Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado Fiat

Fiat Palio: 25 anos de uma variada família com o dever cumprido

07/05/2021
in Fiat

A frente era o ponto alto da reestilização do Palio 2004, que também adotava novo painel e o primeiro motor flexível da Fiat: o 1,25-litro, seguido pelo 1,8

O veterano Fiasa 1,5 voltava ao mercado em versão a álcool de 77 cv para toda a linha, em acabamento básico e com o painel antigo. A esse tempo a Fiat alcançava o marco de dois milhões de unidades produzidas da família Palio, que já chegava a 40 países. Para 2004 a Strada Working e a Adventure recebiam o motor 1,8 e o Fire 1,25. A LX saía de cena. O Powertrain encontrava seu melhor resultado na picape, em que a força em baixa rotação é mais importante do que a suavidade em alta.


Auto Livraria

O começo dos excessos

O Palio já não parecia tão atual em um segmento repleto de novidades como Citroën C3, Volkswagen Polo e as novas gerações de Corsa e Fiesta. A equipe de Giugiaro foi mais uma vez requisitada para elaborar a terceira versão de estilo da família, mantendo a seção central da carroceria original. Não é tarefa fácil atualizar um desenho pela segunda vez sem gerar desequilíbrio de linhas, mas o estúdio do mestre italiano até que se saiu bem.

A reestilização do Palio estreava em novembro de 2003; a do Siena e da Weekend, em março seguinte; e a da Strada, em junho. Todos exibiam uma frente moderna e com formas arrojadas, enquanto as traseiras dividiam-se entre as linhas simples e angulosas do hatch, as arredondadas do sedã e as congestionadas da perua, com exagero nas lanternas.

A reforma foi bem-sucedida no Siena, mas controversa na Weekend com seu exagero de lanternas; a linha recebia motor Fire 1,4 em 2005

As versões Adventure começavam a ter excesso de adornos nos itens plásticos em preto fosco (agravado mais tarde) e tinham quatro faróis auxiliares no para-choque, mas abandonavam o quebra-mato em favor da segurança em caso de atropelamento. Por dentro, painel atual e novos materiais conferiam ar mais sofisticado e havia opcionais raros ou inéditos na categoria, como rádio/toca-CDs com MP3, computador de bordo, configurador de funções, retrovisor interno fotocrômico e acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa.

A equipe de Giugiaro foi mais uma vez requisitada: não é tarefa fácil atualizar um desenho pela segunda vez sem gerar desequilíbrio de linhas, mas o estúdio do mestre italiano se saiu bem

Entre os motores, duas novidades: mais potência para o 1,0-litro (agora 65 cv e 9,1 m.kgf) e o primeiro flexível em combustível da Fiat, o 1,25-litro de oito válvulas, que produzia 70 cv/11,4 m.kgf com gasolina e 71 cv/11,6 m.kgf com álcool. Em março o 1,8 também se tornava flexível, passando a 106 cv/17,5 m.kgf e 110 cv/19,4 m.kgf, na ordem. A linha oferecia as versões EX, ELX e HLX, além da Palio Adventure. A perua não vinha mais como EX nem com motor 1,0 e os antigos hatch e Siena sobreviviam como Fire, apenas com painel renovado e motor de 65 cv. Para a Strada havia a Fire (com desenho anterior), a renascida Trekking e a Adventure.

Apesar do desempenho inferior, a Auto Esporte considerou o Palio ELX 1,3 uma opção melhor que Chevrolet Celta 1,4 e Peugeot 206 1,4: “O motor não desaponta. A ergonomia é perfeita e o acabamento não compromete o conjunto. O estilo rejuvenesceu o modelo: impossível não reconhecer que o carro evoluiu. O grande trunfo é a tecnologia flex”. O Fiat apresentou o menor consumo e ganhou melhores notas em freios, segurança e custo-benefício.

Palio e Siena Fire adotavam motor flexível, mas com o desenho antigo; na Palio Adventure começava certo excesso de adornos nas seções plásticas em preto fosco

O sistema flexível era estendido ao motor de 1,0 litro em 2005, com leve aumento de desempenho para 66 cv e 9,2 m.kgf com álcool (65 cv e 9,1 m.kgf com gasolina). Logo depois o motor 1,25 dava lugar ao inédito 1,4-litro, que trazia 10 cv a mais e melhor torque: 80 cv/12,2 m.kgf com gasolina e 81 cv/12,4 m.kgf com álcool. Ele usava acelerador eletrônico, que o 1,25 menos potente não tinha, e era o primeiro motor lançado no Brasil já com a capacidade de rodar com os dois combustíveis.

O Best Cars apontou “aumento de potência em toda a faixa de uso, devido ao maior torque. A curva de torque se tornou bem mais plana do que antes e, sobretudo, demora mais a cair após atingir o pico. Inexplicável foi a redução da taxa de compressão, na contramão do interesse em aproveitar as características antidetonantes do álcool. Mas o novo motor, mesmo com pior relação r/l, mantém a sensação de suavidade do anterior”.

O motor 1,4 deixou a Palio Weekend ELX mais rápida que a Peugeot 206 SW 1,4, embora menos econômica, no comparativo da Quatro Rodas: “A Weekend é mais esperta no trânsito. Venceu em todas as provas de desempenho. A direção é leve e a suspensão tem bom acerto, com um pouco mais de firmeza nas curvas. Seu porta-malas é o maior do segmento e só ela oferece opção de ABS. Além de ter melhor relação custo-benefício, seu pacote de peças é mais em conta”.

Próxima parte

As séries especiais

A Fiat produziu grande número de edições limitadas da família Palio nesses 25 anos. Algumas foram meros pacotes de equipamentos a preço promocional, para ajudar as vendas em tempos de crise, mas outras tiveram acabamento ou recursos realmente diferenciados.

• Palio EDX (1998) – Sem nome definido, ficou conhecida como “cinco estrelas” por trazer tais elementos em adesivo no para-lama. A versão de 1,0 litro ganhava rodas de alumínio de 14 polegadas, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria e novos tecidos nos bancos.

  • Siena MTV
  • Siena 500 Anos

• Siena MTV (1998) e Strada MTV (2000) – A parceria com a emissora de TV resultou primeiro no sedã, com acabamento externo e interno semelhante ao da Palio Weekend Sport e motor 1,6 16V, e depois na picape, de aparência simples e motor 1,5, com base na versão Working.

• Palio e Siena 500 Anos (1999) – Em comemoração ao aniversário do descobrimento do Brasil em 2000, eram derivados das versões ELX (Palio) e 6 Marchas (Siena) com motor de 1,0 litro. Adicionavam rodas de alumínio de 14 pol, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, conta-giros e acabamento interno mais luxuoso. Um adesivo com cinco estrelas nos para-lamas indicava a série.

  • Palio 25 Anos
  • Palio Century

• Palio e Siena 25 Anos (2001) – Fórmula similar à da edição 500 Anos foi repetida para celebrar 25 anos da Fiat no mercado nacional. O sedã veio em julho e o hatch em novembro, ambos com motor Fire 1,0 16V, acabamento interno similar ao do Stile, rodas de alumínio de 14 pol, faróis de neblina e detalhes na cor da carroceria.

• Palio Century (2001) – Combinava o padrão do EX ao motor 1,0 de 16 válvulas, além de conta-giros, saias laterais, rodas de 14 pol, para-brisa degradê e faróis de neblina.

  • Palio Weekend 30 Anos
  • Palio 30 Anos

• Palio Five (2002) – Para comemorar o pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo de futebol, a série derivada do Palio EX de cinco portas com motor 1,0 16V tinha detalhes como retrovisores, maçanetas e saias laterais na cor da carroceria.

• Palio, Siena e Palio Weekend 30 Anos (2006) – Depois de certo intervalo, para marcar três décadas da Fiat no Brasil, os três modelos em versão ELX vinham com rodas de alumínio, faróis e tecidos diferenciados e o logotipo da série nos para-lamas e nos tapetes. Os motores 1,0 e 1,4 podiam equipá-los.

  • Strada Try On Adventure
  • Palio Weekend 35 Anos

• Palio Try On Adventure e Strada Try On Adventure (2007) – Edição em parceria com a Try On, marca de produtos para aventuras, com acessórios como bolsa porta-objetos impermeável e removível.

• Palio Weekend 35 Anos (2011) – Mais uma celebração de aniversário da marca, dessa vez com uma Weekend Attractive 1,4, que vinha com rodas de alumínio, tecido superior nos bancos e mais equipamentos.

• Palio Itália (2012) – Após novo hiato, as edições voltavam com o novo Palio, com detalhes de acabamento e itens de série adicionais sobre a versão Attractive 1,0 ou 1,4.

  • Palio Sporting Interlagos

• Palio Sporting Interlagos (2013) – Alusão ao autódromo paulistano José Carlos Pace, antigo Interlagos. Vinha apenas na cor exclusiva Amarelo Interlagos com tom preto brilhante nos retrovisores e no defletor traseiro. Por dentro trazia costura amarela no tecido dos bancos e no volante. Teto solar com comando elétrico era de série e havia opção pela caixa automatizada.

  • Palio Fire Itália
  • Palio Fire Rua

• Palio Fire Itália (2013) – A edição oferecida para diversos Fiats chegava ao Fire com mais acessórios.

• Palio Fire Rua (2014) – Mais uma vez, a conhecida fórmula de oferecer itens adicionais por valor promocional.

  • Grand Siena Sublime

• Grand Siena Sublime (2014) – O sedã ganhava um ar luxuoso com parte dos bancos e do volante revestida em couro nos tons marrom e marfim, além de cor branca exclusiva e retrovisores em cinza metalizado. Derivado da versão Essence, mantinha o motor 1,6 e podia ter caixa Dualogic.

• Palio Best Seller (2015) – Comemorava sua liderança de vendas em 2014. Era um Attractive com revestimento em tecido exclusivo, rádio Connect e outros itens, dotado de motor de 1,0 ou 1,4 litro.

  • Palio Best Seller
  • Strada Extreme

• Palio Sporting Blue Edition (2015) – O esportivo ganhava itens em azul na grade, rodas diferenciadas, retrovisores em cinza e faixas no capô, nas portas e na tampa traseira. O interior recebia o azul nos instrumentos, na costura dos bancos e do volante e nas maçanetas. A série vinha com teto solar.

• Strada Adventure Extreme (2015) – Ganhava itens de tecnologia: central de áudio com tela sensível ao toque de 6,2 pol, TV digital, navegador, câmera de manobras na traseira e toca-DVDs, além de rodas de alumínio de 16 pol e grade em tom escuro. Oferecida com cabines estendida e dupla.

Próxima parte
Page 5 of 8
Prev1...456...8Next
Tags: Carros do PassadoFiatGrand SienaPalioPalio 1.8RPalio AdventurePalio ELXPalio EssencePalio FirePalio SportingPalio WeekendPalio Weekend TrekkingSienaSiena HLXStradaStrada AdventureStrada Working

Related Posts

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

13/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Alfa Romeo: revistas com o 2300, um símbolo de sofisticação
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

Alfa Romeo: revistas com o 2300, um símbolo de sofisticação

11/06/2025
Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

11/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

13/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

Versões Exclusiv, Evidence, Family e outras em prospectos originais - a partir de R$ 49

13/06/2025

Quadros decorativos

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

Decore a parede com as imponentes picapes em propagandas e matérias originais - a partir de R$ 79

11/06/2025
Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos
Auto Livraria - Scania

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos

Quadros dos pesados em propagandas originais, matérias de revistas e páginas de livro - a partir de R$ 49

06/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp