Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Marcas e Mercado

A euforia do comprador e as duas caras do ágio

10/06/2013
in Marcas e Mercado

O sobrepreço do carro, como se vê hoje com alguns modelos
compactos, é uma patologia psicológica, não econômica

 

A única transação econômica na qual não há acordo entre duas partes é o roubo. O ladrão (nota do autor: indivíduo que pode estar armado, vestir terno em uma mesa de banco ou ser um operador de gabinete político) aponta uma arma para sua cabeça e não lhe resta opção: ou você transfere o dinheiro ou perde a vida. Salvo esse tipo de coação, todos os eventos econômico-financeiros são frutos de acordos entre duas partes.

Karl Marx já filosofava sobre isso em meados do século 18, atribuindo às mercadorias o que chamava de “valor de uso” e “valor de troca”. Tudo com o objetivo de balizar minimamente quanto as coisas valiam, em última análise, para evitar que fôssemos “roubados”, pagando mais por coisas que não tinham valor de uso ou valor de troca suficiente. Infelizmente, Marx não chegaria vivo aos dias de hoje para nos ajudar a entender que diabos se passa na cabeça dessas pessoas que pagam ágio na compra de um carro.

O ágio é uma apreciação anormal do preço de alguma coisa, vinculada à lógica mais primitiva das economias de mercado e que respeita a velha máxima da oferta versus demanda. Ou seja: quando algo tem mais demanda que oferta, o preço sobe; quem viveu o auge do Plano Cruzado na década de 1980 sabe bem o que é isso. No entanto, é possível analisar o ágio com duas abordagens, o que proponho a seguir.

 

Em ambas as situações há uma clara desvantagem imposta a uma das partes — algo que ultrapassa o que vou denominar de “lucro saudável”

 

Na primeira delas, o sujeito que paga o ágio é um pai de família ou uma dona de casa, que se sente premido pela preocupação do desabastecimento e da possibilidade de faltar em sua casa, a seus filhos, gêneros de primeira necessidade — arroz, feijão, carne, papel higiênico. No caso de um hipotético desabastecimento, ele aceita pagar um sobrepreço injusto com o objetivo de tranquilizar-se e garantir à família as condições básicas.

Na segunda, o camarada deseja muito um produto que, por algum motivo psicológico que analisaremos depois, adquire na escala de necessidade desse sujeito uma dimensão igualmente anormal. Ele pode viver perfeitamente sem tal produto, e o mais pernicioso: além de não ser de primeira necessidade, o produto não é nada barato, portanto é pouco acessível às massas. Mais um agravante: existem dezenas de produtos similares em qualidade, em atributos, muito bem alinhados ao mercado quando analisados seus valores de uso e valores de troca. Ainda assim, o camarada aceita pagar 10, 15 ou 20% a mais que o preço sugerido.

Em ambas as situações há anormalidades nas transação, pois há uma clara desvantagem imposta a uma das partes — algo que ultrapassa o que vou denominar aqui de “lucro saudável”, ou seja, aquele que é justamente obtido em função do valor do trabalho ou da intermediação comercial comum. Quero deixar que o juízo de valor fique a cargo do caro leitor. Seria a diferença semântica entre a necessidade e o desejo.

 


Auto Livraria

 

Antes de (quase) todos

Nos últimos meses há uma efervescência de lançamentos no segmento dos carros compactos no País. Chevrolet Onix, Citroën C3, Ford Fiesta, Hyundai HB20, Peugeot 208, Toyota Etios. Visitei algumas concessionárias para analisar os lançamentos, conferir pessoalmente suas linhas, seu acabamento; enfim, aquela tarefa prazerosa para os amantes de carro como nós. Claro, conferi todos os preços oficiais antes de interpelar vendedores e perguntar o valor das versões à venda.

Hyundai, Ford e Peugeot tinham sobrepreço que variava de R$ 1,5 mil a incríveis R$ 3 mil, no caso da versão básica do Fiesta. Não acreditei que haja pessoas dispostas a pagar tanto dinheiro a mais, só por desejar ardentemente ter um carro antes que (quase) todo mundo. Ainda mais quando há opções interessantes na concorrência, como o Fiat Punto e o próprio renovado C3, que podem ser comprados pelos valores sugeridos — quiçá com algum desconto. Olha-se o ranking de vendas e lá estão eles, subindo a todo vapor. Por motivos óbvios, o único que oferecia deságio era o Etios, que patina nas vendas.

 

Muitos pagaram R$ 12 mil em 1994 por um Corsa cujo preço de tabela era de R$ 7,5 mil: por que insistimos em repetir atitudes tão imbecis?

 

Embora haja uma vontade inicial de culpar o lojista pela ganância, custo a enxergar que essa anomalia econômica seja fruto apenas da usura desenfreada. Há o personagem do outro lado da mesa, assinando o cheque com uma euforia doentia. A psique desse indivíduo é patológica, movida por um descontrole irracional que o impede de exercer mínima autocrítica e enxergar o papel de tolo que exerce.

Tolo porque queima dinheiro à toa; tolo porque paga por uma sensação de exclusividade e primazia efêmeras; tolo porque necessita de um acessório chamado “automóvel” para preencher um vazio emocional que ele mesmo é incapaz de nominar, mas que o domina e move suas mãos, implorando ao ladrão que o assalte. Esse vazio é alimentado nesses indivíduos pela máquina da mídia, que vomita diuturnamente sobre todos imagens afirmativas de que pessoas bem-sucedidas são aquelas que “têm”, não que “são”. O ágio é a pústula que estoura na pele quando a doença já tomou todo o corpo.

Enquanto houver aqueles que choram, haverá os que vendem lenços — e por essa razão não é possível culpar unicamente o agiota. Lembro-me daqueles que pagaram R$ 12 mil em 1994 por um Chevrolet Corsa cujo preço de tabela era de R$ 7,5 mil. O que é e quanto vale hoje um Corsa 1994? Por que insistimos em repetir atitudes tão imbecis? Levem meu dinheiro, mas levem também minha consciência, pois, se é difícil viver em uma sociedade miserável, é impossível em uma sociedade de otários.

Coluna anterior
Tags: 208colunasFiestaFordHB20HyundaiKleber NogueiraMarcas e MercadomercadoPeugeot

Related Posts

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

04/07/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

20/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp