Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Ford Fiesta nacional: o fim após dois milhões e 23 anos

11/06/2019
in Notícias

 

O Ford Fiesta deixou de ser fabricado no Brasil, depois de 23 anos, três gerações e mais de dois milhões de unidades produzidas em São Bernardo do Campo, SP, e Camaçari, BA. O fim era esperado desde fevereiro, quando a empresa anunciou que fecharia a unidade paulista, e confirmou-se nesta semana com o desaparecimento do modelo do site da marca. Para o Best Cars, o Fiesta foi fundamental para salvar a Ford depois do fim da Autolatina (1995).

Conheça um breve histórico do Fiesta brasileiro.

 

• 1996 – Lançamento do modelo nacional, que substituiu o importado da Espanha por um ano. Oferecia três e cinco portas e motores de 1,0 e 1,3 litro da linha Endura-E, de geração antiga, e Zetec SE 1,4 de 16 válvulas, um dos mais modernos dos carros nacionais.

 


Auto Livraria

 

• 1998 – Chegava a picape Courier, um projeto local com base no furgão de mesmo nome da Ford europeia.

 

• 1999 – Modelos 2000 ganhavam nova frente e motores Zetec Rocam nacionais de oito válvulas: de 1,0 litro, mais potente que o antigo 1,3, e de 1,6 litro, único disponível na Courier.

• 2000 – Série especial Sport (acima) com visual mais atraente e ambos os motores.

 

• 2002 – Segunda geração brasileira (quinta europeia) entrava em produção na nova fábrica baiana. O desenho era exclusivo do Brasil e havia mais espaço para ocupantes e bagagem. Oferecia motores Rocam de 1,0 litro, incluindo opção Supercharger com compressor, e 1,6, sempre com cinco portas. O modelo antigo seguia como Street.

 

• 2004 – Surgia o Fiesta Sedan, com desenho brasileiro na traseira e os mesmos motores. O 1,6 vinha flexível em combustível.

• 2006 – Motor 1,0 tornava-se flexível. O Supercharger saía de linha.

 

• 2007 – Linha 2008 mudava na frente e no painel. Em seguida vinha o pacote Trail com aspecto fora de estrada.

 

• 2011 – Outra reestilização dianteira, de gosto discutível.

 

• 2013 – O sexto Fiesta europeu, vendido aqui desde 2010 por importação do México, ganhava produção em São Bernardo com motores 1,5 e 1,6 de 16 válvulas. Destaques eram as sete bolsas infláveis da versão de topo Titanium e a transmissão Powershift de dupla embreagem, que acabaria “queimada” no mercado após muitos problemas. Foi o melhor ano do modelo em vendas: 166 mil unidades entre ambas as gerações.

 

 

• 2014 – Fim do Fiesta Rocam, como era identificado o modelo baiano.

• 2015 – Versão Sport com pacote visual esportivo.

• 2016 – Opção de motor Ecoboost turbo de 1,0 litro e 125 cv.

 

• 2017 – Retoques de estilo e central de áudio Sync vinham no modelo 2018 (acima).

• 2019 – Fim da produção sem sucessor à vista. Cabe ao Ka ocupar ao menos em parte seu espaço no mercado.

  • História: 40 anos de Fiesta no mundo

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: FiestaFiesta ClassFiesta GLFiesta SEFiesta SportFiesta StreetFiesta TitaniumFiesta TrailFordnotícias

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

20/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp