 230 cv de 4.700 a 6.200 rpm
Torque máximo 25,5 m.kgf de 1.500 a 4.000 rpm* 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.600 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automatizada de dupla embreagem, 6
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6,5 x 17 pol 7,5 x 18 pol
Pneus 205/50 R 17 225/45 R 18
Dimensões
Comprimento 4,492 m 4,702 m
Largura 1,751 m 1,799 m
Altura 1,476 m 1,478 m
Entre-eixos 2,649 m 2,688 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 50 l
Compartimento de bagagem 521 l 510 l
Peso em ordem de marcha 1.255 kg 1.432 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 210 km/h* 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,7 s* 6,8 s
Consumo em cidade 11,0/7,5 km/l* 9,9 km/l
Consumo em rodovia 13,7/9,6 km/l* 12,5 km/l
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro
Page 3 of 3
Prev123
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaJettaJetta GLIVirtusVirtus GTSVolkswagen

Related Posts

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

05/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp