Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Dodge Ram, peso-pesado em imponência e robustez

20/02/2015
in Carros do Passado, Dodge, Fora de estrada
Dodge Ram 2500 Power Wagon
Dodge Ram 2500 Power Wagon
 
Grandes pneus, bloqueio de diferenciais e guincho frontal deixavam
pronta para tudo a Ram Power Wagon, uma das versões 2500

 

As versões 2500 e 3500 eram remodeladas um ano depois da 1500. Os acabamentos incluíam o Power Wagon — homenagem à antiga picape da marca —, com aparato fora de estrada, e a opção de cabine dupla era inédita na versão. Os motores não mudavam: V8 Hemi 5,7 e Cummins 6,7 turbodiesel, com seis marchas nas caixas manual e automática. Embora mantivessem a suspensão traseira com feixes de molas semielípticas (ao contrário da 1500, que usava molas helicoidais), as Rams mais pesadas tiveram o conjunto recalibrado para maior conforto. Também em 2010 a Ram tornava-se uma divisão independente da Dodge.

No teste da Truck Trend, a Power Wagon foi descrita como “uma picape para picapeiros, um veículo feito para seu propósito. Na trilha ela abre seu caminho entre rochas, lama e neve com facilidade. Nunca tivemos de testar o guincho. Os pneus não roncam no asfalto, mas também não oferecem aderência absoluta fora dele. O Hemi V8 é ansioso e o rodar raramente é punitivo. Ela é um equipamento, não um brinquedo”.

 

Ram 3500 Laramie Longhorn

 

Ram 3500 Laramie Longhorn
Ram 1500 Mossy Oak
 
Já como marca independente, a Ram lançava a Laramie Longhorn, que
incluía a versão 3500, e a série 1500 Mossy Oak (embaixo à direita)

 

A luxuosa versão Laramie Longhorn aparecia para 2011 com acabamento inspirado em selas de cavalos e antigos relógios de bolso, revestimento interno em couro de alto padrão e seção inferior bege na carroceria. Disponível como 1500, 2500 e 3500, a Longhorn trazia rodas especiais de até 20 pol, câmera traseira para orientar manobras, navegador, ajuste elétrico nos bancos dianteiros e aquecimento também no banco traseiro.

 

Requinte: a Ram Laramie Longhorn tinha
o acabamento inspirado em selas
de cavalos e antigos relógios de bolso

 

Outras opções vinham na sequência: a série especial Mossy Oak e versão Power Wagon Laramie. A primeira resultava de parceria com a fábrica de roupas camufladas, que foi o padrão escolhido para o acabamento interno, e era baseada na Ram 1500 Outdoorsman com cabine dupla e tração nas quatro rodas. Por sua vez, a Laramie acrescentava um acabamento mais luxuoso à versão fora de estrada Power Wagon, com bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas, apliques de madeira e sistema de áudio superior.

As séries 2500 e 3500 recebiam para 2013 leves alterações visuais, como grade e faróis, e mais recursos de conveniência no interior — sistema UConnect de informação e entretenimento, áudio Alpine e conexão de internet sem fio. Sob o capô, o destaque era o revitalizado motor Cummins High Output turbodiesel de 6,7 litros, com 370 cv e o maior torque da categoria, nada menos que 117,2 m.kgf. Os que preferissem gasolina tinham o Hemi de 5,7 litros. Chassi, suspensão e direção foram aprimorados.

 

Ram 2500 Laramie Limited
Ram 2500 Laramie Limited
 
As novidades da linha 2013 passavam por faróis, sistema de
entretenimento e o motor turbodiesel de 6,7 litros com 370 cv

 

Mais novidades vinham no ano-modelo seguinte. A 1500 passava a oferecer o motor Ecodiesel V6, um turbodiesel com 240 cv e 58 m.kgf, e câmbio automático de oito marchas. Nas linhas 2500 e 3500 o destaque era a opção do Hemi V8 a gasolina de 6,4 litros com 410 cv e 59,4 m.kgf, dotado de desativação de cilindros (o Hemi 5,7 e o Cummins 6,7 permaneciam na linha). A suspensão traseira da 2500 passava a usar molas helicoidais, para um rodar mais confortável, e podia ter sistema pneumático com correção automática de altura.

