Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Honda Civic tem confiabilidade, mas com restrições

12/09/2014
in Guia de Compra

Honda Civic LXL 2012

 

Embora atual geração cative pela estabilidade, conforto e fácil
revenda, índice de satisfação dos donos fica abaixo da média da classe

Texto: Luiz Fernando Wernz – Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

 

Não é necessário dizer que o Honda Civic é um dos sedãs mais bem-sucedidos em nosso mercado: basta sair às ruas que esse êxito se evidencia. Apesar de ser um modelo médio — distante da faixa de preço dos carros de entrada —, seus números de vendas sempre foram muito respeitáveis, sobretudo após a evolução promovida pela Honda em 2006.

Mais que um carro bonito, o Civic também conquista os proprietários por outras qualidades, como confiabilidade, robustez, bom acerto do conjunto mecânico e facilidade de revenda. Todas essas características também estão presentes no arquirrival Toyota Corolla, mas com estilo mais conservador, o que de certa forma os distingue no mercado pelo perfil de público — distinção, porém, que pode estar por terminar com a nova geração do adversário, de linhas mais joviais.

 

Honda Civic LXS 2014
Honda Civic LXL 2012
 
O Civic LXS é a versão mais simples da atual geração e a única a manter
o motor de 1,8 litro; os instrumentos em dois níveis são padrão em todos eles

 

A atual geração do Civic — a nona desde seu lançamento e a quarta produzida no Brasil — foi lançada em novembro de 2011. Em termos de estilo era um aprimoramento à oitava geração (analisada no Guia de Compra em 2011), que cinco anos antes causou grande impacto frente à concorrência, deixando-a imediatamente ultrapassada. Aquele Civic tinha linhas esportivas, ousadas, com perfil semelhante ao de um cupê. A nona geração refinou esse espírito intempestivo, sem perder sua essência, e trouxe melhorias em segurança e conveniência.

 

O motor de 1,8 litro era o mesmo da geração
anterior, mas demorou pouco para a
Honda oferecer a alternativa do 2,0-litros

 

O Civic manteve três das quatro versões da geração anterior — foi descontinuada, infelizmente, a esportiva Si. A mais simples, LXS, vinha de série com bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica entre os eixos (EBD), fixações Isofix para cadeiras infantis, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, alarme antifurto, ar-condicionado automático, direção com assistência elétrica, controle elétrico dos vidros com função um-toque, computador de bordo, abertura e fechamento dos vidros a distância, câmera traseira para manobras, rádio/toca-CDs com MP3, controles no volante, conexões USB e auxiliar, volante com regulagens de altura e distância revestido em couro, comando interno para porta-malas e bocal do tanque, apoios de braço centrais dianteiro e traseiro, banco traseiro bipartido em 60:40 e rodas de alumínio de 16 pol. O câmbio automático de cinco marchas era opcional.

A versão intermediária LXL incluía revestimento dos bancos em couro, faróis com acendimento automático, luzes indicadoras de direção nos retrovisores e acabamento da grade em preto brilhante (no LXS em preto fosco). Quando equipada com câmbio automático, contava ainda com comandos no volante para mudanças manuais de marcha.

 

Honda Civic LXL 2012

 

Honda Civic LXL 2012
Honda Civic LXL 2012
 
Bancos de couro,  faróis automáticos e comandos no volante para trocas de
marcha 
diferenciavam a versão intermediária LXL nos modelos 2012 e 2013

 

O topo de linha, o Civic EXS, só estava disponível com câmbio automático e adicionava controles eletrônicos de estabilidade e de tração, bolsas infláveis laterais nos bancos dianteiros, faróis de neblina, tela sensível ao toque com navegador, interface Bluetooth para telefone celular, maçanetas externas cromadas e teto solar com controle elétrico. As rodas de alumínio, também de 16 pol, tinham desenho exclusivo.

 


Auto Livraria

 

Entre as novidades da nova geração estava o painel, que manteve os elementos digitais e analógicos em dois “andares”, agora com desenho mais sóbrio. Recurso interessante oferecido em todas as versões era o comando Econ, comandado por uma tecla no painel, que alterava configurações para melhorar o consumo — programando a troca das marchas em rotações mais baixas, atrasando a resposta aos comandos do acelerador, retardando as retomadas de velocidade pelo controlador e priorizando a recirculação do ar-condicionado.

O motor de 1,8 litro e quatro válvulas por cilindro, com potência de 139 cv (com gasolina) ou 140 cv (álcool), era o mesmo da geração anterior, mas demorou pouco para a Honda oferecer uma alternativa: em fevereiro de 2013, já antecipando (e muito) o modelo 2014 do Civic, vinha o 2,0-litros com 150 e 155 cv, na ordem. Também era novidade a extinção do sistema de partida a frio com tanque suplementar e injeção de gasolina: agora, se abastecido com álcool, o carro aquecia o combustível antes de ser ligado.

 

Honda Civic EXR 2014

 

Honda Civic EXR 2014
Honda Civic EXR 2014
 
Controle de estabilidade, bolsas infláveis laterais, navegador e teto solar: restritos
ao Civic EXS, que com motor de 2,0 litros seria o EXR na linha 2014

 

As versões LXL e EXS foram renomeadas para LXR e EXR e só estavam disponíveis com câmbio automático de cinco marchas. A LXS manteve o nome, o sistema de partida a frio com “tanquinho” e o antigo motor, mas agora podia contar com câmbio manual de seis marchas, visando a economia e menor ruído em percursos rodoviários. Em termos de conteúdo, as duas versões inferiores receberam forração interna na tampa do porta-malas, a LXS ganhou interface Bluetooth, e a LXR, faróis de neblina.

A linha 2015 trouxe poucas novidades. De início foram oferecidas apenas as versões LXS, de 1,8 litro, e LXR de 2,0 litros — que recebeu rodas de 17 pol, nova grade com barra cromada inferior e outros faróis de neblina. Ambos ganharam painel com a parte superior em preto e acabamento metalizado em algumas seções. A renovação do EXR ficou para o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoCivicCivic EXRCivic EXSCivic LXLCivic LXRCivic LXSguia de compraHonda

Related Posts

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração
Auto Livraria - Honda

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração

10/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados
Outras revistas nacionais

Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados

19/11/2024
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024
Revistas Auto Esporte: edições da boa fase dos anos 80 e 90
Revista Auto Esporte

Revistas Auto Esporte: edições da boa fase dos anos 80 e 90

17/09/2024

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial
Auto Livraria

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial

O Tempra ofereceu no Brasil um motor que nunca teve na Europa: conheça a história no vídeo

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp