Transmissões diferentes: o GTS tem uma automática com conversor de torque, enquanto o GLI se mantém fiel à automatizada de dupla embreagem DSG
Embora diversas em concepção, as transmissões estão bem calibradas e são similares no uso: oferecem programa esportivo e permitem mudanças manuais pela alavanca ou pelos comandos do volante; em modo manual, passam à marcha seguinte no limite de rotações e efetuam redução automática se o acelerador for pressionado além de um batente bem definido.
A ausência de conversor de torque na caixa de dupla embreagem do GLI traz a vantagem de maior eficiência energética, enquanto sua presença na automática do GTS contribui para a agilidade nas saídas. O Jetta tem ainda função roda-livre, que deixa o carro rolar sem freio-motor quando se deixa de acelerar, para aproveitar a inércia (ativa apenas em modo de condução econômico).
Consumo
Bem mais leve e menos potente, o Virtus leva vantagem em economia, mas talvez menor do que se espera — o que atesta o grau de eficiência do Jetta. O GTS fez 1 km/l a mais no trajeto urbano leve e 0,6 a mais tanto no urbano exigente quanto no rodoviário. Em ambos os casos, mais de 12 km/l de gasolina nos dois percursos mais favoráveis são boas marcas para sedãs rápidos como eles.
Não são apenas pneus: suspensão multibraço e calibração firme deixam o Jetta excelente em comportamento, mas o Virtus ganha em conforto em pisos ruins
Comportamento dinâmico
O GLI mostra um acerto de suspensão firme, com alto controle de movimentos e certa transmissão dos desníveis do piso, o que sacrifica o conforto em patamar aceitável para a proposta. Além disso, é o único Jetta hoje vendido no Brasil com sistema multibraço na traseira, mais sofisticado e eficaz que o eixo de torção, usado nas demais versões e no Virtus.
O GLI é um carro empolgante em curvas, feito para entreter: o comportamento revela-se neutro e tudo foi ajustado com precisão, dos pneus ao controle de estabilidade bem permissivo
Associados à direção rápida, comunicativa e que requer certo esforço em modo esportivo, o resultado é um carro empolgante em curvas, feito para entreter. O comportamento revela-se neutro e pode-se provocar levemente a traseira para inserir o carro na curva. Tudo foi ajustado com precisão, da aderência dos pneus ao controle eletrônico de estabilidade (presente nos dois), bem permissivo e que intervém apenas quando necessário.
No GTS, apesar de recalibrada, a suspensão lembra a de um Virtus comum, macia a ponto de se comprimir em demasia em lombadas e raspar um defletor plástico da frente. Apesar disso, os pneus fornecem boa aderência com atitude próxima a neutra e boa estabilidade, associadas a melhor aptidão a pisos de baixa qualidade que no GLI. Os dois carros têm freios potentes — excelentes no Jetta —, bom acerto da direção e controle de diferencial, que visa a reduzir a patinação da roda interna ao acelerar forte.
Por preço 52% maior o GLI fornece altas doses de desempenho, estabilidade e conveniência, mas quem optar pelo GTS ainda terá um desempenho incomum em sedãs compactos
Segurança passiva
O Jetta vence em proteção aos ocupantes por trazer bolsas infláveis do tipo cortina, além das frontais e das laterais dianteiras também presentes no Virtus. Como é exigido hoje, ambos têm encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil.
Custo-benefício
Como ressalvamos no início, não cabe aqui a comparação entre carros de preços tão distantes: o GTS custa R$ 117.590 e o GLI com teto solar vai a R$ 178.210, quase 52% a mais. Mesmo assim, para quem perguntar se o Jetta vale a diferença: a nosso ver, sim, pois é bem superior em equipamentos e desempenho, um pouco mais espaçoso e dono de grande estabilidade. Pena não se distinguir tão claramente para evitar ser confundido com o “irmão” menor.
Contudo, quem quiser levar um sedã esportivo da Volkswagen por dois terços do preço do GLI não ficará decepcionado com o Virtus GTS, que anda muito bem, tem espaço interno e para bagagem semelhante e mostra válida caracterização visual por fora e por dentro, coerente com o que o antepassado Passat GTS Pointer oferecia nos anos 80. É verdade que seu preço está no topo entre os sedãs compactos, mas isso também vale para seu desempenho.
Mais AvaliaçõesNossas notas
Virtus | Jetta | |
Estilo | 4 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 5 |
Posto do motorista | 4 | 4 |
Espaço interno | 4 | 4 |
Porta-malas | 5 | 5 |
Motor e desempenho | 4 | 5 |
Consumo | 4 | 4 |
Comportamento dinâmico | 4 | 4 |
Segurança passiva | 4 | 5 |
Custo-benefício | 4 | 4 |
Média | 4,1 | 4,4 |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica
Virtus | Jetta | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74,5 x 80 mm | 82,5 x 92,8 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ | 1.984 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 | 9,6:1 |
Alimentação | injeção direta (também indireta no Jetta), turbocompressor, resfriador de ar | |
Potência máxima | 150 cv de 4.500 a 6.000 rpm* | 230 cv de 4.700 a 6.200 rpm |
Torque máximo | 25,5 m.kgf de 1.500 a 4.000 rpm* | 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.600 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automatizada de dupla embreagem, 6 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | ||
Dimensões | 6,5 x 17 pol | 7,5 x 18 pol |
Pneus | 205/50 R 17 | 225/45 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,492 m | 4,702 m |
Largura | 1,751 m | 1,799 m |
Altura | 1,476 m | 1,478 m |
Entre-eixos | 2,649 m | 2,688 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 52 l | 50 l |
Compartimento de bagagem | 521 l | 510 l |
Peso em ordem de marcha | 1.255 kg | 1.432 kg |
Desempenho e consumo | ||
Velocidade máxima | 210 km/h* | 250 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,7 s* | 6,8 s |
Consumo em cidade | 11,0/7,5 km/l* | 9,9 km/l |
Consumo em rodovia | 13,7/9,6 km/l* | 12,5 km/l |
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro |