Renault Symbol falha na emoção, mas acerta na razão

 
Suspensão confortável, bom desempenho e baixo consumo estão entre os
atributos mais elogiados pelos donos de Symbol na pesquisa do Teste do Leitor

 

Já Raphael Cunha, de Curitiba, PR, tem a versão Expression 2011 e observa: “Extremamente confortável para dirigir. Boa visibilidade, os vidros dão uma visão ampla. Espaço interno e porta-malas super bons. Motor tem um bom torque, responde bem. Vários itens de série que proporcionam conforto e segurança. O ar-condicionado é ótimo, gela com rapidez e eficiência”.

 

Com 77,8% de donos muito satisfeitos, o Symbol está bem posicionado — supera Fiat Siena, Peugeot 207 e Chevrolet Prisma, mas perde para o Logan da mesma marca

 

Entre os aspectos negativos, os mais destacados entre os proprietários são espaço interno limitado no banco traseiro, pouca estabilidade em alta velocidade, a qualidade de alguns itens de acabamento interno, dureza dos pedais e, em que pese muitos proprietários terem elogiado o consumo, outros demonstram insatisfação com o item.

Os defeitos apresentados pelo Symbol foram um tanto diversos e, em sua maioria, de pouca gravidade. Merece destaque o relato de Márcio Cézar da Cunha Amaral, de Cuiabá, MT, dono de um Privilège 2010 que apresentou diversos defeitos: “Revestimento dos painéis do ar-condicionado e do som descascou. Vidros das portas com barulhos. Manopla do câmbio descascou; para-choque teve falha na pintura; chave travou ao ser inserida no miolo de partida”. Raphael Cunha, já citado, relata que “os vidros traseiros começaram a balançar e fazer barulho e desde a primeira semana o carro corta a aceleração de repente, perdendo toda a potência”.

 

 
O motor de 16 válvulas logo se tornou o único oferecido; na linha 2013 a Renault
simplificou também a oferta de acabamento, deixando só o Privilège no mercado 

 

Com 77,8% de donos muito satisfeitos entre os participantes do Teste do Leitor, o Symbol está bem posicionado entre os sedãs pequenos já analisados na fase atual do Guia de Compra: supera Fiat Siena (71,3%), Peugeot 207 (59,1% entre todas as versões) e Chevrolet Prisma (58,7%), além do Honda City, que é de faixa de preço superior (47,4%). Perde, curiosamente, para o Logan com 88,7%. Já a rede de concessionárias Renault obteve o mesmo grau de satisfação de 55,5% dos donos, percentual maior que os de 207 (45,5%), Prisma (36,7%) e Siena (30,3%), mas inferior ao do City (68,4%). Também curioso é a índice dos donos de Logan ser praticamente igual, 55%.

 

 

Apesar de suas intenções de aparecer como a escolha emocional dentro das opções de sedãs pequenos da marca, o Renault Symbol revela-se mesmo uma opção racional, interessante para quem precisa de espaço para bagagem e deseja um carro com bom desempenho, interior agradável e baixo valor de compra no mercado de usados. A baixa liquidez do modelo pode dificultar sua posterior venda, mas ao se observarem os aspectos destacados pelos proprietários ele parece um bom negócio.

Veja opiniões de proprietários Opine sobre seu carro

 

Custos de manutenção

Concessionária Mercado paralelo
Discos de freio (par) R$ 390 R$ 140
Pastilhas de freio dianteiras (jogo) R$ 120 R$ 65
Amortecedores (jogo de 4) R$ 690 R$ 945
Pneus (Continental Conti Premium Contact, 185/55 R 15, cada) R$ 450
Para-lama dianteiro (cada) R$ 440 R$ 350
Para-choque dianteiro R$ 940 R$ 450
Farol (cada) R$ 350 R$ 860
Mão de obra (hora) R$ 195
Preços médios para Symbol Privilège 1,6 16V 2012, obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em jan/13; não envolvem instalação e pintura quando cabível

 

Cotações de seguro

Custo médio Franquia média
  • Symbol Privilège Hi-Flex 1,6 16V 2011
Alto risco R$ 9.770 R$ 2.380
Médio risco R$ 2.035 R$ 2.190
Baixo risco R$ 1.155 R$ 2.030
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em jan/13; conheça os perfis

 

Satisfação dos proprietários

Com o carro Com as concessionárias
Muito satisfeitos 77,8% 55,5%
Parcialmente satisfeitos 11,1% 33,3%
Insatisfeitos 11,1% 5,6%
Não utilizam 5,6%
Estatística obtida no Teste do Leitor com 18 proprietários até jan/13

 

Compare as versões

Versão Faixa de preço Anos-modelo disponíveis
Expression Hi-Flex 1,6 8V R$ 22.365 a R$ 26.005 2009 a 2011
Expression Hi-Flex 1,6 16V R$ 27.475 a R$ 32.265 2010 a 2012
Connection Hi-Flex 1,6 8V R$ 28.440 2011
Privilège Hi-Flex 1,6 16V R$ 24.125 a R$ 34.705 2009 a 2013
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para jan/13
Versão Combustível Potência Torque Vel. máxima 0 a 100 km/h
Symbol 1,6 8V Flex gas. 92 cv 13,7 m.kgf 173 km/h 12,2 s
álc. 95 cv 14,1 m.kgf 175 km/h 11,9 s
Symbol 1,6 16V Flex gas. 110 cv 15,2 m.kgf 186 km/h 10,1 s
álc. 115 cv 16 m.kgf 187 km/h 9,9 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

Páginas: 1 2

Marcado: