Variação do Fit busca mercado entre utilitários esporte; preço de R$ 80 mil contraria expectativas
Surpresa. Em janeiro Honda promoveu evento de integração com jornalistas: mostrou fábrica, laboratório, acesso a engenheiros, mostrou e deu características de seu futuro produto, o ora apresentado WR-V. Tudo insólito, desde a visita e o fraquear contatos, coisa diluída nas duas décadas de distanciamento entre empresa e imprensa, e também pelo importante fato de ser projeto gestado no Brasil, ao contrário do HR-V, lançamento de sucesso.
Para diferenciar-se pretendia-o como degrau de entrada, em imaginados R$ 70 mil. E disse dos cuidados para o comportamento como utilitário esporte: reformulação da plataforma, da suspensão, perseguindo correção de comportamento para um produto de elevada altura livre do solo, 20,7 cm. Exibiu dados de ávaro consumo para o motor de 1,5 litro, 116 cv com álcool e 115 cv com gasolina. Transmissão, a atual mania mundial, tão racional quanto insosso, o sistema de polias variáveis CVT.
Proposta da empresa foi anunciada como vontade de conquistar clientes para segmento inferior de preços, pois o WR-V seria o primeiro degrau da marca em tal especialidade. Hoje os veículos com morfologia assemelhada a SUV respondem por quase 1/5 das vendas no mercado leve. Apresentou-o como SUV – entretanto, no caso, tal conceito se funde com o de hatch.
É bem formulado, com incremento ao uso de plásticos bem cuidados e bem ajustados, características para auxiliar na imagem. Contou a favor o fato de tal versão ser projeto nacional, raridade entre as fabricantes nipônicas, seguidoras de todas as especificações enviadas pelas matrizes. Orgulho nacional, conceito e formulação serão replicados pela Honda em outros países em desenvolvimento – entenda-se como uma das parcelas para este resultado, ruas e caminhos de piso ruim. Mercado amplo, como por exemplo o da América Latina. Industrialmente empresa tem capacidade instalada para atender a eventual demanda.
Susto ocorreu com o anúncio de preços: EX a R$ 79.400 e EXL por R$ 83.400.
Aposta
Honda resolveu bancar seu cacife, pois morfologicamente o WR-V não é um SUV, mas versão do Fit, fornecedor de sua base e arquitetura mecânica. Mas os preços são superiores aos dos concorrentes de maior porte, e em alguns casos de aproxima dos dotados de transmissão automática, adjutório de maior preço.
É bem recheado. Curiosamente não agregaram controle eletrônico de estabilidade e tração, mandatório ao produto com ampla superfície lateral e elevada altura do solo. Mantém um dos pontos altos do Fit, os multiarranjos com os bancos, e completa o projeto de identificação com bancos revestidos em tecido com apliques em corajosa cor laranja, adotada para dar luminosidade interna e mostrar atrevimento, atributo bem combinado com a noção de robustez e valentia pretendidas pelo WR-V. Honda intenta vender 17 mil unidades anuais em meio a tantas novidades no setor com motores de maior cilindrada e maiores dimensões.
Roda a Roda
Ferrari 70 – Dia 12 Ferrari completou sete décadas, longo caminho entre o início como carro de corridas construídos artesanalmente e a situação atual de ser referencia como grife e status. Como contou Coluna, fará séries especiais com itens assinalativos, como cores, para referenciar sua história.
Aprendizado – Acordo entre os grupos Volkswagen, através de sua marca Sköda, e indiano Tata busca sinergias, em especial construção de veículos de baixo preço, característicos daquele grande mercado. Aparentemente os alemães pretendem criar produto – e eventualmente marca – para veículos mais simples e baratos para atender a países em desenvolvimento. No Ocidente Renault fez isto com o Logan.
Importados – Mercado dos veículos importados mantém queda de vendas. Primeiro bimestre do ano encolheu 44,5% relativamente a idêntico período do exercício passado. Foram 3.631 vendas contra 6.543 então anotadas.
Questão – Regulamentação imposta pelo Governo Federal aplicou ao Imposto de Importação, já no teto máximo, 30 pontos percentuais, fazendo disparar preços. E estabeleceu uma cota de exceção de 4.800 unidades por marca.
Setor – Há marcas sem utilizar a totalidade das cotas, e associação dos importadores requereu ao MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços distribuir as remanescentes. Razia nas vendas, setor é o mais sofrido, dizimando rede de revendedores e empregos. Os importados por marcas sem fabricação local representam pífio 1,46% do mercado.
Fórmula certa – Após o sucesso do Tesla, líder em tecnologia e estilo dentre automóveis elétricos nos EUA, outra marca, Dubuc Motors Inc, apresenta o Tomahawk, consegue mídia, coloca ações na praça para se capitalizar e aplicar no empreendimento. Primeiro esportivo, 2+2, autonomia superior a 600 km, e para acomodar motoristas de elevada altura, usualmente desconsiderados pelos fabricantes. Para reserva, depósito de US$ 5 mil através do sítio da empresa www.dubucmotors.com.
Acima – Audi apresentou o irmão mais forte do A3, o Ambition 2,0. Diferenças estão no propulsor de 220 cv e a cereja do bolo: o cockpit virtual, tela digital de 30,5 cm com informações em gráficos de alta resolução. É o primeiro do segmento com tal equipamento. Para identificá-lo, outro design para os faróis, grades e para-choques, teto solar, novos volante e console central. R$ 156.190.
De novo – Mini Countryman volta ao mercado brasileiro em nova edição, maior, mais espaçoso e uso mais confortável, incrementado em eletrônica para condução, e motor: 2,0 litros, turbo, 192 cv. Será importado, ao contrário do modelo anterior, montado no Brasil. R$ 145 mil.
Mercosul – Em seu projeto de aumentar mercado, PSA combinou com seu representante no Uruguai EASA e com montadora local Nordex montar os novos Peugeot Express e Citroën Jumpy. A grosso modo concorrentes do Mercedes-Benz Vito. Capacidade de produção 6.000/ano para América Latina.
Peso – Para tirar dúvidas quanto à densidade da operação, Carlos Tavares, presidente da multi PSA, foi a Montevidéu assinar os contratos e demarrar a produção. Sob sua gestão PSA está na segunda parte de seu projeto, o Acelera para Ultrapassar. Adequado, quando mais novo Tavares era piloto de ralis.
Início – Recém-empossado presidente da Jaguar Land Rover, o francês Frédéric Drouin aprovou proposta interna para aumentar a fidelização do cliente às oficinas da marca. Programa de cinco anos, revisões a partir de R$ 3.000 para todo o período, em verificações padrão e troca de óleos e filtros. Não é operação de engenharia de manutenção, mas bancária. Cliente paga antecipadamente médios 30 meses pelos serviços. M’sieur Drouin é do ramo. Foi presidente do Banco PSA no Brasil.
Futuro – Steve St. Angelo, CEO da Toyota na América Latina, fez declaração interessante. Seu time treina a próxima geração dos diretivos da Toyota Brasil. Quer fazer o pioneirismo de indicar um brasileiro como próximo presidente local.
Cinco estrelas – Golf VII, brasileiro, e Seat Ateca, espanhol exportado para a América Latina, obtiveram 5 estrelas nos testes de impacto realizados pela Latin NCAP. Entidade privada analisa e busca conscientizar governos sobre a necessidade de impor obrigatoriedade de itens de segurança. Testes indicaram proteção aos adultos e crianças.
A bordo – Shell e Jaguar criaram programa permitindo ao motorista, sem sair do carro, pagar o abastecimento diretamente do telefone com tela sensível. Por enquanto para o SUV F-Pace, na Inglaterra. Mais: youtu.be/lnR1qdgA-SU.
Mais – Se na Inglaterra é de uso restrito ao Jaguar, aqui vale a democracia: funciona a partir de qualquer carro em postos Shell ajustados ao sistema. Chama-se Shell Box com aplicativo baixável.
Moda – Prédios com assinatura de estúdios de design de automóveis, ou relacionado às marcas Premium, moda atual em Miami, onde os há desenhados pelo Studio Porsche, Pininfarina, Bentley. Empresário argentino Alfredo Coto apresentou empreendimento no ramo: Aston Martin Residences. Bem localizado, foz do rio Miami, 66 andares, 390 apartamentos, elevador para levar o carro do proprietário até o apartamento. Charme adicional, venda e assistência de lanchas com griffe Aston Martin, ancoradouro e hangar especial para aviões particulares. Preços sem susto, começam a US$ 471.000. Cobertura no recém-inaugurado Porsche foi vendida a US$ 8 milhões.
Limpa – Motos KTM 200 e 390 Duke austríacas montadas em Manaus, vendidas em março com bônus de R$ 1.000, respectivos R$ 15 mil e R$ 21.000.
Compartilhar – Class 1 One, grupo paulista de propriedade em parceria, reunindo interessados para dividir custo e uso de aviões, helicópteros, barcos e automóveis caros, incluiu moto Ducati no rol.
Comércio – Despedido por baixo desempenho, vendedor de Ferrari na Flórida, denunciou a empresa por alterar odômetro e reduzir a quilometragem dos veículos usados da marca, aumentando seu valor. Manobra é crime federal, mas a Ferrari desenvolvera instruções de como usar processo eletrônico e acionado com sua permissão. Não está bem na foto.
Ecologia – Ford amplia estudos sobre materiais recicláveis para formar peças de automóveis. Pesquisa inclui goma de mascar, meias-calças, collants e a agave, planta no Brasil utilizada em paisagismo e base para a tequila mexicana. Das folhas do abacaxi a designer espanhola Carmen Hijosi conseguiu fazer tecido para bancos e laterais, o Piñatex. Ford é pioneira na tentativa de mesclar produtos agrícolas com produção de automóveis. Em 1941 construiu protótipos de carrocerias a partir de soja.
Fora – Nove equipes, 20 caminhões e pilotos não competirão no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. São os de maior destaque na categoria e ausência é pela falta de diálogo com organizadores, de calendário e perspectivas. Gestão de Waldner Bernardo, o Dadai, e Selma Moraes, Presidente e Vice da Confederação Brasileira de Automobilismo começa movimentada.
Gente – Frédéric Drouin, francês, ex-presidente da Peugeot Suisse, mudança. Presidente da Jaguar Land Rover no Brasil. Larga experiência com o país e automóveis locais. Presidiu Peugeot no Brasil e dirigiu o banco da marca. Trabalho amplo, inclui América Latina e Caribe. / Promoções na área financeira da FCA, Fiat Chrysler Automobile: João Laranjo, ex-CFO – diretor financeiro – promovido para o atualmente tremelicante Nafta – EUA, Canadá e México. Emanuele Cappellano, italiano, da área, substituto. / Paul Henbery, líder Pirelli América Latina. Antes cuidava de Motorsport. Tomara mantenha o interesse e o torne construtivo no Continente. / Doug Betts novo VP Senior da JD Power, empresa de pesquisa. Do ramo, ex FCA, Nissan, Toyota, Apple. Cuidará toda a divisão automotiva nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico. / Martin Daum, alemão, da área econômica, nº 1 de caminhões e ônibus na Daimler – dona da marca Mercedes. Comandava a operação das operações Mercedes, Freightliner, Western Star, Thomas e Detroit Diesel Corporation no Nafta. Interrompe o processo sucessório, antes encaminhado para seu antecessor Wolfgang Bernhard.
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