Depois de muita estrada e bastante uso urbano, o Gol concluiu um mês e 4.000 km
nas mãos da equipe com bons atributos, mas um preço considerado alto demais
O fim do relato de Marcos Moretti serve como síntese do principal senão desse Gol, apontado por 100% dos motoristas que o dirigiram nos pouco mais de 4 mil km da avaliação de um mês: o preço exagerado.
Restou em todos a nítida sensação de que o fabricante tenta justificar a cifra elevada com dotes de suposta tecnologia, como o mencionado computador de bordo, os vários comandos no volante, o sistema de alerta para troca de marcha e os “conselhos” voltados à economia de combustível (feche os vidros, não acelere com o carro parado, entre outros) que surgem na tela no centro do painel. Todavia, apesar da validade dos dispositivos, há conflitos com a aparência do material usado no interior e o discutível ajuste de suspensão da versão, associado à escolha dos pneus ditos “verdes”.
Inflados à alta pressão de 36 lb/pol² e dotados de elevado grau de sílica em sua composição e de desenho específico da banda de rodagem, eles reduzem o atrito de rolagem e favorecem a economia de combustível. De fato, o Gol em vestimenta BlueMotion é econômico no consumo, mas — como a versão básica de que deriva — cobra caro demais por essa economia mediante elevado preço.
Tratando-se o Gol de um carro de longa estirpe de sucesso (são 25 anos de liderança do mercado em três gerações do modelo), podem-se entrever no BlueMotion avaliado os fatores que propiciaram suas boas vendas e a fama positiva. É evidente que é um carro bem construído, com estrutura robusta, como confirmou a atenta análise de Alberto Trivellato. O motor apresentou grande regularidade de funcionamento, seja usando álcool, seja com gasolina, sem jamais detonar apesar da alta taxa de compressão ou mostrar desempenho muito diverso com um ou outro combustível. Do mesmo modo há que se elogiar a ausência de ruídos internos, com exceção do citado banco do passageiro.
Tais qualidades o colocariam em condições de enfrentar de maneira válida, em que pese a idade de seu projeto, a cada vez mais aguerrida concorrência — não fosse o senão do preço, que nem mesmo o histórico da marca e do modelo nos parece capaz de atenuar.
| Atualização anterior |
Último período
2 dias |
513 km |
| Distância em cidade | 131 km |
| Distância em estrada | 382 km |
| Tempo ao volante | 12h 52min |
| Velocidade média | 40 km/h |
| Consumo médio (gasolina) | 13,7 km/l |
| Indicações do computador de bordo | |
Desde o início
31 dias |
4.038 km |
| Distância em cidade | 1.613 km |
| Distância em estrada | 2.425 km |
| Tempo ao volante | 117h 25min |
| Velocidade média | 34 km/h |
| Consumo médio (álcool) | 9,8 km/l |
| Melhor marca média | 12,9 km/l |
| Pior marca média | 7,2 km/l |
| Consumo médio (gasolina) | 12,6 km/l |
| Melhor média | 14,2 km/l |
| Pior média | 9,9 km/l |
| Combustível consumido | 369,3 litros |
| Álcool | 219,7 litros |
| Gasolina | 149,6 litros |
| Despesa com combustível | R$ 824,95 |
| Custo por km rodado | |
| Álcool | R$ 0,19 |
| Gasolina | R$ 0,22 |
| Preço médio | |
| Álcool | R$ 1,85 |
| Gasolina | R$ 2,80 |
| Consumo em percurso-padrão (43,2 km) | |
| Álcool | 14,6 km/l |
| Gasolina | 21,3 km/l |
| Indicações do computador de bordo, exceto despesas | |
Preço
| Sem opcionais | R$ 27.990 |
| Como avaliado | R$ 35.855 |
| Preços sugeridos; consulte preços de opcionais | |
Ficha técnica
| Motor | |
| Posição | transversal |
| Cilindros | 4 em linha |
| Comando de válvulas | no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 2 |
| Diâmetro e curso | 67,1 x 70,6 mm |
| Cilindrada | 999 cm³ |
| Taxa de compressão | 12,7:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial |
| Potência máxima (gas./álc.) | 72/76 cv a 5.250 rpm |
| Torque máximo (gas./álc.) | 9,7/10,6 m.kgf a 3.850 rpm |
| Transmissão | |
| Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 |
| Tração | dianteira |
| Freios | |
| Dianteiros | a disco ventilado |
| Traseiros | a tambor |
| Antitravamento (ABS) | sim |
| Direção | |
| Sistema | pinhão e cremalheira |
| Assistência | hidráulica |
| Suspensão | |
| Dianteira | independente, McPherson |
| Traseira | eixo de torção |
| Rodas | |
| Dimensões | 5 x 14 pol |
| Pneus | 175/70 R 14 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 3,895 m |
| Largura | 1,656 m |
| Altura | 1,464 m |
| Entre-eixos | 2,465 m |
| Capacidades e peso | |
| Tanque de combustível | 55 l |
| Compartimento de bagagem | 285 l |
| Peso em ordem de marcha | 947 kg |
| Desempenho | |
| Velocidade máxima (gas./álc.) | 163/165 km/h |
| Aceleração de 0 a 100 km/h (gas./álc.) | 13,4/12,9 s |
| Dados do fabricante; consumo não disponível | |













