Suspensão confortável, bom desempenho e baixo consumo estão entre os
atributos mais elogiados pelos donos de Symbol na pesquisa do Teste do Leitor
Já Raphael Cunha, de Curitiba, PR, tem a versão Expression 2011 e observa: “Extremamente confortável para dirigir. Boa visibilidade, os vidros dão uma visão ampla. Espaço interno e porta-malas super bons. Motor tem um bom torque, responde bem. Vários itens de série que proporcionam conforto e segurança. O ar-condicionado é ótimo, gela com rapidez e eficiência”.
Com 77,8% de donos muito satisfeitos, o Symbol está bem posicionado — supera Fiat Siena, Peugeot 207 e Chevrolet Prisma, mas perde para o Logan da mesma marca
Entre os aspectos negativos, os mais destacados entre os proprietários são espaço interno limitado no banco traseiro, pouca estabilidade em alta velocidade, a qualidade de alguns itens de acabamento interno, dureza dos pedais e, em que pese muitos proprietários terem elogiado o consumo, outros demonstram insatisfação com o item.
Os defeitos apresentados pelo Symbol foram um tanto diversos e, em sua maioria, de pouca gravidade. Merece destaque o relato de Márcio Cézar da Cunha Amaral, de Cuiabá, MT, dono de um Privilège 2010 que apresentou diversos defeitos: “Revestimento dos painéis do ar-condicionado e do som descascou. Vidros das portas com barulhos. Manopla do câmbio descascou; para-choque teve falha na pintura; chave travou ao ser inserida no miolo de partida”. Raphael Cunha, já citado, relata que “os vidros traseiros começaram a balançar e fazer barulho e desde a primeira semana o carro corta a aceleração de repente, perdendo toda a potência”.
O motor de 16 válvulas logo se tornou o único oferecido; na linha 2013 a Renault
simplificou também a oferta de acabamento, deixando só o Privilège no mercado
Com 77,8% de donos muito satisfeitos entre os participantes do Teste do Leitor, o Symbol está bem posicionado entre os sedãs pequenos já analisados na fase atual do Guia de Compra: supera Fiat Siena (71,3%), Peugeot 207 (59,1% entre todas as versões) e Chevrolet Prisma (58,7%), além do Honda City, que é de faixa de preço superior (47,4%). Perde, curiosamente, para o Logan com 88,7%. Já a rede de concessionárias Renault obteve o mesmo grau de satisfação de 55,5% dos donos, percentual maior que os de 207 (45,5%), Prisma (36,7%) e Siena (30,3%), mas inferior ao do City (68,4%). Também curioso é a índice dos donos de Logan ser praticamente igual, 55%.
Apesar de suas intenções de aparecer como a escolha emocional dentro das opções de sedãs pequenos da marca, o Renault Symbol revela-se mesmo uma opção racional, interessante para quem precisa de espaço para bagagem e deseja um carro com bom desempenho, interior agradável e baixo valor de compra no mercado de usados. A baixa liquidez do modelo pode dificultar sua posterior venda, mas ao se observarem os aspectos destacados pelos proprietários ele parece um bom negócio.
Veja opiniões de proprietários | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária | Mercado paralelo | |
Discos de freio (par) | R$ 390 | R$ 140 |
Pastilhas de freio dianteiras (jogo) | R$ 120 | R$ 65 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 690 | R$ 945 |
Pneus (Continental Conti Premium Contact, 185/55 R 15, cada) | R$ 450 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 440 | R$ 350 |
Para-choque dianteiro | R$ 940 | R$ 450 |
Farol (cada) | R$ 350 | R$ 860 |
Mão de obra (hora) | R$ 195 | – |
Preços médios para Symbol Privilège 1,6 16V 2012, obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em jan/13; não envolvem instalação e pintura quando cabível |
Cotações de seguro
Custo médio | Franquia média | |
|
||
Alto risco | R$ 9.770 | R$ 2.380 |
Médio risco | R$ 2.035 | R$ 2.190 |
Baixo risco | R$ 1.155 | R$ 2.030 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em jan/13; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro | Com as concessionárias | |
Muito satisfeitos | 77,8% | 55,5% |
Parcialmente satisfeitos | 11,1% | 33,3% |
Insatisfeitos | 11,1% | 5,6% |
Não utilizam | – | 5,6% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 18 proprietários até jan/13 |
Compare as versões
Versão | Faixa de preço | Anos-modelo disponíveis |
Expression Hi-Flex 1,6 8V | R$ 22.365 a R$ 26.005 | 2009 a 2011 |
Expression Hi-Flex 1,6 16V | R$ 27.475 a R$ 32.265 | 2010 a 2012 |
Connection Hi-Flex 1,6 8V | R$ 28.440 | 2011 |
Privilège Hi-Flex 1,6 16V | R$ 24.125 a R$ 34.705 | 2009 a 2013 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para jan/13 | ||
Versão | Combustível | Potência | Torque | Vel. máxima | 0 a 100 km/h |
Symbol 1,6 8V Flex | gas. | 92 cv | 13,7 m.kgf | 173 km/h | 12,2 s |
álc. | 95 cv | 14,1 m.kgf | 175 km/h | 11,9 s | |
Symbol 1,6 16V Flex | gas. | 110 cv | 15,2 m.kgf | 186 km/h | 10,1 s |
álc. | 115 cv | 16 m.kgf | 187 km/h | 9,9 s | |
Dados do fabricante; consumo não disponível |