Sedã da segunda linha Palio é elogiado por estilo e criticado em acabamento: confira a opinião de quem tem um
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Com grande porta-malas e desempenho e consumo satisfatórios, os sedãs compactos são a opção de muitos brasileiros para transportar a família. O Fiat Grand Siena tem sido, por anos, um dos mais vendidos dessa classe. Vale a pena comprar um? O que seus donos apontam como melhores e piores aspectos? Quais os problemas mais frequentes? Confira as respostas neste Guia de Compra.
O Grand Siena foi lançado em 2012 com base no novo Palio apresentado no ano anterior. Em relação ao Siena que estava no mercado desde 1997, trazia um projeto mais moderno e maior espaço interno, além do grande porta-malas para 520 litros.
Três versões estavam disponíveis. A Attractive usava motor Fire de 1,4 litro, com potência de 85/88 cv e torque de 12,4/12,5 m.kgf (sempre na ordem gasolina/álcool), e vinha de série com bolsas infláveis frontais, computador de bordo, direção assistida, faróis de neblina e freios com sistema antitravamento (ABS). Ar-condicionado era opcional. Derivada dela, a Tetrafuel vinha adaptada para uso de gás natural e com ar de série. Com gás, o motor 1,4 rendia 75 cv e 10,7 m.kgf; com gasolina e álcool, o mesmo que o do Attractive.
A versão de topo Essence recebia motor E-Torq de 1,6 litro, quatro válvulas por cilindro, 115/117 cv e 16,2/16,8 m.kgf e vinha com ar e rodas de alumínio. Podia ter a caixa automatizada Dualogic e controlador de velocidade. Entre seus concorrentes estavam Chevrolet Cobalt, Ford Fiesta, Nissan Versa, Renault Logan e Volkswagen Voyage.
Mais de 40% dos donos elogiam desenho, espaço interno e porta-malas; o acabamento interno e o consumo do motor 1,6 superam 20% de reclamações
Uma opção mais luxuosa, a Sublime, aparecia em 2013 como pacote ao Essence com o acabamento interno e o couro dos bancos em tons marrom e marfim. A caixa Dualogic passava no mesmo ano à versão Plus, aprimorada nas mudanças e com efeito de “rastejar” sem que o motorista acelerasse. A edição limitada Itália, de 2014, era um Essence com itens adicionais.
O modelo 2015 ganhava retrovisor direito que se inclinava para baixo ao engatar a marcha à ré. Mais equipamentos de série vinham na linha 2016: ar-condicionado no Attractive e novo rádio no Essence, entre outros. Para o ano seguinte, a grade dianteira era refeita e aparecia o Attractive com motor de 1,0 litro (73/75 cv e 9,5/9,9 m.kgf). Agora o modelo aguarda sua substituição pelo sedã derivado do Argo.
A versão Essence era a única com motor de 1,6 litro (115/117 cv) e opção de caixa Dualogic; o porta-malas de 520 litros sempre foi destaque desse Fiat
Perguntados sobre o que mais apreciam no Grand Siena, 52% dos donos repetiram um item comum na pesquisa do Teste do Leitor: estilo. Empatados em seguida com 43% aparecem o espaço interno e o porta-malas, com o consumo de combustível em quarto lugar (37%). Outros quesitos elogiados com frequência são desempenho do motor 1,6 em alta rotação (33%), conforto (28%), estabilidade (26%) e itens de conveniência (22%).
João Guilherme Tuhu, do Rio de Janeiro, RJ, dono de um Essence 1,6 2016, observa: “Excelente acabamento da cabine, espaço interno adequado, maciez da suspensão, ótimo desempenho em alta rotação e silêncio são algumas qualidades. Amplo bagageiro com acesso fácil. Roda suavemente e é muito confortável”.
O acabamento interno (24%) é o ponto mais criticado, seguido pelo consumo do motor 1,6 (22%), que é maioria entre os carros pesquisados — o 1,4 praticamente não registrou reclamações a respeito. O motor mais potente também incomoda os donos pela pouca disposição em baixas rotações (17%) e, tanto para um quanto para outro, há queixas ao nível de ruído (13%). Reclamam também do desempenho da versão 1,4 (11%), dos engates da caixa manual, dos bancos e da fragilidade das rodas, que empenam e dificultam o balanceamento (9% cada).
Pacote Sublime, com couro marrom e marfim, trazia requinte ao Essence; no Attractive (última foto) o motor era de 1,4 litro e 85/88 cv
“Motor muito ruidoso e áspero, passar de 120 km/h torna o interior insuportável”, lamenta o leitor Marcelo, de Miguel Pereira, RJ, sobre seu Grand Siena Attractive 1,4 2015. “Apesar de ágil na cidade, na estrada sinto falta de potência. Falta um pouco de ergonomia na posição de dirigir, pois pedal, volante e bancos estão desalinhados. O câmbio tem incomodado bastante”.
Certos defeitos revelam-se crônicos em alguns carros. É o que se percebe para a suspensão no Grand Siena: um terço dos donos (33%) aponta ruídos, batidas secas ou problemas prematuros nesse sistema. Houve várias menções a ruídos internos (15%). Com menor frequência foram indicados a fechadura do porta-malas, pintura, plásticos internos e a caixa Dualogic (7% cada).
Pedro Soares Filho, de Teresina, PI, que tem um Essence 1,6 2014, enumera: “Som travando e reiniciando; apareceu ‘falha no motor’ no painel e o motor morreu; barulho na suspensão dianteira (troca dos coxins e nada); porta-malas abrindo sozinho; boia de combustível ainda com defeito”.
Opção de 1,0 litro (73/75 cv) aparecia para 2017, depois que o antigo Siena saiu de linha; da pesquisa participaram apenas donos das outras versões
Afinal, como está o grau de satisfação de quem tem um Grand Siena? O percentual de donos muito satisfeitos (64%) foi mais baixo que o de outros carros pequenos pesquisados (94% para Volkswagen Up, 82% para Chevrolet Onix e Prisma, 76% para Toyota Etios, 75% para Hyundai HB20 e HB20S).
Também a rede de concessionárias Fiat obteve resultados mais modestos, com apenas 30% muito satisfeitos e o maior grupo (39%) com satisfação parcial. Entre outros modelos da classe, disseram-se muito satisfeitos 69% dos donos de Etios, 65% do Up, 63% do HB20 e 46% de Onix e Prisma.
Mais Guias de Compra
Satisfação com o carro
Muito satisfeitos | 64% |
Parcialmente satisfeitos | 24% |
Insatisfeitos | 12% |
Pesquisa com 45 donos |
Satisfação com a rede de concessionárias
Muito satisfeitos | 30% |
Parcialmente satisfeitos | 39% |
Insatisfeitos | 22% |
Não usam | 9% |
Pesquisa com 45 donos |
Ficha técnica
Grand Siena Attractive 1,4 | Grand Siena Essence 1,6 | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2 | 4 |
Diâmetro e curso | 72 x 84 mm | 77 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.368 cm³ | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 12,35:1 | 10,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 85/88 cv a 5.750 rpm | 115/117 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm | 16,2/16,8 m.kgf a 4.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual ou manual automatizada, 5 |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a tambor | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 6 x 15 pol | 6 x 16 pol |
Pneus | 185/60 R 15 | 195/55 R 16 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,29 m | |
Largura | 1,70 m | |
Altura | 1,51 m | |
Entre-eixos | 2,51 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 48 l | |
Compartimento de bagagem | 520 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.076 kg | 1.148 kg* |
Desempenho e consumo | ||
Velocidade máxima | 173/175 km/h | 194 km/h |
Acel. 0 a 100 km/h | 13,1/12,5 s | 10,0/9,9 s |
Consumo em cidade | 11,1/7,7 km/l | 9,6/6,6 km/l |
Consumo em rodovia | 13,5/9,4 km/l | 11,8/8,1 km/l |
Dados do fabricante para modelos atuais; *com caixa automatizada |