Nova frente, melhorias internas e motores mais econômicos vinham na linha 2012 do
Classe C, que contava ainda com o belo Coupé, aqui mostrado na versão C63 AMG
Importante evolução ocorria nos motores, com consumo até 31% mais baixo. A linha completa vinha com parada/partida automática e a caixa automática agora era sempre de sete marchas. Todos os motores a gasolina adotavam injeção direta e, no V6 do C350 Blue Efficiency, potência e torque passavam a 306 cv e 37,6 m.kgf. O mais econômico Classe C, porém, era o C220 CDI com caixa manual, capaz de 24,3 km/l de diesel. O carro ganhava ainda recursos de segurança conhecidos de outros Mercedes: alerta para evasão da faixa de rolamento, monitor de veículo em ponto cego, detector de sonolência ou desatenção no motorista, assistente de estacionamento e detector de risco de acidente (Pre-Safe) com atuação sobre os freios.
Dois meses mais tarde, no Salão de Genebra, o Classe C aparecia — pela primeira vez em suas três gerações — em uma charmosa versão de duas portas. O Coupé assumia o espaço do extinto CLK como cupê de porte médio da marca da estrela e vinha competir com o Audi A5 e o BMW Série 3 cupê. Como nos concorrentes, pouco da carroceria do sedã era aproveitado: o novo carro vinha 41 mm mais baixo e com perfil mais suave e esportivo.
No interior de quatro lugares do Coupé, detalhes como o raio vertical cromado do volante remetiam ao CLS e a outros Mercedes superiores. O sistema de navegação integrava-se à conexão de internet para obter informações de trajetos do Google Maps e dados sobre tempo. Cinco motores moviam o cupê na fase de lançamento, todos com injeção direta: o C180 e o C250 tinham um quatro-cilindros turbo a gasolina, o C350 um V6, e os C220 CDI e C250 CDI usavam unidades turbodiesel.
Bitolas mais largas, rodas forjadas e motor de 517 cv: ingredientes do apetitoso C63
Black Series, versão que colocava o Classe C Coupé na “tropa de elite” da AMG
Se o Coupé chegava com a intenção de suceder ao CLK, seria natural que ele ganhasse uma versão AMG, como o cupê anterior teve por mais de 10 anos. Essa opção aparecia com o C63 AMG Coupé, que mantinha o conjunto mecânico do quatro-portas. Com 457 cv, acelerava de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos ou, com o pacote Performance, em 0,1 s a menos. Já o Performance Studio da AMG oferecia personalizações como rodas de 19 pol e elementos internos com fibra de carbono, e a linha Designo de acabamento permitia escolher entre quatro tons e três combinações de dois tons para o revestimento em couro.
No C63 AMG Black Series o V8 de 6,2 litros passava a render 517 cv e 63,2 m.kgf, com os quais ele acelerava de 0 a 100 em 4,2 segundos
E o cupê não pararia por ali. Em julho seguinte aparecia o C63 AMG Black Series, membro da “tropa de elite” da divisão AMG. O V8 de 6,2 litros passava a render 517 cv e 63,2 m.kgf, com os quais o modelo de duas portas — único oferecido — acelerava de 0 a 100 em 4,2 segundos, mantendo a caixa automática AMG Speedshift MCT-7 de sete marchas. Além do motor, o Black Series trazia bitolas alargadas, suspensão com amplas regulagens e rodas de 19 pol de alumínio forjado, com peso (do jogo) 11 kg menor que as do C63 AMG convencional, calçadas por pneus 255/35 à frente e 285/30 atrás. Havia ainda freios mais potentes, novos para-choques e para-lamas mais largos.
O furioso Black Series mostrou seus atributos na Car and Driver: “O som do motor parece o de um carro de DTM que comeu algumas centenas de Chevrolets V8 de bloco pequeno no café da manhã. Se você não o adorar, peça à enfermeira para acordá-lo do coma. As sensações da direção são melhores que as de qualquer Mercedes na memória recente, com a quantidade exata de respostas. O motor empurra com torque em todas as faixas e um som de trovão saindo pelos escapamentos. O chassi é equilibrado, mas requer paciência — o peso do Mercedes está sempre evidente”.
