Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Ford Fiesta nacional: o fim após dois milhões e 23 anos

11/06/2019
in Notícias

 

O Ford Fiesta deixou de ser fabricado no Brasil, depois de 23 anos, três gerações e mais de dois milhões de unidades produzidas em São Bernardo do Campo, SP, e Camaçari, BA. O fim era esperado desde fevereiro, quando a empresa anunciou que fecharia a unidade paulista, e confirmou-se nesta semana com o desaparecimento do modelo do site da marca. Para o Best Cars, o Fiesta foi fundamental para salvar a Ford depois do fim da Autolatina (1995).

Conheça um breve histórico do Fiesta brasileiro.

 

• 1996 – Lançamento do modelo nacional, que substituiu o importado da Espanha por um ano. Oferecia três e cinco portas e motores de 1,0 e 1,3 litro da linha Endura-E, de geração antiga, e Zetec SE 1,4 de 16 válvulas, um dos mais modernos dos carros nacionais.

 


Auto Livraria

 

• 1998 – Chegava a picape Courier, um projeto local com base no furgão de mesmo nome da Ford europeia.

 

• 1999 – Modelos 2000 ganhavam nova frente e motores Zetec Rocam nacionais de oito válvulas: de 1,0 litro, mais potente que o antigo 1,3, e de 1,6 litro, único disponível na Courier.

• 2000 – Série especial Sport (acima) com visual mais atraente e ambos os motores.

 

• 2002 – Segunda geração brasileira (quinta europeia) entrava em produção na nova fábrica baiana. O desenho era exclusivo do Brasil e havia mais espaço para ocupantes e bagagem. Oferecia motores Rocam de 1,0 litro, incluindo opção Supercharger com compressor, e 1,6, sempre com cinco portas. O modelo antigo seguia como Street.

 

• 2004 – Surgia o Fiesta Sedan, com desenho brasileiro na traseira e os mesmos motores. O 1,6 vinha flexível em combustível.

• 2006 – Motor 1,0 tornava-se flexível. O Supercharger saía de linha.

 

• 2007 – Linha 2008 mudava na frente e no painel. Em seguida vinha o pacote Trail com aspecto fora de estrada.

 

• 2011 – Outra reestilização dianteira, de gosto discutível.

 

• 2013 – O sexto Fiesta europeu, vendido aqui desde 2010 por importação do México, ganhava produção em São Bernardo com motores 1,5 e 1,6 de 16 válvulas. Destaques eram as sete bolsas infláveis da versão de topo Titanium e a transmissão Powershift de dupla embreagem, que acabaria “queimada” no mercado após muitos problemas. Foi o melhor ano do modelo em vendas: 166 mil unidades entre ambas as gerações.

 

 

• 2014 – Fim do Fiesta Rocam, como era identificado o modelo baiano.

• 2015 – Versão Sport com pacote visual esportivo.

• 2016 – Opção de motor Ecoboost turbo de 1,0 litro e 125 cv.

 

• 2017 – Retoques de estilo e central de áudio Sync vinham no modelo 2018 (acima).

• 2019 – Fim da produção sem sucessor à vista. Cabe ao Ka ocupar ao menos em parte seu espaço no mercado.

  • História: 40 anos de Fiesta no mundo

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: FiestaFiesta ClassFiesta GLFiesta SEFiesta SportFiesta StreetFiesta TitaniumFiesta TrailFordnotícias

Related Posts

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

20/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

13/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

Versões Exclusiv, Evidence, Family e outras em prospectos originais - a partir de R$ 49

13/06/2025

Quadros decorativos

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

Decore a parede com as imponentes picapes em propagandas e matérias originais - a partir de R$ 79

11/06/2025
Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos
Auto Livraria - Scania

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos

Quadros dos pesados em propagandas originais, matérias de revistas e páginas de livro - a partir de R$ 49

06/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp