O conjunto motor-câmbio tem sido elogiado pela equipe, sobretudo pelas
respostas rápidas em médias rotações e a suavidade das mudanças de marcha
Ressalvas? Poucas: “Esse teto solar com tela perfurada não serve para o Brasil. No meio do dia você se sente em uma estufa. Aqui é obrigatório o forro que veda a passagem de sol. Também gostaria de uma tomada USB no som e achei o porta-malas muito limitado”. O espaço no banco traseiro foi considerado adequado pelo motorista para a categoria do carro.
“Fiz 13,3 km/l de média: nas mesmas condições,
acho que nem carros 1.000 fazem
tanta economia hoje”, observa o colaborador
Como percebemos acima, foi com a parte mecânica que Vitor realmente se entusiasmou com o Golf: “Dá para notar um pequeno lag até 1.500 giros, mas dali em diante é só alegria. Que motor delicioso! Precisou de retomada, é só pisar mais um pouco que ele faz as costas colarem no banco. O câmbio DSG também se mostrou ótimo, mas eu preferiria um acerto intermediário entre o modo normal e o esportivo. No normal ele fica em rotação muito baixa e precisa de reduções frequentes; em esportivo mantém giros altos, mesmo com aceleração leve, e parece desperdiçar combustível”.
Consumo, aliás, foi outro aspecto que agradou muito ao colaborador: “Usando ar-condicionado sempre, às vezes intenso, às vezes fraco, fiz 13,3 km/l de média em meus 275 quilômetros de uso, dos quais 65% foram em rodovias. É verdade que andei em ritmo familiar, sem esportividade, mas a marca ainda assim é excelente. Nas mesmas condições, acho que nem carros 1.000 fazem tanta economia hoje em dia”. A sensação de estabilidade e segurança também foi elogiada, mas o motorista ressalva que “a suspensão poderia ser mais macia, como a do Focus, por exemplo”.
Assistente de estacionamento (botão superior) e ajuste elétrico do banco do
motorista: opcionais de que Vitor abriria mão por um Golf mais acessível
Vitor compraria um Golf como o avaliado pelo preço de R$ 120.232? “Não, não vale tudo isso. Ele está equipado com muita coisa que eu deixaria de lado, como sistema auxiliar de estacionamento, som com DVD e regulagem elétrica do banco. Então, ou eu gastaria todo esse dinheiro em um carro de prestígio, como Audi e BMW, ou ficaria com um Golf mais simples. O pacote Elegance com câmbio DSG, sim, me parece ótimo em custo-benefício. Até do teto solar abro mão, pelo menos enquanto a VW insistir na telinha furada”, ele conclui.
O Highline azul continua em nossas mãos, mas está prevista para a semana sua troca por uma versão de câmbio manual — tão equipada quanto, por decisão da VW, embora nosso interesse fosse por um carro com menos opcionais para avaliar o Golf como a maioria o adquire.
Atualização anterior |
Último período
6 dias |
510 km |
Distância em cidade | 202 km |
Distância em rodovia | 308 km |
Tempo ao volante | 12h 38 min |
Velocidade média | 40 km/h |
Consumo médio (gasolina) | 12,9 km/l |
Melhor marca média | 14,8 km/l |
Pior marca média | 11,2 km/l |
Indicações do computador de bordo |
Desde o início
21 dias |
2.139 km |
Distância em cidade | 762 km |
Distância em rodovia | 1.377 km |
Tempo ao volante | 47h 28 min |
Velocidade média | 45 km/h |
Consumo médio (gasolina) | 10,6 km/l |
Melhor marca média | 14,8 km/l |
Pior marca média | 7,3 km/l |
Indicações do computador de bordo |
Preço
Básico (câmbio DSG) | R$ 77.610 |
Como avaliado | R$ 120.232 |
Preços públicos vigentes em 24/2/14 |
Teste do Leitor
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Testes de desempenho
Aceleração de 0 a 80 km/h | 6,4 s |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,1 s |
Aceleração de 0 a 120 km/h | 12,9 s |
Aceleração de 0 a 400 m | 17,3 s |
Retomada de 60 a 100 km/h | 4,4 s |
Retomada de 60 a 120 km/h | 8,5 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 6,2 s |
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Consumo em trajetos-padrão
Trajeto |
Gasolina |
Leve em cidade | 14,5 km/l |
Exigente em cidade | 7,3 km/l |
Em rodovia | 14,2 km/l |
Conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm |
Torque máximo | 25,5 m.kgf de 1.500 a 3.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automatizado de dupla embreagem, 7 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 7,5 x 17 pol |
Pneus | 225/45 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,255 m |
Largura | 1,799 m |
Altura | 1,468 m |
Entre-eixos | 2,63 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 313 l |
Peso em ordem de marcha | 1.238 kg |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 212 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,4 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |
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