Oferecido como cupê, sedã e perua, o C63 AMG Edition 507 trazia mais potência,
freios de compósito e velocidade limitada a 280 km/h ou 30 acima dos demais C63
O C63 AMG serviu de base também para uma série limitada, a Edition 507, apresentada em 2013. O número indicava a potência do revitalizado V8, com torque elevado para 62,2 m.kgf. O 507 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, nas opções sedã e cupê, e 4,3 s no caso da Estate. Como a nova edição trazia o pacote AMG Driver’s, sua velocidade máxima estava limitada a 280 km/h (em vez dos habituais 250) e o comprador ganhava acesso a uma sessão de direção esportiva na AMG Driving Academy.
A série 507 trazia capô com saídas de ar, defletor traseiro (exceto na perua) e rodas exclusivas de 19 pol com pneus 235/35 à frente e 255/30 atrás. Dentro das dianteiras viam-se os grandes freios a disco de compósito, mais leves e resistentes à perda de eficiência por superaquecimento. O interior trazia três opções de revestimento e havia opcionais como suspensão ainda mais esportiva, apliques internos de fibra de carbono e soleiras com iluminação por leds. Se desejasse, o cliente podia retirar o exclusivo C63 no AMG Customer Center em Affalterbach, Alemanha.
Embora não mais represente o modelo de acesso à Mercedes-Benz — hoje existem duas linhas abaixo dele, os Classes A e B —, o Classe C permanece o portal de entrada à gama de sedãs da marca, a seus modelos tradicionais, com tração traseira e os valores que fizeram a estrela brilhar mundo afora, década após década.
Mais Carros do Passado |
Ficha técnica
C36 AMG (1995) |
C43 AMG (1998) |
C55 AMG (2004) |
C63 AMG Black Series (2012) |
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MOTOR | ||||
Posição e cilindros | longitudinal, 6 em linha | longitudinal, 8 em V | ||
Comando e válvulas por cilindro | duplo no cabeçote, 4 | nos cabeçotes, 3 | duplo nos cabeçotes, 4 | |
Diâmetro e curso | 91 x 92,4 mm | 89,9 x 84 mm | 97 x 92 mm | 102,2 x 94,6 mm |
Cilindrada | 3.606 cm³ | 4.266 cm³ | 5.439 cm³ | 6.208 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10:1 | 11:1 | 11,3:1 |
Potência máxima | 280 cv a 5.750 rpm | 306 cv a 5.850 rpm | 367 cv a 5.750 rpm | 517 cv a 6.800 rpm |
Torque máximo | 39,2 m.kgf a 4.000 rpm | 41,8 m.kgf a 3.250 rpm | 52 m.kgf a 4.000 rpm | 63,2 m.kgf a 5.200 rpm |
Alimentação | injeção multiponto | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Tipo de câmbio e marchas | automático, 5 | automático, 7 | ||
Tração | traseira | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros | a disco ventilado | |||
Traseiros | a disco ventilado | |||
Antitravamento (ABS) | sim | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | indep., braços sobrepostos | independente, McPherson | ||
Traseira | independente, multibraço | |||
RODAS | ||||
Pneus dianteiros | 225/45 R 17 | 225/45 R 17 | 225/40 R 18 | 255/35 R 19 |
Pneus dianteiros | 245/40 R 17 | 245/40 R 17 | 245/35 R 18 | 285/30 R 19 |
DIMENSÕES | ||||
Comprimento | 4,49 m | 4,49 m | 4,61 m | 4,76 m |
Entre-eixos | 2,69 m | 2,69 m | 2,71 m | 2,77 m |
Peso | 1.560 kg | 1.570 kg | 1.635 kg | 1.710 kg |
DESEMPENHO | ||||
Velocidade máxima | 250 km/h | 250 km/h | 250 km/h | 250 km/h |
Acel. 0 a 100 km/h | 6,7 s | 6,5 s | 5,2 s | 4,2 s |