Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Guia: o que pensam os donos de Logan e Sandero

15/09/2017
in Guia de Compra, Informe-se, Vídeos, Vídeos 2

Pesquisa aponta satisfação com espaço, estilo e custo-benefício dos Renaults; acabamento é a principal crítica

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Menos estilo e refinamento, que em geral são associados aos carros franceses, e mais simplicidade e robustez: foi com essa proposta que o Renault Logan chegou ao Brasil, em 2007, seguido pelo Sandero. Ambos conquistaram seu espaço e sofreram evoluções importantes na segunda geração. O que seus donos pensam sobre eles? Quais os maiores atributos e defeitos? Como são as concessionárias? As respostas estão neste Guia de Compra.

O segundo Logan foi lançado no Brasil em 2013, e o Sandero, no ano seguinte. Em relação aos modelos anteriores, mostravam grande avanço em estilo por fora e por dentro e traziam mais equipamentos. Espaço interno e para bagagem continuavam pontos altos. Havia três versões para cada um: Authentique, Expression e Dynamique. A primeira usava só o motor de 1,0 litro e 16 válvulas (potência de 77 cv com gasolina e 80 com álcool, torque de 10,2/10,5 m.kgf) e vinha de série com bolsas infláveis frontais e freios antitravamento (ABS). Ar-condicionado era opcional. O Sandero tinha direção assistida, cobrada à parte no Logan.

 

 

A Expression podia ter esse motor ou o de 1,6 litro e oito válvulas (98/106 cv e 14,5/15,5 m.kgf). Seus conteúdos incluíam ar, direção, alarme, controle elétrico de vidros e travas e rádio com MP3. Na Dynamique, sempre com motor 1,6, vinham ainda controlador e limitador de velocidade, faróis de neblina e rodas de alumínio. As duas últimas versões ofereciam opção pelo sistema de áudio Media Nav com navegador e tela de toque de 7 pol.

 

 

O Sandero Stepway, versão “aventureira”, seguia as novidades pouco depois. Tinha suspensão 4 cm mais alta e rodas de 16 pol, além do visual diferenciado. O conteúdo de série incluía ar-condicionado automático, faróis de neblina e sensores de estacionamento traseiros. Bancos de couro eram opcionais. A transmissão automatizada de cinco marchas Easy R aparecia ainda em 2014, disponível para versões 1,6.

 

Primeiro a mudar de geração, o Logan melhorava muito em estilo; a versão Authentique, acima, vinha com acabamento simples e motor de 1,0 litro

 

Em 2016 a Renault Sport lançava seu primeiro carro nacional, o Sandero RS 2.0. O motor de 2,0 litros e 16 válvulas (145/150 cv e 20,2/20,9 m.kgf) vinha do Duster, a caixa manual tinha seis marchas e a suspensão era mais firme. Esse esportivo vinha de série com controle eletrônico de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas, seletor com três modos de condução e sistema Media Nav. Podia ter ainda rodas de 17 pol. Outra opção era o Sandero GT Line, com visual mais esportivo e motor 1,6. Recebia conjunto aerodinâmico, rodas de 16 pol, novo acabamento para os bancos e sistema Media Nav.

 

Em 2016 a Renault Sport lançava seu primeiro carro nacional, o Sandero RS 2.0, com motor de 150 cv, caixa manual de seis marchas e suspensão mais firme

 

Os motores mudavam nos modelos 2017: passavam à linha SCE, mais econômica e potente. O de 1,0 litro, três cilindros e 12 válvulas produzia 79/82 cv e 10,2/10,5 m.kgf. O de 1,6 litro, agora com 16 válvulas (115/118 cv e 16 m.kgf), vinha da Nissan e podia ter a transmissão Easy R. O Sandero ganhava a versão Vibe como opção superior de 1,0 litro.

 

O Sandero seguia as mudanças e ganhava sistema de áudio Media Nav; motores de 1,0 e 1,6 litro podiam equipar a versão intermediária Expression, acima

 

A Renault também ofereceu edições limitadas. O Logan Exclusive, da linha 2015, vinha com bancos de couro, ar-condicionado automático, sistema Media Nav e câmera traseira para manobras. O Sandero Stepway teve a série Rip Curl, no modelo 2016, em parceria com a grife australiana de moda para surfistas. Tinha itens externos em cinza e bancos com revestimento similar ao neoprene. Para o Sandero R.S., a edição Racing Spirit de 2017 adicionava rodas 17 com pneus especiais e detalhes vermelhos por fora e por dentro.

 

 

“Robustez e itens de conforto”

Quem conhece o Logan ou o Sandero sabe que espaço interno é uma de suas qualidades. De fato, esse foi o item mais elogiado pelos donos no Teste do Leitor do Best Cars, com 69% de citações. Em segundo lugar estão estilo e relação custo-benefício (41% cada), seguidos pelo espaço para bagagem dos dois modelos (38%). Para 31% dos participantes, a estabilidade é um destaque desses Renaults. Depois vêm conforto da suspensão, mesmo no Sandero RS, e controlador de velocidade (28%), seguidos pelo consumo de combustível com os motores de 1,0 e 1,6 litro (24%). Vale citar ainda o sistema de áudio e navegação (21%), o desempenho com os vários motores e a robustez do carro (17% cada).

 

Rodas de alumínio vinham de série na versão Dynamique; o Media Nav era opcional; pouco depois a Renault lançava a caixa automatizada Easy R

 

Telmo Ryoiti Kubo, de Franco da Rocha, SP, dono de Logan Expression Avantage 1,6 2016, opina: “Destaco o estilo, a robustez da suspensão e a presença de itens de conforto e conveniência. O amplo espaço interno, assim como o porta-malas. Uma suspensão muito boa e que quase não requer manutenção. O ar-condicionado é muito eficiente. Surpreendente é o baixo custo do seu seguro.”

Para Hugo, do Rio de Janeiro, RJ, o Sandero R.S. 2,0 2016 tem “custo-benefício muito bom. Carro extremamente instigante. Ronco superlegal. Suspensão perfeita para um ‘esportivo’ que anda no nosso asfalto lunar. Faz muita curva. Tem uma performance comparável a veículos muito mais caros. Carro perfeito para o dia a dia. Já tive Mini Cooper S e o Sanderinho me fez lembrar muito dele, mas supera o Mini em espaço e porta-malas.”

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoguia de compraLoganLogan AuthentiqueLogan DynamiqueLogan ExpressionRenaultSanderoSandero AuthentiqueSandero DynamiqueSandero ExpressionSandero GT LineSandero RSSandero Stepwayvídeo

Related Posts

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

20/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

01/06/2025
Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys
Auto Livraria - Willys-Overland

Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys

04/02/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

Prospectos de versões de 4 e 6 cilindros, sedã, CC e Variant, entre 2001 e 2015 - a partir de...

26/06/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp