Se não é o melhor Virtus para quem tem pressa, o MSI oferece boas respostas em baixa rotação e acelera de 0 a 100 km/h em adequados 13,4 segundos
Motor e desempenho
O motor EA-211 de 1,6 litro e quatro válvulas por cilindro, amplamente usado pela marca — já equipou do Gol ao Golf —, obtém potência pouco inferior à do turbo de 1,0 litro (110 cv com gasolina e 117 com álcool em vez de 116/128 cv), mas com grande diferença em torque (15,8/16,5 m.kgf, na mesma ordem, ante 20,4 m.kgf com qualquer combustível) e seu pico em rotação bem maior. É um motor apropriado ao Virtus, de operação suave e silenciosa até médios regimes e um pouco áspero em altos, sem grandes pretensões em desempenho.
Na pista o MSI acelerou de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e retomou de 60 a 120 km/h em 13,5 s, diferenças importantes para os 10,7 e 10,2 s (na ordem) do TSI, ambos com gasolina. É preciso lembrar que o motor aspirado perde potência à altitude das medições, cerca de 600 metros acima do nível do mar, o que não ocorre na versão turbo.
A transmissão automática de seis marchas mostra boa calibração e oferece programa esportivo e seleção manual via alavanca (não há comandos no volante). Poderia ser atenuada a força de tração em marcha-lenta: embora haja controle de ponto-morto, o carro empurra forte quando ele não é acionado, como ao segurar pelo freio de estacionamento.
Motor de até 117 cv e caixa automática de seis marchas trazem bom consumo
Consumo
Apesar de ser menos eficiente em combustível que o turbo, o Virtus 1,6 obteve boas marcas de consumo, na faixa de 14 km/l de gasolina nos dois trajetos mais favoráveis, enquanto o TSI fez mais de 15 km/l.
Embora com desempenho moderado nessa versão, o Virtus agrada pela ótima absorção de defeitos do solo, com suspensão macia e pneus em medida tradicional
Comportamento dinâmico
Em um mercado onde cada vez mais carros adotam um rodar firme e com excessiva transmissão de irregularidades do piso, é agradável desfrutar o conforto de marcha dessa versão do Virtus: com suspensão macia e pneus em medida tradicional (195/65 R 15), obtém ótima absorção de todo tipo de defeito do solo.
Claro que alguma perda em estabilidade e precisão de respostas ao volante pode ser notada em relação ao Highline com pneus 205/50 R 17, mas nada que comprometa a direção segura. O que pode melhorar — em ambas as versões — são os amortecedores dianteiros, fracos na compressão, que chegam ao batente com facilidade em lombadas. O sedã tem controle eletrônico de estabilidade de série, direção com assistência elétrica bem acertada e freios corretos.
Conforto ao rodar é destaque no Virtus, com suspensão macia e pneus de medidas moderadas; a Volkswagen poderia adotar bolsas infláveis de cortina
Segurança passiva
O mais simples Virtus segue a dotação de segurança passiva das versões superiores, com bolsas infláveis laterais dianteiras (não há opção de cortinas) e os demais itens exigidos por lei, como encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos e fixação Isofix para cadeiras infantis.
Custo-benefício
O Virtus MSI custa R$ 77.090 em pacote fechado, sem oferecer opcionais. O conteúdo de série deixa algumas faltas que as versões superiores Comfortline e Highline suprem e outras que nelas permanecem. Diante dos concorrentes, ele oferece um conjunto forte em espaço para passageiros e bagagem, mas algo modesto em equipamentos.
O Fiat Cronos mais próximo é o Precision de 1,75 litro (135/139 cv), que custa R$ 77 mil. É mais potente e oferece alguns itens adicionais (como monitor de pressão de pneus e controlador de velocidade), mas menos espaço interno, e não tem bolsas infláveis laterais. Por R$ 76.890 o Hyundai HB20S Diamond com motor turbo de 1,0 litro (120 cv) adiciona ao conteúdo do Virtus câmera traseira e controlador de velocidade, mas também é menor para passageiros e bagagem. Quem desequilibra a disputa é o Chevrolet Onix Plus Premier turbo de 1,0 litro (116 cv): sai por R$ 79.090 com bom desempenho, os mesmos itens citados para o Cronos e outros como bolsas de cortina, chave presencial, roteamento de internet e carregador de celular sem fio, com desvantagem pelo menor porta-malas.
Mais Avaliações
Nossas notas
Estilo | 4 |
Acabamento e conveniência | 3 |
Posto do motorista | 4 |
Espaço interno | 4 |
Porta-malas | 5 |
Motor e desempenho | 3 |
Consumo | 4 |
Comportamento dinâmico | 4 |
Segurança passiva | 4 |
Custo-benefício | 3 |
Média | 3,8 |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Desempenho e consumo
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 13,4 s |
0 a 120 km/h | 18,8 s |
0 a 400 m | 18,9 s |
Retomada* | |
60 a 100 km/h | 8,1 s |
60 a 120 km/h | 13,5 s |
80 a 120 km/h | 10,6 s |
Consumo | |
Trajeto leve em cidade | 13,8 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 7,3 km/l |
Trajeto em rodovia | 14,1 km/l |
Testes com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 76,5 x 86,9 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 110/117 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,8/16,5 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 6 x 15 pol |
Pneus | 195/65 R 15 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,482 m |
Largura | 1,751 m |
Altura | 1,472 m |
Entre-eixos | 2,651 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 52 l |
Compartimento de bagagem | 521 l |
Peso em ordem de marcha | 1.139 kg |
Desempenho (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 195/191 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,8/10,2 s |
Consumo em cidade | 10,8/7,8 km/l |
Consumo em rodovia | 13,8/9,8 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |