Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

Volvo V40 Comfort quer ser forte em custo-benefício

12/05/2015
in Avaliação Completa, Volvo

Volvo V40 Comfort

 
São duas portas e um lugar a mais que no antecessor C30, mas o V40
ainda não é ideal para a família: teria de ganhar espaço traseiro

 

Apesar das cinco portas e dos cinco lugares — eram apenas quatro no C30 —, o V40 não se presta bem ao transporte familiar: o banco traseiro é apenas regular em espaço para pernas, ombros e cabeças e a forma do encosto inviabiliza que se sentem três pessoas. Também não sobressai em capacidade de bagagem, meros 335 litros. Embora seja do tipo temporário, o estepe fica inclinado e acaba consumindo espaço considerável.

 

Bom motor, apesar da idade

Tradicional na marca e substituído em outros modelos pela nova série Drive-E de quatro cilindros (incluindo o V40 hoje vendido na Europa, que usa uma versão de 1,6 litro), o motor do Comfort oferecido no Brasil é um cinco-cilindros de 2,0 litros com turbocompressor que produz potência de 180 cv, algo baixa para os padrões atuais (90 cv por litro), e o bom torque de 30,6 m.kgf, atingido não tão cedo quanto em outras unidades turbo (começa a 2.700 rpm; tem sido comum o pico partir a menos de 1.500).

 

Volvo V40 Comfort
Volvo V40 Comfort
 
O motor veterano na marca fornece bom desempenho, mas poderia
consumir menos; câmbio automático de seis marchas opera bem

 

Seu funcionamento é exemplar: isento de vibrações, silencioso — mas com um “borbulhar” de escapamento sutil e agradável — e com fornecimento linear de potência que sugere um motor aspirado de maior cilindrada, sendo difícil encontrar qualquer hesitação até o turbo atuar. A atuação do acelerador é que poderia ser menos abrupta. O desempenho em si não impressiona, em parte pelo peso um tanto alto — 1.554 kg, algo como 200 acima da média do segmento —, mas cumpre com folga qualquer demanda e permite acompanhar o tráfego com baixa rotação. Acelerar de 0 a 100 km/h leva bons 9,1 segundos (veja mais medições no quadro abaixo).

 

Seu motor isento de vibrações produz um
“borbulhar” de escapamento sutil, sendo
difícil encontrar hesitação até o turbo atuar

 

A caixa de câmbio automática de seis marchas — não automatizada de dupla embreagem, como em alguns Fords de plataforma semelhante — opera com suavidade e tem um programa esportivo de uso. Mudanças manuais podem ser efetuadas pela alavanca, subindo marchas para frente (outra diferença para o padrão Ford usado no Focus anterior), e em modo manual consegue-se abrir quase todo o acelerador sem provocar redução.

Raramente se precisa dessa operação, porém, dada a calibração muito bem feita da caixa. Em declive acentuado, por exemplo, basta um toque rápido no acelerador para o câmbio reduzir e reter marchas, a fim de obter o desejado freio-motor. O programa esportivo mantém rotações mais altas, mas permanece atento ao modo de dirigir — não como alguns outros, que passam a forçar regime excessivo mesmo que o motorista conduza de forma tranquila.

 

Volvo V40 Comfort
Volvo V40 Comfort
 
Direção exata e bom acerto de suspensão garantem tranquilidade para
andar rápido, mas a absorção de irregularidades pode melhorar

 

Com arquitetura moderna que inclui sistema multibraço na traseira, a suspensão do V40 assegura bom comportamento em curvas, mas com subesterço acentuado e absorção de irregularidades que deveria ser melhor para o piso brasileiro — e não é culpa do perfil dos pneus de medida moderada, 205/50 R 17. Ainda, pouco mais de carga nos amortecedores evitaria movimento excessivo da frente ao transpor lombadas (não chega, porém, a raspar com facilidade).

 


Auto Livraria

 

Pode-se argumentar, claro, que errado está o país e não o carro. Em contrapartida, a assistência elétrica da direção tem acerto irrepreensível (bastante leve em manobras e com peso ideal para velocidades bem altas), o controle de estabilidade não intervém mais que o necessário e os freios são bem dimensionados até para uso severo. E apesar de o Comfort abrir mão de recursos como faróis com lâmpadas de xenônio, por se tratar da versão de entrada, seu conteúdo de segurança ainda é respeitável, com destaque para o sistema City Safety (leia quadro técnico abaixo).

O segmento está repleto de boas opções, seja em termos de imagem e qualidade, seja quanto a estilo, conforto, desempenho e segurança. A Volvo precisa estar atenta para aprimorar seu representante — que tal trazer logo o motor Drive-E? —, mas o V40 Comfort consiste, ainda assim, em uma alternativa que merece ser considerada.

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração

0 a 100 km/h 9,1 s
0 a 120 km/h 11,7 s
0 a 400 m 16,4 s

Retomada

60 a 100 km/h* 5,9 s
60 a 120 km/h* 8,7 s
80 a 120 km/h* 6,8 s

Consumo

Trajeto leve em cidade 10,1 km/l
Trajeto exigente em cidade 5,9 km/l
Trajeto em rodovia 10,6 km/l

Autonomia

Trajeto leve em cidade 564 km
Trajeto exigente em cidade 329 km
Trajeto em rodovia 591 km
Testes efetuados com gasolina; conheça nossos métodos de medição

 

Dados do fabricante

Velocidade máxima 220 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,9 s
Consumo não disponível

 

Comentário técnico

• Longe de ser novidade, o motor de código B5204T8 do V40 Comfort tem suas origens na Volvo em 1990, quando apareceu o seis-cilindros em linha do sedã grande 960. As versões de quatro e cinco cilindros vieram mais tarde — a de cinco e 2,0 litros começou com o médio 850. O código da unidade vista aqui significa Bensin (gasolina), cinco cilindros, 2,0 litros, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor e oitava geração, esta desenvolvida para o próprio hatchback (a versão terminada em 9 é a de 213 cv que equipa o V40 Cross Country).

Volvo V40 ComfortEmbora com alguns atributos atuais, como o bloco de alumínio e as bielas forjadas, faltam ao motor recursos hoje em voga, como a injeção direta, que permitiriam menor consumo sem prejuízo do desempenho. A Volvo já o substituiu em vários modelos pela nova série Drive-E de quatro cilindros, dotada dessa injeção e de outros avanços.

• A plataforma deste Volvo, designada como P1, deriva da usada pelo Ford Focus de segunda geração (modelo europeu de 2004) e pela própria marca sueca nos modelos anteriores hatch C30, sedã S40, perua V50 e conversível C70. O terceiro Focus passou a uma evolução da arquitetura chamada de Global C.

• O sistema City Safety (segurança na cidade), de série mesmo no V40 de entrada, usa laser para monitorar a área adiante do carro em velocidade de até 50 km/h. O sistema detecta se o veículo posicionado entre 6 e 8 metros à frente está parado ou movendo-se e, em caso de redução brusca de sua velocidade, alerta o motorista e pré-carrega os freios para atuação mais rápida. Se o condutor não frear ou o fizer com intensidade insuficiente, o City Safety encarrega-se da frenagem e de desativar o acelerador.

 

Ficha técnica

Motor

Posição transversal
Cilindros 5 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 81 x 77 mm
Cilindrada 1.984 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 180 cv a 5.000 rpm
Torque máximo 30,6 m.kgf de 2.700 a 4.000 rpm
Potência específica 90,7 cv/l

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,15 / 8 km/h
2ª. 2,37 / 15 km/h
3ª. 1,56 / 22 km/h
4ª. 1,16 / 30 km/h
5ª. 0,86/ 40 km/h
6ª. 0,69/ 50 km/h
Relação de diferencial 3,46
Regime a 120 km/h 2.400 rpm (6ª.)
Regime à vel. máxima informada 5.450 rpm (5ª.)
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a disco (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 10,8 m

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente multibraço, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro

Rodas

Dimensões 17 pol
Pneus 205/50 R 17 W

Dimensões

Comprimento 4,369 m
Largura 1,783 m
Altura 1,42 m
Entre-eixos 2,647 m
Bitola dianteira 1,559 m
Bitola traseira 1,546 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,31

Capacidades e peso

Tanque de combustível 62 l
Compartimento de bagagem 335 l
Peso em ordem de marcha 1.554 kg
Relação peso-potência 8,6 kg/cv

Garantia

Prazo 2 anos sem limite de quilometragem

Carro avaliado

Ano-modelo 2015
Pneus Pirelli Cinturato P7
Quilometragem inicial 500 km
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaturboV40Volvo

Related Posts

Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus
Outras revistas nacionais

Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus

21/03/2025
Volvo: catálogos de caminhões NL 12, Globetrotter e outros
Auto Livraria - Volvo

Volvo: catálogos de caminhões NL 12, Globetrotter e outros

03/02/2025
Volvo: quadros com C30, S60 R, XC60 e outros
Auto Livraria - Volvo

Volvo: quadros com C30, S60 R, XC60 e outros

19/08/2024
Volvo: quadros com caminhões N10, NL12 e outros
Auto Livraria - Volvo

Volvo: quadros com caminhões N10, NL12 e outros

12/08/2024
Volvo: catálogos de S40, S60 R, C70, XC90 e outros modelos
Auto Livraria - Volvo

Volvo: catálogos de S40, S60 R, C70, XC90 e outros modelos

06/05/2022

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial
Auto Livraria

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial

O Tempra ofereceu no Brasil um motor que nunca teve na Europa: conheça a história no vídeo

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp