Sem grandes lançamentos, a Toyota apresenta versões inéditas de seus carros e conceitos bastante futuristas para atrair público para seu estande no Salão do Automóvel. O hatch Yaris X-Way (acima e abaixo) tem de diferente para as demais versões rodas com acabamento preto brilhante, rack no teto, apliques nos para-choques e para-lamas e frisos, que buscam um ar descontraído. O carro mantém a mecânica das versões de topo de 1,5 litro, incluindo a altura de rodagem. As vendas começam em fevereiro de 2019, mas os preços ainda não foram divulgados.
Já o Yaris GR-S (acima) traz rodas maiores de 17 pol, carroceria rebaixada, pintura especial, faróis com assinaturas em leds, aerofólio traseiro feito de fibra de carbono e emblema da equipe Toyota Gazoo Racing, que a empresa criou para participar em competições. O carro foi inspirado no Yaris europeu que disputa o Mundial de Rali (no qual venceu três provas), carro este que também está no estande. Por enquanto trata-se apenas de um conceito.
A Hilux aparece em edição especial, a SRX GR-S, com produção limitada em 420 unidades com plaqueta de numeração no console central. É baseada na versão topo de linha SRX. Também foi desenhada em parceria com a Gazoo Racing e traz, entre os diferenciais, grade preta com logotipo Toyota em letras garrafais, rodas de 17 pol com detalhes em branco e pneus 265/65, capô e teto na cor preta, adesivos e estribos na cor preta. O motor e a transmissão automática são os mesmos, mas a suspensão recebeu molas e amortecedores revistos para melhor estabilidade em condições fora de estrada. Já encontra-se em pré-venda e começa a ser entregue em janeiro com preço em torno de R$ 205 mil.
A marca japonesa trouxe também os carros-conceito Concept-i Ride (à esquerda) e Concept-i Walk, ambos elétricos. O primeiro possui um sistema inovador para carregar e descarregar cadeira de rodas. Outra atração do estande é o TS050 híbrido, carro de competição da empresa no WEC, com motor V6 e cerca de 1.000 cv.
Mais novidades do Salão de São Paulo 2018
Texto: José Geraldo Fonseca – Fotos: Fabrício Samahá