 

 

Como séries especiais nunca são demais, a Ram anunciava “a picape de fábrica com visual mais maldoso do mercado”: a 1500 Black Express, oferecida em preto com grade, para-choques e rodas de 20 pol na mesma cor, faróis bixenônio e luzes diurnas de leds. A edição podia ter cabine simples, dupla ou dupla ampliada e tração em duas ou nas quatro rodas. O motor era sempre o Hemi V8, agora com 395 cv e 56,6 m.kgf.

Logo depois a Power Wagon adotava o Hemi V8 de 6,4 litros, já usado em automóveis da marca, ajustado para 410 cv e 59,2 m.kgf. Pronta para qualquer terreno ou aplicação, a versão reunia câmbio automático de seis marchas, tração integral, pneus com 33 pol de diâmetro, bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro, amortecedores Bilstein, guincho elétrico para 5,45 toneladas e quase 37 cm de vão livre do solo.

 

Ram 1500 Black Express
Ram 1500 Rebel
 
A série Black Express, toda em preto para um “visual maldoso”, e a
Ram Rebel, uma 1500 com molas pneumáticas na suspensão

 

Enfim, na linha 2015 a versão Rebel trouxe um pacote fora de estrada à Ram 1500, com destaque para a suspensão com molas a ar, que permitia rodar mais confortável e fácil ajuste da altura de rodagem. Rodas de 17 pol com pneus de 33 pol de diâmetro, proteção no para-choque dianteiro e interior em vermelho e preto compunham a Rebel, oferecida com o motor Pentastar V6 a gasolina de 3,6 litros e 305 cv — novidade na picape — e o Hemi V8 de 395 cv, sempre com câmbio automático de oito marchas.

No asfalto ou longe dele, tracionando reboques ou rodando pelas cidades com o ambiente interno de um automóvel, a Dodge Ram — hoje apenas Ram — conquistou admiradores fieis com sua combinação de robustez, estilo imponente, torque dos grandes motores e versatilidade de aplicação.

Mais Carros do Passado

 

Ficha técnica

Ram D-250 (1989)

Ram 2500 V10 (1998)

Ram SRT-10 (2004)

Motor

Posição e cilindros longit., 8 em V longitudinal, 10 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 101,6 x 90,9 mm 101,6 x 98,6 mm 102,1 x 100 mm
Cilindrada 5.896 cm³ 7.990 cm³ 8.275 cm³
Taxa de compressão 8,25:1 8,4:1 9,6:1
Potência máxima 190 cv a 4.000 rpm 300 cv a 4.000 rpm 507 cv a 5.600 rpm
Torque máximo 40,8 m.kgf a 2.000 rpm 60,8 m.kgf a 2.800 rpm 72,6 m.kgf a 4.200 rpm
Alimentação injeção multiponto

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas automático, 3 automático, 4 manual, 6 ou automático, 4
Tração traseira integral temporária traseira

Freios

Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) sim (traseira) sim

Suspensão

Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido

Rodas

Pneus 215/80 R 16 245/75 R 16 305/40 R 22

Dimensões

Comprimento 5,35 m 5,18 m 5,16 m
Entre-eixos 3,32 m 3,01 m 3,06 m
Peso 1.940 kg ND 2.345 kg

Desempenho

Velocidade máxima ND 240 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h ND 5,2 s
ND = não disponível

 

 

Page 6 of 6
Prev1...56
Tags: 4x4Carros do PassadodieselDodgepicapeRamRam 1500Ram 2500Ram 3500V10V8

Related Posts

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

27/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

22/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração

22/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp