Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Uma tarde de Honda Civic Si, talvez o último de uma espécie

04/08/2020
in Avaliação, Honda

Diversão na pista demonstra o ponto forte do esportivo de duas portas e transmissão manual: é um devorador de curvas

Texto: Kleber Nogueira – Fotos: divulgação

 

O convite era irrecusável: numa tarde ensolarada de inverno, fomos desafiados a extrair o máximo de diversão de um Honda Civic Si — esportivo do tipo raiz, com duas portas e transmissão manual, como quase não se vê mais por aqui. Você pode imaginar quão carente estávamos após meses de isolamento, em que o uso do carro se reduziu ao mínimo e os eventos de lançamento rarearam.

Em uma tabela estavam dispostos os números alcançados pelos motoristas anteriores, em três diferentes etapas: a aceleração de 0 a 100 km/h, o slalom — prova do ziguezague onde o mais rápido é o vencedor — e, por último, um pequeno circuito com curvas fechadas e chicanas.

 

Novas rodas em preto, faróis de neblina de leds: poucas mudanças visuais no Civic Si, uma das raras opções de cupês esportivos do mercado nacional

 

O Civic Si da décima geração mudou pouco desde sua estreia por aqui, em abril de 2018. O modelo 2020 traz detalhes que realçam a esportividade, como novas rodas em preto fosco e molduras dos faróis de neblina, o acabamento interno com mais vermelho e a adição de limpador de para-brisa automático e carregador de celular sem fio por indução. Tais faróis agora são de leds como os principais — embora o tom mais amarelado das lâmpadas comuns seja funcional no nevoeiro, esteticamente não fica bem quando estão todos acesos.

 

 

O sistema de áudio agora amplifica o som do motor na cabine, usando os alto-falantes, quando o modo esportivo é acionado. O motorista consegue, ao toque de um botão, alternar entre o isolamento acústico e o som das rotações em elevação. Há quem não goste do artificialismo, mas não é fácil o compromisso entre atender aos limites de ruído externo, promover um ambiente silencioso quando se deseja e oferecer emoção quando se prefere. A nosso ver a Honda fez bem a lição de casa, com um som discreto e que soa realista.

Parados na linha de partida, acionamos a tecla Sport — que deixa mais arisco o acelerador e altera a calibração da suspensão com controle eletrônico de amortecimento e da direção. Desativado o controle de tração para ter o motor livre e sem limitações, a primeira é aplicada na transmissão de engates curtos, secos e precisos. Com o OK da equipe, pé ao máximo. Chegamos a 100 km/h na casa dos 7 segundos e poucos décimos. Nada mal. A marca alegou que reduziu a relação do diferencial do modelo 2020 em 6% em busca de mais desempenho, sobretudo na fase em que a turbina do motor de 1,5 litro ainda não está em plena atividade.

 

Interior ganhou vermelho nos bancos esportivos, limpador automático e carregador de celular por indução; sistema de áudio mantém a tela de 7 polegadas

 

Agora, onde o Si diverte mais: curvas. No slalom é que as melhores qualidades desse esportivo se sobressaem e o motorista sente-se mais recompensado. Cada movimento de apontar e virar o volante faz a dianteira do carro devorar o ziguezague, praticamente sem subesterço. O corpo é pressionado contra os apoios laterais do banco e, mesmo com a traseira apontando a tangente, o Si persegue curvas como se estivesse sobre trilhos. No painel, a tela multifuncional estava configurada para exibir a aceleração lateral, que alternava entre os limites a cada apontada da dianteira. A vontade é de repetir o exercício mais e mais, pois o carro não se dá por vencido.

 

Apontar e virar o volante faz a dianteira do Si devorar o ziguezague e, com diferencial autobloqueante, a aceleração em curvas se faz previsível

 

No circuito fechado, a diversão é mista. A adrenalina das curvas mistura-se à aceleração bem disposta com o motor cheio e a frenagens seguras, estáveis, intensas. A direção com relação variável — mais lenta no centro e direta próximo às extremidades — torna o esterçar atiçado. Com diferencial autobloqueante, a aceleração em curvas se faz previsível e o carro segue obediente, mesmo com o acelerador ao máximo.

 

Caixa manual permite explorar o motor de 208 cv ao prazer do motorista; instrumentos indicam pressão de turbo e momento ideal da troca de marcha

 

O Si poderia ser mais rápido? Poderia. Nosso teste do modelo 2019, antes do encurtamento do diferencial, apontou um Civic que acelera até 100 km/h em 8,2 segundos, tempo equivalente ao do “irmão” comportado Touring — com 35 cv a menos, mas favorecido pela transmissão CVT. Ficamos imaginando como ele seria com um motor de 2,0 litros como o de seu concorrente não mais disponível no Brasil, o Volkswagen Golf GTI, ou o competidor mais próximo hoje, o Jetta GLI, ambos com 230 cv e torque bem superior.

A seu favor, o Civic Si continua a oferecer exclusividade, um elegante teto que decai com a elegância típica dos cupês, as duas portas e, claro, a transmissão manual. Isso o torna um oásis aos que podem dispor de R$ 180 mil e estão em busca de recompensa após meses de isolamento. Todo adulto que gosta de dirigir deveria ter direito a essa terapia.

Mais Avaliações

 

Preço e equipamentos

• Civic Si (R$ 179.900) – Ar-condicionado automático de duas zonas, bolsas infláveis laterais e de cortina, câmera sob o retrovisor direito, câmera traseira de manobras, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds, fixação Isofix para cadeiras infantis, freio de estacionamento com comando elétrico, limpador de para-brisa automático, rodas de alumínio de 18 polegadas, sistema de áudio com tela de 7 pol compatível com Android Auto e Apple Car Play,  teto solar com controle elétrico.

• Garantia – 3 anos.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 73 x 89,5 mm
Cilindrada 1.498 cm³
Taxa de compressão 10,3:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 208 cv a 5.700 rpm
Torque máximo 26,5 m.kgf de 2.100 a 5.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 8 x 18 pol
Pneus 235/40 R 18
Dimensões
Comprimento 4,522 m
Largura 1,799 m
Altura 1,421 m
Entre-eixos 2,70 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 47 l
Compartimento de bagagem 334 l
Peso em ordem de marcha 1.321 kg
Desempenho e consumo
Não disponíveis
Dados do fabricante

 

Tags: avaliaçãoCivicCivic SiHonda

Related Posts

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados
Outras revistas nacionais

Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados

19/11/2024
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024
Revistas Auto Esporte: edições da boa fase dos anos 80 e 90
Revista Auto Esporte

Revistas Auto Esporte: edições da boa fase dos anos 80 e 90

17/09/2024
Honda Civic: mais de 20 anos em quadros decorativos
Auto Livraria - Honda

Honda Civic: mais de 20 anos em quadros decorativos

02/08/2024

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp