A Volkswagen divulgou os aguardados preços do Golf de sétima geração, que chega ao mercado brasileiro importado da Alemanha no dia 27, apenas um ano após ser apresentado na Europa. São duas versões: Highline, com motor de 1,4 litro e potência de 140 cv, associado a câmbio manual de seis marchas ou automatizado DSG de dupla embreagem com sete marchas, e GTI, com motor de 2,0 litros e 220 cv, sempre com caixa DSG de seis marchas. Os motores usam turbo e injeção direta de gasolina (não são flexíveis).
O Highline tem preço sugerido de R$ 68 mil com equipamentos de conforto como ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste, ajuste de altura e apoio lombar dos bancos dianteiros, volante regulável em altura e distância, controlador de velocidade, computador de bordo, retrovisor interno fotocrômico, freio de estacionamento com comando elétrico e função Auto Hold (retém o carro parado sem uso do acelerador ou dos freios), porta-luvas refrigerado, faróis e limpador de para-brisa automáticos, sensores de estacionamento na frente e atrás, controle elétrico de vidros com função um-toque em todos, volante com comandos de áudio e computador, e rádio/toca-CDs com MP3, interface Bluetooth, conexões para Ipod e cartão SD e tela sensível ao toque de 5,8 pol.
Em segurança, são de série controle eletrônico de estabilidade e tração, freios com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica entre os eixos (EBD) e sistema Multicolisão (freia o carro depois de haver uma colisão, para evitar que o veículo continue a se movimentar e acabe ocorrendo novo acidente), faróis e luz traseira de neblina, alerta para baixa pressão de pneus, bloqueio eletrônico do diferencial e sete bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais dianteiras de tórax, duas cortinas laterais e uma para os joelhos do motorista). Há ainda alarme antifurto, sistema de parada e partida automáticas do motor e rodas de alumínio de 16 pol com pneus 205/55.
Três pacotes de opcionais são oferecidos para essa versão. O Elegance (R$ 73 mil) acrescenta seletor do perfil de condução, sistema de navegação, chave presencial para acesso ao carro e partida do motor (por botão) e rodas de 17 pol com pneus 225/45. No Exclusive (R$ 83 mil) vêm os mesmos itens, mais faróis com lâmpadas de xenônio para ambos os fachos e luz diurna em leds, revestimento dos bancos em couro e aquecimento para os dianteiros.
O Premium (R$ 93 mil) adiciona três itens (banco do motorista com ajustes elétricos, detector de cansaço do motorista e o sistema Pro Active de proteção dos ocupantes) ao que o Exclusive oferece. Ainda é possível somar o câmbio DSG com comandos de mudanças manuais no volante (R$ 7 mil sobre qualquer Highline), teto solar panorâmico com controle elétrico (R$ 4.500), assistente de estacionamento com câmera traseira, navegador em tela de 8 pol com disco interno de 60 GB e rodas diferenciadas de 17 pol.
No GTI, que tem preço de R$ 95 mil, o conteúdo de série repete o do Highline com as adições de faróis de neblina em leds, rodas de 17 pol com desenho próprio e os comandos de câmbio no volante. Seus pacotes opcionais são o Exclusive de R$ 111 mil (igual ao da versão Highline, embora alguns de seus itens já façam parte do GTI básico) e o Premium de R$ 126 mil (que segue o do Highline e acrescenta o assistente de estacionamento e um sistema de áudio superior da marca Dynaudio). O único opcional isolado da versão é o teto solar, a R$ 4.500. No começo de 2014 serão oferecidos ainda controlador da distância até o tráfego à frente e faróis adaptativos, capazes de sombrear seu facho em pontos determinados para evitar o ofuscamento de motoristas no sentido contrário.
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Texto: Fabrício Samahá – Fotos do autor (GTI no evento) e divulgação