Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado Volkswagen

VW Gol: 40 anos em campo e uma coleção de taças

08/05/2020
in Volkswagen

Suspensão elevada era o destaque da Parati Crossover, já com a traseira atualizada do modelo 2003; o para-choque dianteiro mudava em toda a linha

 

Pequenas mudanças na frente vinham na linha 2003, caso do para-choque. A Parati recebia uma traseira mais retilínea, coerente com o desenho frontal — a parte parecia ter sido esquecida na mudança de 1999. As versões 1,0 16V ganhavam terceira, quarta e quinta marchas mais longas, para menor nível de ruído, e havia novidades internas como volante, alerta programável para excesso de velocidade e travamento automático das portas em movimento.

 

 

Meses mais tarde, chegavam o Gol City e o “novo Special” de cinco portas, com o desenho adotado na linha 2000 e o motor evoluído. O Special de três portas preservava o estilo de 1995, tanto por fora quanto no despojado interior. Na Parati havia as novas versões City, com acabamento simples e motor 1,6; Plus, com o 1,8 e mais equipamentos; e Crossover, com rodas de 15 pol, pneus 195/55 e suspensão mais alta, para 27 mm de ganho de vão livre incluindo os pneus maiores. O visual com detalhes cromados somava-se a um interior chamativo, em cinza e vermelho, e havia escolha entre o motor 1,0 turbo e o 2,0. A linha completava-se com a Sportline 1,0 16V Turbo e a Comfortline 1,8 e 2,0.

Na avaliação da Crossover 2,0, o Best Cars opinou: “A Parati ‘topa-tudo’ prefere uma aparência sutil. De fora de estrada não há nada mais que a suspensão pouco elevada. Que torque: há tempos não avaliávamos um carro desse porte com tanta disposição em baixas rotações. Continua a quinta marcha longa, que dá um repouso ao motor em viagem, mas o veterano AP-2000 vibra o tempo todo, da marcha-lenta ao limite de rotações. A Crossover anda bem, mas sem surpreender. A suspensão mais alta deixou-a ainda mais apta às lombadas e valetas, com alguma perda em estabilidade. Pneus de medida mais moderada permitiriam arriscar um fora de estrada leve. Como está, ela chega a ser mais delicada que as Paratis comuns”.

 

Total Flex: em março de 2003, o Gol 1,6 era nosso primeiro carro de motor flexível

 

A Quatro Rodas colocou a mesma versão ao lado da Fiat Palio Adventure: “Apesar do motor mais antigo, os 112 cv da Crossover renderam marcas melhores. A Parati não perdeu em estabilidade e continua entregando uma suspensão firme. Comparada à Adventure, é melhor no asfalto”. Vantagem da Palio era a “melhor relação custo-benefício, por ser R$ 1.000 mais barata e vir de série com ar-condicionado”.

 

Na corrida dos fabricantes para oferecer o primeiro modelo capaz de rodar com gasolina ou álcool, a Volkswagen saiu à frente com o Gol Total Flex em 2003

 

O álcool vivia sua grande retomada, pelo preço convidativo, o que levava os fabricantes a uma corrida para oferecer o primeiro modelo brasileiro flexível, capaz de rodar com gasolina ou álcool puros ou misturados — o que existia nos Estados Unidos desde 1991, mas limitado a 85% de álcool. A Volkswagen saiu à frente com o Gol Total Flex, lançado em março de 2003. Pela baixa taxa de compressão (10:1), o motor de 1,6 litro não ganhou muito em potência ou torque: passou de 92 cv e 13,9 m.kgf para 97 cv e 14,1 m.kgf, com gasolina, e com álcool manteve os 99 cv e 14,4 m.kgf da versão a álcool oferecida até então.

Entre as alterações técnicas estavam sistema de partida a frio com tanque auxiliar de gasolina, coletor de admissão, bicos injetores, válvulas e suas sedes, comando de válvulas, velas e bomba de combustível. A novidade logo foi estendida à Parati City e à Saveiro, tanto a básica quanto a versão Super Surf. Na linha 2004 deixava de existir o motor 1,0 turbo, vítima de um problema crônico na polia do variador de tempo de válvulas — sem relação com o turbo, mas que não mereceu a devida atenção do fabricante.

 

Anunciada como Geração 4, a segunda reestilização do segundo Gol o deixava bem mais simples por dentro, a começar pelos instrumentos do Fox

 

Os motores 1,0-litro de oito válvulas (o 16V saía de produção) e 1,8 tornavam-se flexíveis no começo de 2005. O primeiro passava a 65/68 cv e 9,1/9,2 m.kgf, e o outro, a 103/106 cv e 15,5/16 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool. A versão de menor cilindrada travou verdadeira corrida contra a Fiat: a Volkswagen apresentou o Gol City Total Flex apenas um dia antes das versões flexíveis de Mille e Palio.

 

 

Grandes mudanças foram reservadas para a linha 2006: anunciada como “Geração 4”, a reestilização da frente e da traseira deixava a família um pouco mais atual por fora — e bem mais simples por dentro, pois seu antigo lugar na linha agora pertencia ao Polo. O painel mais espartano tinha o quadro de instrumentos do Fox e desapareciam itens como controle elétrico de vidros traseiros, função um-toque para os comandos dianteiros, travamento de portas a distância, comandos de áudio no volante e bolsas infláveis. Os Gols City (com motor 1,0 ou 1,6), Plus (1,0) e Power (1,6 ou 1,8, este de volta ao modelo) tinham os motores flexíveis sem alterações. A suspensão mais alta, antes restrita à série especial Rallye, agora podia vir no Power.

Próxima parte

 

Os conceitos

• Tecno (1983) – O Gol e seus derivados foram base para diversos estudos, como esse Voyage de quatro portas apresentado na Feira do Álcool. Sofisticado, o conceito trazia quadro de instrumentos digital (parecido com o que seria oferecido em Chevrolet Omega, Monza e Kadett anos depois), bancos com ajuste elétrico e memória, cintos com a faixa diagonal automática e sintetizador de voz. As lanternas traseiras, escuras, apareciam só quando acesas e o facho dos faróis passava de alto para baixo ao detectar veículo no sentido oposto. O interior tinha alerta do momento de revisão, controlador de velocidade e computador de bordo. O motor de 1,8 litro e 139 cv usava parada/partida automática. Um controle infravermelho travava as portas a distância.

Na mecânica, freios ABS e quatro válvulas por cilindro, opção que o carro de série só ganharia 35 anos depois! Várias soluções apareceram mais tarde no modelo: os para-choques em plástico envolvente vieram em 1987, as formas do painel de um estudo da Audi eram praticamente iguais às do CL de 1988, o volante antecipou o do GL do mesmo ano e os faróis e luzes de direção lembravam os adotados em 1991.

 

• Parati EDP 200 (1996) – A perua de segunda geração foi transformada em um superesportivo para o Salão do Automóvel. EDP 200 era sigla para Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a potência do motor com turbocompressor. Por fora tinha enormes defletores e saias e, por dentro, assoalho de alumínio — o que seria comum em personalização anos depois —, bancos com ajuste elétrico, volante Momo italiano e instrumentos exclusivos. O sistema de áudio Clarion no lugar do banco traseiro incluía disqueteira para 18 discos, dois alto-falantes de subgraves e potência de 1.000 watts.

 

• Parati EDP II (1998) – No Salão a Volkswagen seguia um conceito que a Fiat traria ao mercado no ano seguinte com a Palio Adventure: perua voltada ao fora de estrada. Molduras laterais largas, faróis de xenônio e duas saídas de escapamento davam um ar exótico. Além disso, a EDP II antecipava — exceto pelos faróis de perfil mais baixo — elementos da reestilização da linha 2000, como grade, capô, maçanetas e retrovisores.

 

• Gol Turbo (2000) – O Salão daquele ano revelava o Gol em proposta esportiva, com rodas de 17 pol, suspensão rebaixada, defletor dianteiro e saída central de escapamento. A cor preta mudava de tom conforme a incidência de luz. Por dentro, o sistema de áudio e vídeo Clarion tinha 600 watts e exibia DVDs em uma tela retrátil, além de poder se conectar à internet.

 

• Saveiro EDP III (2000) – A inspiração na picape de conceito AAC da Volkswagen alemã ficava evidente no primeiro estudo da Saveiro, mostrado no mesmo Salão, com estilo robusto no para-choque e nas laterais, rodas de 16 pol e suspensão elevada. Havia barras sobre o teto, volante com hastes de alumínio escovado e câmera traseira para manobras, item que demoraria a chegar a modelos de série. O sistema de áudio também sintonizava TV.

 

• Saveiro Rocket (2010) – Uma atraente picape esportiva foi ao Salão com cobertura rígida de caçamba com acionamento elétrico, aerofólio e arcos que passavam a impressão de um perfil alongado de cabine. A Rocket (foguete em inglês) usava rodas de 18 pol com pneus 225/40, bancos de Golf R32 revestidos em couro vermelho e camurça sintética e central de áudio da Audi. O motor era o turbo de 1,4 litro do Golf com 150 cv e caixa manual de seis marchas.

 

• Gol GT (2016) – Buscando restaurar o apelo da primeira versão esportiva do Gol, o conceito de três portas mostrado no Salão tinha novos para-choques, faróis de leds, rodas de 18 pol, teto preto e suspensão rebaixada. Um tom laranja estava em frisos, retrovisores e detalhes do interior, que usava bancos concha. Não havia informações técnicas, pois o estudo era apenas estético.

Próxima parte

 

Page 9 of 13
Prev1...8910...13Next
Tags: Carros do PassadoGolGol GTGol GTIGol GTSGol PowerGol RallyeGol SpecialGol TrackGol TrendlineGol TurboParatiSaveiroSaveiro CrossSaveiro RobustSaveiro TrooperVolkswagenVoyageVoyage ComfortlineVoyage Highline

Related Posts

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

27/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

22/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração

22/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp