Gol BlueMotion agita a bandeira da economia (relato final)

 
Depois de muita estrada e bastante uso urbano, o Gol concluiu um mês e 4.000 km
nas mãos da equipe com bons atributos, mas um preço considerado alto demais

 

O fim do relato de Marcos Moretti serve como síntese do principal senão desse Gol, apontado por 100% dos motoristas que o dirigiram nos pouco mais de 4 mil km da avaliação de um mês: o preço exagerado.

Restou em todos a nítida sensação de que o fabricante tenta justificar a cifra elevada com dotes de suposta tecnologia, como o mencionado computador de bordo, os vários comandos no volante, o sistema de alerta para troca de marcha e os “conselhos” voltados à economia de combustível (feche os vidros, não acelere com o carro parado, entre outros) que surgem na tela no centro do painel. Todavia, apesar da validade dos dispositivos, há conflitos com a aparência do material usado no interior e o discutível ajuste de suspensão da versão, associado à escolha dos pneus ditos “verdes”.

 

 

Inflados à alta pressão de 36 lb/pol² e dotados de elevado grau de sílica em sua composição e de desenho específico da banda de rodagem, eles reduzem o atrito de rolagem e favorecem a economia de combustível. De fato, o Gol em vestimenta BlueMotion é econômico no consumo, mas — como a versão básica de que deriva — cobra caro demais por essa economia mediante elevado preço.

Tratando-se o Gol de um carro de longa estirpe de sucesso (são 25 anos de liderança do mercado em três gerações do modelo), podem-se entrever no BlueMotion avaliado os fatores que propiciaram suas boas vendas e a fama positiva. É evidente que é um carro bem construído, com estrutura robusta, como confirmou a atenta análise de Alberto Trivellato. O motor apresentou grande regularidade de funcionamento, seja usando álcool, seja com gasolina, sem jamais detonar apesar da alta taxa de compressão ou mostrar desempenho muito diverso com um ou outro combustível. Do mesmo modo há que se elogiar a ausência de ruídos internos, com exceção do citado banco do passageiro.

Tais qualidades o colocariam em condições de enfrentar de maneira válida, em que pese a idade de seu projeto, a cada vez mais aguerrida concorrência — não fosse o senão do preço, que nem mesmo o histórico da marca e do modelo nos parece capaz de atenuar.

Atualização anterior

 

Último período

2 dias

513 km

Distância em cidade 131 km
Distância em estrada 382 km
Tempo ao volante 12h 52min
Velocidade média 40 km/h
Consumo médio (gasolina) 13,7 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

31 dias

4.038 km

Distância em cidade 1.613 km
Distância em estrada 2.425 km
Tempo ao volante 117h 25min
Velocidade média 34 km/h
Consumo médio (álcool) 9,8 km/l
     Melhor marca média 12,9 km/l
     Pior marca média 7,2 km/l
Consumo médio (gasolina) 12,6 km/l
     Melhor média 14,2 km/l
     Pior média 9,9 km/l
Combustível consumido 369,3 litros
     Álcool 219,7 litros
     Gasolina 149,6 litros
Despesa com combustível R$ 824,95
Custo por km rodado
     Álcool R$ 0,19
     Gasolina R$ 0,22
Preço médio
     Álcool R$ 1,85
     Gasolina R$ 2,80
Consumo em percurso-padrão (43,2 km)
     Álcool 14,6 km/l
     Gasolina 21,3 km/l
Indicações do computador de bordo, exceto despesas

 

Preço

Sem opcionais R$ 27.990
Como avaliado R$ 35.855
Preços sugeridos; consulte preços de opcionais

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 2
Diâmetro e curso 67,1 x 70,6 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 12,7:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 72/76 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 9,7/10,6 m.kgf a 3.850 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
Rodas
Dimensões 5 x 14 pol
Pneus 175/70 R 14
Dimensões
Comprimento 3,895 m
Largura 1,656 m
Altura 1,464 m
Entre-eixos 2,465 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 55 l
Compartimento de bagagem 285 l
Peso em ordem de marcha 947 kg
Desempenho
Velocidade máxima (gas./álc.) 163/165 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h (gas./álc.) 13,4/12,9 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

Páginas: 1 2

Marcado: