Dodge Ram, peso-pesado em imponência e robustez

Dodge Ram 2500 Power Wagon
Dodge Ram 2500 Power Wagon
 
Grandes pneus, bloqueio de diferenciais e guincho frontal deixavam
pronta para tudo a Ram Power Wagon, uma das versões 2500

 

As versões 2500 e 3500 eram remodeladas um ano depois da 1500. Os acabamentos incluíam o Power Wagon — homenagem à antiga picape da marca —, com aparato fora de estrada, e a opção de cabine dupla era inédita na versão. Os motores não mudavam: V8 Hemi 5,7 e Cummins 6,7 turbodiesel, com seis marchas nas caixas manual e automática. Embora mantivessem a suspensão traseira com feixes de molas semielípticas (ao contrário da 1500, que usava molas helicoidais), as Rams mais pesadas tiveram o conjunto recalibrado para maior conforto. Também em 2010 a Ram tornava-se uma divisão independente da Dodge.

No teste da Truck Trend, a Power Wagon foi descrita como “uma picape para picapeiros, um veículo feito para seu propósito. Na trilha ela abre seu caminho entre rochas, lama e neve com facilidade. Nunca tivemos de testar o guincho. Os pneus não roncam no asfalto, mas também não oferecem aderência absoluta fora dele. O Hemi V8 é ansioso e o rodar raramente é punitivo. Ela é um equipamento, não um brinquedo”.

 

Ram 3500 Laramie Longhorn

 

Ram 3500 Laramie Longhorn
Ram 1500 Mossy Oak
 
Já como marca independente, a Ram lançava a Laramie Longhorn, que
incluía a versão 3500, e a série 1500 Mossy Oak (embaixo à direita)

 

A luxuosa versão Laramie Longhorn aparecia para 2011 com acabamento inspirado em selas de cavalos e antigos relógios de bolso, revestimento interno em couro de alto padrão e seção inferior bege na carroceria. Disponível como 1500, 2500 e 3500, a Longhorn trazia rodas especiais de até 20 pol, câmera traseira para orientar manobras, navegador, ajuste elétrico nos bancos dianteiros e aquecimento também no banco traseiro.

 

Requinte: a Ram Laramie Longhorn tinha
o acabamento inspirado em selas
de cavalos e antigos relógios de bolso

 

Outras opções vinham na sequência: a série especial Mossy Oak e versão Power Wagon Laramie. A primeira resultava de parceria com a fábrica de roupas camufladas, que foi o padrão escolhido para o acabamento interno, e era baseada na Ram 1500 Outdoorsman com cabine dupla e tração nas quatro rodas. Por sua vez, a Laramie acrescentava um acabamento mais luxuoso à versão fora de estrada Power Wagon, com bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas, apliques de madeira e sistema de áudio superior.

As séries 2500 e 3500 recebiam para 2013 leves alterações visuais, como grade e faróis, e mais recursos de conveniência no interior — sistema UConnect de informação e entretenimento, áudio Alpine e conexão de internet sem fio. Sob o capô, o destaque era o revitalizado motor Cummins High Output turbodiesel de 6,7 litros, com 370 cv e o maior torque da categoria, nada menos que 117,2 m.kgf. Os que preferissem gasolina tinham o Hemi de 5,7 litros. Chassi, suspensão e direção foram aprimorados.

 

Ram 2500 Laramie Limited
Ram 2500 Laramie Limited
 
As novidades da linha 2013 passavam por faróis, sistema de
entretenimento e o motor turbodiesel de 6,7 litros com 370 cv

 

Mais novidades vinham no ano-modelo seguinte. A 1500 passava a oferecer o motor Ecodiesel V6, um turbodiesel com 240 cv e 58 m.kgf, e câmbio automático de oito marchas. Nas linhas 2500 e 3500 o destaque era a opção do Hemi V8 a gasolina de 6,4 litros com 410 cv e 59,4 m.kgf, dotado de desativação de cilindros (o Hemi 5,7 e o Cummins 6,7 permaneciam na linha). A suspensão traseira da 2500 passava a usar molas helicoidais, para um rodar mais confortável, e podia ter sistema pneumático com correção automática de altura.

 

 

Como séries especiais nunca são demais, a Ram anunciava “a picape de fábrica com visual mais maldoso do mercado”: a 1500 Black Express, oferecida em preto com grade, para-choques e rodas de 20 pol na mesma cor, faróis bixenônio e luzes diurnas de leds. A edição podia ter cabine simples, dupla ou dupla ampliada e tração em duas ou nas quatro rodas. O motor era sempre o Hemi V8, agora com 395 cv e 56,6 m.kgf.

Logo depois a Power Wagon adotava o Hemi V8 de 6,4 litros, já usado em automóveis da marca, ajustado para 410 cv e 59,2 m.kgf. Pronta para qualquer terreno ou aplicação, a versão reunia câmbio automático de seis marchas, tração integral, pneus com 33 pol de diâmetro, bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro, amortecedores Bilstein, guincho elétrico para 5,45 toneladas e quase 37 cm de vão livre do solo.

 

Ram 1500 Black Express
Ram 1500 Rebel
 
A série Black Express, toda em preto para um “visual maldoso”, e a
Ram Rebel, uma 1500 com molas pneumáticas na suspensão

 

Enfim, na linha 2015 a versão Rebel trouxe um pacote fora de estrada à Ram 1500, com destaque para a suspensão com molas a ar, que permitia rodar mais confortável e fácil ajuste da altura de rodagem. Rodas de 17 pol com pneus de 33 pol de diâmetro, proteção no para-choque dianteiro e interior em vermelho e preto compunham a Rebel, oferecida com o motor Pentastar V6 a gasolina de 3,6 litros e 305 cv — novidade na picape — e o Hemi V8 de 395 cv, sempre com câmbio automático de oito marchas.

No asfalto ou longe dele, tracionando reboques ou rodando pelas cidades com o ambiente interno de um automóvel, a Dodge Ram — hoje apenas Ram — conquistou admiradores fieis com sua combinação de robustez, estilo imponente, torque dos grandes motores e versatilidade de aplicação.

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Ficha técnica

Ram D-250 (1989)

Ram 2500 V10 (1998)

Ram SRT-10 (2004)

Motor

Posição e cilindros longit., 8 em V longitudinal, 10 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 101,6 x 90,9 mm 101,6 x 98,6 mm 102,1 x 100 mm
Cilindrada 5.896 cm³ 7.990 cm³ 8.275 cm³
Taxa de compressão 8,25:1 8,4:1 9,6:1
Potência máxima 190 cv a 4.000 rpm 300 cv a 4.000 rpm 507 cv a 5.600 rpm
Torque máximo 40,8 m.kgf a 2.000 rpm 60,8 m.kgf a 2.800 rpm 72,6 m.kgf a 4.200 rpm
Alimentação injeção multiponto

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas automático, 3 automático, 4 manual, 6 ou automático, 4
Tração traseira integral temporária traseira

Freios

Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) sim (traseira) sim

Suspensão

Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido

Rodas

Pneus 215/80 R 16 245/75 R 16 305/40 R 22

Dimensões

Comprimento 5,35 m 5,18 m 5,16 m
Entre-eixos 3,32 m 3,01 m 3,06 m
Peso 1.940 kg ND 2.345 kg

Desempenho

Velocidade máxima ND 240 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h ND 5,2 s
ND = não disponível

 

 

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