A frente do Catalina mudava outra vez para 1972, quando os motores pareciam bem
menos potentes pelo uso de medição líquida; era o último ano para o conversível
A gama de motores mantinha os V8 de 355, 400 e 455 pol³, que perdiam potência — o mais vigoroso tinha 325 cv — pelo uso de taxa de compressão mais baixa, necessária para funcionar com a gasolina sem chumbo tetraetila (componente que elevava a octanagem, mas era poluente) tornada obrigatória pelo governo. Freios dianteiros a disco agora eram de série em toda a linha, o que se estendeu ao câmbio Turbo Hydramatic meses depois.
Com a redução de tamanho que afetou os grandes da GM, o Catalina 1977 estava 320 kg mais leve, mas oferecia espaço maior que os anteriores
A frente mudava outra vez para 1972: a grade não mais se estendia abaixo dos faróis e havia novos para-choques e luzes de direção; o dianteiro resistia sem danos a impactos a até 8 km/h, antecipando-se em um ano à exigência legal nos EUA. Com a adoção do método líquido de medição, os índices de potência desabavam: agora o motor básico era o 400 de 175 cv, com opções pelo 455 com carburador duplo (185 cv) ou quádruplo (250 cv). Outra mudança na parte dianteira vinha para o ano seguinte: a grade voltava a passar por baixo dos faróis, disfarçando em boa parte o “bico” central. Tanto o Brougham quanto o conversível saíam do catálogo, mas o motor V8 355 voltava a ser oferecido com 150 cv e o 400 ganhava uma versão com carburador quádruplo e 230 cv.
Dentro da estratégia de renovar a aparência todo ano com intervenções de baixo custo, o Catalina 1974 voltava a destacar a grade central, inspirada nos Mercedes-Benz da época, sem as seções abaixo dos faróis. O para-choque traseiro ganhava resistência a impactos de 8 km/h, como previsto em lei. No cupê hardtop as colunas centrais eram largas e as traseiras estreitas, com um efeito visual interessante; pneus radiais eram padrão na linha e a suspensão passava por revisões. Curiosamente, a Safari voltava a ser um membro da linha Catalina. Esse estilo manteve-se por mais dois anos-modelo, mas a linha 1975 trazia catalisador para reduzir as emissões poluentes — com prejuízo do desempenho, pois os motores 400 e 455 agora variavam de 170 a 200 cv.
Entre 1973 e 1976 as renovações de estilo continuaram frequentes, mas mantendo as
formas básicas; a grade dianteira de 1974 em diante era inspirada na dos Mercedes
Mais leve, mais econômico
Plataforma e carroceria vinham reformuladas para 1977, dentro do processo de redução de tamanho (downsizing) que afetou os modelos grandes de toda a GM. A distância entre eixos era menor que três metros pela primeira vez (2,95 m), mas o comprimento mantinha-se na mesma faixa, com 5,43 m. Um bom trabalho de projeto permitia oferecer espaço maior que o dos anteriores para as pernas e cabeças de quem viajava atrás com substancial redução de peso, em média 320 kg.
A frente adotava faróis retangulares — quatro, como sempre — e uma grade com quatro elementos que dava a sensação de um carro largo e baixo. O logotipo “espetado” no capô buscava um ar requintado. As versões hardtop ficavam no passado; agora havia apenas cupê e sedã com coluna, além da Safari, cuja tampa traseira voltava a se abrir para baixo ou para o lado, descartando o sistema escamoteável que foi fonte de problemas. Por dentro, os instrumentos vinham em três módulos retangulares.
Também inédito em um Catalina era o motor básico de seis cilindros — o conhecido Buick V6 de 231 pol³ ou 3,8 litros com apenas 105 cv —, enquanto os V8 permaneciam com um novo 301 (4,9 litros) de 140 cv (150 com carburador quádruplo) e os habituais 355 (155 ou 170 cv) e 400 (180 cv). Na perua o V8 301 vinha de série. Contudo, o estado da Califórnia impunha limites de emissões mais severos e a GM não conseguia cumpri-los com os V8 da Pontiac. Lá, o Catalina usava o Buick V6 e os V8 emprestados por outras divisões, como Chevrolet e Oldsmobile.
Em 1977 a Pontiac reduzia entre-eixos, peso (em mais de 300 kg) e motores do Catalina,
que oferecia um V6 pela primeira vez; até 1981 as alterações visuais foram discretas
Nos anos seguintes, com os carros grandes em decadência entre os norte-americanos — era preciso economizar combustível, até mesmo por força legal por meio do CAFE —, a Pontiac fazia poucas mudanças no modelo. O motor 355 dava lugar aos 350 (5,75 litros) da Buick e da Oldsmobile em 1978; o 400 cedia espaço ao 403 (6,6 litros) da Olds no ano seguinte; e em 1980 o Catalina recebia a opção do Olds V8 350 a diesel e de um Pontiac V8 de 265 pol³ (4,3 litros). Foi também nesse ano que ele passou pela última renovação visual: agora havia luzes auxiliares entre os faróis, tomadas de ar no para-choque e uma grade de frisos verticais. Uma dieta com capô de alumínio e outras medidas aliviava seu peso em quase 70 kg. Para a Califórnia, só os motores 350 estavam disponíveis.
O modelo 1981 foi o último para um nome dos mais longevos entre os usados pela Pontiac. Foram 22 anos de produção do Catalina como modelo, nos quais a divisão fabricou 3,8 milhões de unidades, e 41 anos desde que o nome foi empregado pela primeira vez.
Ficha técnica
Catalina sedã (1959) |
Catalina 2+2 cupê (1965) |
Catalina sedã (1979) |
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MOTOR | |||
Posição e cilindros | longitudinal, 8 em V | ||
Comando e válvulas por cilindro | no bloco, 2 | no bloco, 2 | no bloco, 2 |
Diâmetro e curso | 103,1 x 95,3 mm | 103,9 x 101,6 mm | 96,5 x 97,8 mm |
Cilindrada | 6.380 cm³ | 6.900 cm³ | 5.735 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 | 10,5:1 | ND |
Potência máxima | 303 cv a 4.600 rpm* | 338 cv a 4.600 rpm* | 155 cv a 3.400 rpm |
Torque máximo | 58,1 m.kgf a 2.800 rpm* | 63,5 m.kgf a 2.800 rpm* | 38,6 m.kgf a 1.800 rpm |
Alimentação | carburador de corpo quádruplo | ||
* Medidos pelo método bruto | |||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo de câmbio e marchas | automático, 4 | manual, 3 ou 4 | automático, 3 |
Tração | traseira | traseira | traseira |
FREIOS | |||
Dianteiros | a tambor | a tambor | a disco |
Traseiros | a tambor | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | não | não | não |
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | independente | independente | independente |
Traseira | eixo rígido | eixo rígido | eixo rígido |
RODAS | |||
Pneus | 8,00-14 | 8,55-14 | GR70-15 |
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 5,43 m | 5,45 m | 5,44 m |
Entre-eixos | 3,10 m | 3,07 m | 2,95 m |
Peso | 1.820 kg | 1.705 kg | 1.635 kg |
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | ND | 193 km/h | 170 km/h |
Aceleração de 0 a 96 km/h | ND | 6,6 s | ND |
Obs.: foram escolhidas versões representativas em cada ano, pois o fabricante oferecia numerosas opções; ND = não disponível |