Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Motos Avaliações

Competente, linha CB 500 da Honda está de cara nova

01/07/2016
in Avaliações, Motos

Moderadas em desempenho, mas agradáveis de pilotar: são assim as renovadas CB 500 F, CBR 500 R e CB 500 X

Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação

 

A Honda lança no Brasil sua linha 2016 de motos de 500 cm³ com visual todo novo: a estradeira CB 500 F, a esportiva CBR 500 R e a crossover, uma estradeira com ar de uso misto, CB 500 X. Não houve mudanças no motor compartilhado entre as três, um bicilíndrico de duplo comando e 471 cm³ alimentado por injeção eletrônica, com potência de 50,4 cv, mas a linha mudou muito no visual e ganhou alterações em suspensão e freios.

Disponíveis a partir deste mês de julho, as motos têm os seguintes preços: CB 500 F, R$ 26 mil; CB 500 F com sistema antitravamento de freios (ABS), R$ 28 mil; CBR 500 R, R$ 29 mil; e CB 500 X, R$ 29.900. As duas últimas trazem ABS de série.

 

Tanque maior, lanterna com leds, novo escapamento: parte das novidades da CB 500 F

 

O mercado brasileiro acima de 400 cm³ não vinha sentindo tanto os efeitos da crise até o começo de 2016 — pelo contrário, até apresentava crescimento discreto, mas contínuo. Contudo, nem esse segmento voltado a um comprador mais abonado passou imune à tempestade da economia: embora continue com a divisão de 4% do total, o problema é que esse total despencou quase 50%.

 

A maior crítica que se faz às CB é a falta de potência; por outro lado, seu bom torque em baixas rotações deixa-as agradáveis no dia a dia

 

Nesse segmento a categoria que domina é de grandes motos de uso misto (as chamadas big trails), o que confirma a cultura brasileira de motos cidade-campo, mesmo que acabem circulando apenas por (mal conservado) asfalto. Isso explica o lançamento pela Honda das versões “X”, a CB 500 X e a NC 750 X, que combinam elementos de motos estradeiras e de uso misto. Não é só entre os carros, portanto, que a ideia de crossover (cruzamento de raças, em inglês) tem encontrado boa aceitação.

No caso das Hondas 500, as três versões usam os mesmos motor e quadro e compartilham componentes como rodas, freios, suspensões, tanque de gasolina e banco (estes dois últimos, só nas versões CB F e CBR). No total, mais de 50% de peças são comuns na “família”. Como se espera, a versão X é a mais diferente.

 

A CB F ganhou suspensões com mais regulagens e novos pneus; o motor não mudou

 

O que é novo

A novidade que mais salta aos olhos é o redesenho de carenagens, farol e lanterna traseira, agora dotada de leds. A CB 500 X ganhou para-brisa mais alto com duas posições de montagem. O tanque de combustível foi ampliado em 1 litro (CB F e CBR), para 16,7 litros, e em 400 ml na X, para 17,7 l. Esse aumento tem mais a ver com a nova tampa basculante, que atende às normas de emissões Promot 4, que com necessidade de autonomia, já que as três são econômicas (é comum fazerem médias acima de 22 km/l). O curioso desse bocal é que nos anos 70 as motos usavam esse sistema basculante, que depois saiu de moda e agora volta.

 

 

A suspensão dianteira de todas elas passa a ser regulável na pré-carga da mola por meio de “cliques”. A suspensão traseira agora tem nove posições de regulagem da mola, por meio de porca-castelo. A dianteira é fácil ajustar até com uma moeda, mas a traseira exige ferramenta que vem no kit original — e muita paciência. Melhor deixar na intermediária.

Os pneus que eram Pirelli agora são Dunlop, decisão que tem mais a ver com negócios de mercado, mantendo as medidas 120/70 R 17 na dianteira e 160/60 R 17 na traseira em qualquer das motos, mas com desenho menos esportivo que nos anteriores. Importante também nas CB F e CBR foi a mudança do escapamento para um desenho bem mais atual, não só para atender emissões, mas para ganhar um ronco pouco mais vigoroso. Na X manteve-se o da linha anterior.

 

Com visual esportivo, a CBR 500 R promete mais no estilo do que entrega em potência

 

Outra alteração restrita aos modelos CB F e CBR é o banco em dois níveis, com uma rabeta redesenhada com duas entradas de ar de fins apenas estéticos. É uma decisão discutível porque lembra muito a CBR 600 RR, já bem cansada em termos de estilo. Assim como na nova carenagem da versão R, fica claro que a proposta da Honda é deixar as CB F e CBR com visual mais esportivo e “pinta” de moto maior, mantendo a X mais contida e “familiar”.

Outras mudanças são chave de ignição tipo wave, mais segura e difícil de copiar; alça de garupa embutida nas versões R e F; alavanca do freio dianteiro regulável nas três versões; novo desenho da pinça de freio e motor pintado de preto fosco.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliação de motosCB 500 FCB 500 XCBR 500 RHonda motosmotos

Related Posts

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

26/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

06/05/2025
Harley-Davidson: livro com a história das grandes motos
Auto Livraria - motos

Harley-Davidson: livro com a história das grandes motos

02/05/2025
Yamaha RD 350 LC e R: quadros com a picante moto esportiva
Auto Livraria - motos

Yamaha RD 350 LC e R: quadros com a picante moto esportiva

08/04/2025
CB 400, CBR 450 SR, CBX 750 F: grandes motos Honda em quadros
Auto Livraria - motos

CB 400, CBR 450 SR, CBX 750 F: grandes motos Honda em quadros

21/03/2025

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp