São duas portas e um lugar a mais que no antecessor C30, mas o V40
ainda não é ideal para a família: teria de ganhar espaço traseiro
Apesar das cinco portas e dos cinco lugares — eram apenas quatro no C30 —, o V40 não se presta bem ao transporte familiar: o banco traseiro é apenas regular em espaço para pernas, ombros e cabeças e a forma do encosto inviabiliza que se sentem três pessoas. Também não sobressai em capacidade de bagagem, meros 335 litros. Embora seja do tipo temporário, o estepe fica inclinado e acaba consumindo espaço considerável.
Bom motor, apesar da idade
Tradicional na marca e substituído em outros modelos pela nova série Drive-E de quatro cilindros (incluindo o V40 hoje vendido na Europa, que usa uma versão de 1,6 litro), o motor do Comfort oferecido no Brasil é um cinco-cilindros de 2,0 litros com turbocompressor que produz potência de 180 cv, algo baixa para os padrões atuais (90 cv por litro), e o bom torque de 30,6 m.kgf, atingido não tão cedo quanto em outras unidades turbo (começa a 2.700 rpm; tem sido comum o pico partir a menos de 1.500).
O motor veterano na marca fornece bom desempenho, mas poderia
consumir menos; câmbio automático de seis marchas opera bem
Seu funcionamento é exemplar: isento de vibrações, silencioso — mas com um “borbulhar” de escapamento sutil e agradável — e com fornecimento linear de potência que sugere um motor aspirado de maior cilindrada, sendo difícil encontrar qualquer hesitação até o turbo atuar. A atuação do acelerador é que poderia ser menos abrupta. O desempenho em si não impressiona, em parte pelo peso um tanto alto — 1.554 kg, algo como 200 acima da média do segmento —, mas cumpre com folga qualquer demanda e permite acompanhar o tráfego com baixa rotação. Acelerar de 0 a 100 km/h leva bons 9,1 segundos (veja mais medições no quadro abaixo).
Seu motor isento de vibrações produz um
“borbulhar” de escapamento sutil, sendo
difícil encontrar hesitação até o turbo atuar
A caixa de câmbio automática de seis marchas — não automatizada de dupla embreagem, como em alguns Fords de plataforma semelhante — opera com suavidade e tem um programa esportivo de uso. Mudanças manuais podem ser efetuadas pela alavanca, subindo marchas para frente (outra diferença para o padrão Ford usado no Focus anterior), e em modo manual consegue-se abrir quase todo o acelerador sem provocar redução.
Raramente se precisa dessa operação, porém, dada a calibração muito bem feita da caixa. Em declive acentuado, por exemplo, basta um toque rápido no acelerador para o câmbio reduzir e reter marchas, a fim de obter o desejado freio-motor. O programa esportivo mantém rotações mais altas, mas permanece atento ao modo de dirigir — não como alguns outros, que passam a forçar regime excessivo mesmo que o motorista conduza de forma tranquila.
Direção exata e bom acerto de suspensão garantem tranquilidade para
andar rápido, mas a absorção de irregularidades pode melhorar
Com arquitetura moderna que inclui sistema multibraço na traseira, a suspensão do V40 assegura bom comportamento em curvas, mas com subesterço acentuado e absorção de irregularidades que deveria ser melhor para o piso brasileiro — e não é culpa do perfil dos pneus de medida moderada, 205/50 R 17. Ainda, pouco mais de carga nos amortecedores evitaria movimento excessivo da frente ao transpor lombadas (não chega, porém, a raspar com facilidade).
Pode-se argumentar, claro, que errado está o país e não o carro. Em contrapartida, a assistência elétrica da direção tem acerto irrepreensível (bastante leve em manobras e com peso ideal para velocidades bem altas), o controle de estabilidade não intervém mais que o necessário e os freios são bem dimensionados até para uso severo. E apesar de o Comfort abrir mão de recursos como faróis com lâmpadas de xenônio, por se tratar da versão de entrada, seu conteúdo de segurança ainda é respeitável, com destaque para o sistema City Safety (leia quadro técnico abaixo).
O segmento está repleto de boas opções, seja em termos de imagem e qualidade, seja quanto a estilo, conforto, desempenho e segurança. A Volvo precisa estar atenta para aprimorar seu representante — que tal trazer logo o motor Drive-E? —, mas o V40 Comfort consiste, ainda assim, em uma alternativa que merece ser considerada.
Mais Avaliações |
Desempenho e consumo
Aceleração |
|
0 a 100 km/h | 9,1 s |
0 a 120 km/h | 11,7 s |
0 a 400 m | 16,4 s |
Retomada |
|
60 a 100 km/h* | 5,9 s |
60 a 120 km/h* | 8,7 s |
80 a 120 km/h* | 6,8 s |
Consumo |
|
Trajeto leve em cidade | 10,1 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 5,9 km/l |
Trajeto em rodovia | 10,6 km/l |
Autonomia |
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Trajeto leve em cidade | 564 km |
Trajeto exigente em cidade | 329 km |
Trajeto em rodovia | 591 km |
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Dados do fabricante
Velocidade máxima | 220 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,9 s |
Consumo não disponível |
Comentário técnico
• Longe de ser novidade, o motor de código B5204T8 do V40 Comfort tem suas origens na Volvo em 1990, quando apareceu o seis-cilindros em linha do sedã grande 960. As versões de quatro e cinco cilindros vieram mais tarde — a de cinco e 2,0 litros começou com o médio 850. O código da unidade vista aqui significa Bensin (gasolina), cinco cilindros, 2,0 litros, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor e oitava geração, esta desenvolvida para o próprio hatchback (a versão terminada em 9 é a de 213 cv que equipa o V40 Cross Country).
Embora com alguns atributos atuais, como o bloco de alumínio e as bielas forjadas, faltam ao motor recursos hoje em voga, como a injeção direta, que permitiriam menor consumo sem prejuízo do desempenho. A Volvo já o substituiu em vários modelos pela nova série Drive-E de quatro cilindros, dotada dessa injeção e de outros avanços.
• A plataforma deste Volvo, designada como P1, deriva da usada pelo Ford Focus de segunda geração (modelo europeu de 2004) e pela própria marca sueca nos modelos anteriores hatch C30, sedã S40, perua V50 e conversível C70. O terceiro Focus passou a uma evolução da arquitetura chamada de Global C.
• O sistema City Safety (segurança na cidade), de série mesmo no V40 de entrada, usa laser para monitorar a área adiante do carro em velocidade de até 50 km/h. O sistema detecta se o veículo posicionado entre 6 e 8 metros à frente está parado ou movendo-se e, em caso de redução brusca de sua velocidade, alerta o motorista e pré-carrega os freios para atuação mais rápida. Se o condutor não frear ou o fizer com intensidade insuficiente, o City Safety encarrega-se da frenagem e de desativar o acelerador.
Ficha técnica
Motor |
|
Posição | transversal |
Cilindros | 5 em linha |
Material do bloco/cabeçote | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 81 x 77 mm |
Cilindrada | 1.984 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 180 cv a 5.000 rpm |
Torque máximo | 30,6 m.kgf de 2.700 a 4.000 rpm |
Potência específica | 90,7 cv/l |
Transmissão |
|
Tipo de câmbio e marchas | automático / 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
1ª. | 4,15 / 8 km/h |
2ª. | 2,37 / 15 km/h |
3ª. | 1,56 / 22 km/h |
4ª. | 1,16 / 30 km/h |
5ª. | 0,86/ 40 km/h |
6ª. | 0,69/ 50 km/h |
Relação de diferencial | 3,46 |
Regime a 120 km/h | 2.400 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máxima informada | 5.450 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira |
Freios |
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Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) |
Traseiros | a disco (ø ND) |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção |
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Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Diâmetro de giro | 10,8 m |
Suspensão |
|
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente multibraço, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro |
Rodas |
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Dimensões | 17 pol |
Pneus | 205/50 R 17 W |
Dimensões |
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Comprimento | 4,369 m |
Largura | 1,783 m |
Altura | 1,42 m |
Entre-eixos | 2,647 m |
Bitola dianteira | 1,559 m |
Bitola traseira | 1,546 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,31 |
Capacidades e peso |
|
Tanque de combustível | 62 l |
Compartimento de bagagem | 335 l |
Peso em ordem de marcha | 1.554 kg |
Relação peso-potência | 8,6 kg/cv |
Garantia |
|
Prazo | 2 anos sem limite de quilometragem |
Carro avaliado |
|
Ano-modelo | 2015 |
Pneus | Pirelli Cinturato P7 |
Quilometragem inicial | 500 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível |