[Nome] Anderson de Souza
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[Modelo] Chevrolet Onix
[Versão] Hatch 1.0 Turbo AT Premier 2
[Motor] 1.0 Turbo
[Ano-modelo] 2021
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Trata-se de um projeto Chinês de baixo custo, mas ainda assim consegue entregar alguns bons atributos:
PLATAFORMA: Desenvolvida na China, ficou excelente, deixou o carro bastante solido e estável, transmitindo boa segurança ao rodar em rodovia.
MOTOR: possui pontos positivos e negativos, como pontos positivos destaca a baixa trepidação para um 3 cilindros, o bom consumo e o desempenho que é bom em boa parte das diversas situações.
SEGURANÇA: Possui ótimo nível de segurança, com 5 estrelas no teste de colisão, 6 air bags e controle de estabilidade. E ainda sensor de ponto cego. Para ganhar nota 10 ainda falta o alerta de perigo de colisão e frenagem automática do HB20.
[Principais aspectos negativos] MOTOR: Possui muito lag abaixo de 2 mil RPM, Deixando o carro lerdo em diversas situações, como ao virar uma rua ou contornar uma rotatória e até na arrancada, nestas situações, ao pisar no acelerador é preciso esperar 2 ou 3 segundos para o carro responder. Sendo para mim o principal ponto negativo deste carro. A retirada da injeção direta no Brasil fez muita falta para quem deseja uma condução linear e agradável. No meu caso que estava acostumado com o excelente acerto de motor e cambio do HB 2018 1.6 AT, a diferença é enorme em suavidade e linearidade de aceleração nestas situações relatadas acima. Motor 1.0 turbo no Brasil: 116 cv a 5.500 rpm / Torque: 16,8 a 2.000 rpm. Motor 1.0 turbo na China: 125 cv a 5.800 rpm / Torque: 18,3 a 1.350 rpm.
BANCO: É Pequeno, falta maciez e o revestimento de “couro” é péssimo, 15 minutos ao volante é suficiente para ficar com as costas molhadas.
SUSPENSÃO: Falta mais refinamento, como melhor absorção de irregularidades. Este meu faz bastante barulho de funcionamento dos amortecedores em baixa velocidade.
CAMBIO AT: Está apenas na media, sente-se algumas trocas de marchas, neste item a Hyundai é mais refinada.
[Defeitos apresentados] Até o momento não apresentou defeitos.
[Concessionárias] Até o momento, utilizei apenas para compra.
[Comentários adicionais] O carro possui boas qualidades, poderia ser bem melhor se não tivesse os pontos negativos mencionados acima. Principalmente o lag abaixo de 2.000 rpm, e ainda o banco péssimo e a suspensão sem refinamento e com barulho de funcionamento dos amortecedores.
[Best Cars] O mais completo do Brasil. Testes bem detalhados.
[Data de publicação] 19/3/21
—
—
[Nome] Matheus Soares Gomes
[Cidade] Teresina
[Estado] PI
[Modelo] Chevrolet Onix
[Versão] LT hatch manual
[Motor] 1.0 12V
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] À época do lançamento, os modelos do Onix eram bastante completos, com um custo-benefício imbatível. O meu carro, por exemplo, possui itens que hoje estão disponíveis apenas nas versões mais caras ou mesmo não estão mais disponíveis. Farol e lanterna de neblina, 2 tomadas USB para o banco traseiro, medidor de pressão dos pneus e Wi-Fi integrado, por exemplo. No quesito desempenho, o carro tem fôlego para as ultrapassagens e não desanima mesmo estando carregado e o consumo na cidade ou estrada é bom (chego a fazer 11,5 km/l na cidade onde moro, cidade pequena e travada, com muitos quebra-molas e cruzamentos que exigem trocas de marcha a todo instante). O bagageiro surpreende: o volume apontado pelo fabrincante não faz jus a versatilidade e o tamanho em si. A direção é elétrica é leve e eu a considero bastante comunicativa.
[Principais aspectos negativos] A suspensão é dura (pequenas imperfeições são transmitidas a todo instante para a cabine). Há um reflexo da lateral interna da porta quando o sol está a pino que dificulta a visualização do retrovisor esquerdo. Os plásticos internos não têm um bom aspecto, o que acaba deixando o acabamento pobre.
[Defeitos apresentados] Com 15 mil km o cilindro atuador de embreagem quebrou. Descobri isso ao ver manchas de óleo no piso da garagem. Imediatamente levei o carro na concessionária onde o comprei (330 km da cidade onde moro). Ao chegar lá, sou informado que a peça não está coberta na garantia como consta no manual do veículo. Argumentei que não iria pagar por uma peça que havia quebrado em um sinal claro de desgaste prematuro (60% da quilometragem do carro foi rodando em rodovias onde praticamente não há o uso da embreagem). A concessionária então enviou um relatório para a fábrica solicitando a troca da peça em cortesia. O serviço então foi autorizado e não precisei pagar 1.100 reais pelo conserto. Um outro problema que já notei é o limpador de para-brisa na função intermitente às vezes não funciona. Uma vez tive que parar o carro e desligá-lo para que então funcionasse. Há um grilo chato na porta dianteira direita.
[Concessionárias] A concessionária ”Canadá Veículos” em Teresina-PI tem uma excelente equipe de vendas. Me apresentaram os vários modelos do carro (apesar de eu já ter ido decidido a qual modelo comprar), test-drive, conhecimento do produto e condições diversas para pagamento. O pós-venda, no entanto, é razoável. Muitos mecânicos ainda não tinham conhecimento de algumas características do carro quando o levei para a primeira revisão (quase um ano depois do lançamento).
[Comentários adicionais] Eu gosto bastante do meu carro. Tem um bom desempenho, muitos itens de conveniência e uma boa central multimídia, o câmbio tem bons engates e já cheguei a fazer 20km/l num percurso de 220 km numa BR que lembra o filme ”Mad Max” de tantos buracos. Porém, depois do defeito no cilindro atuador de embreagem eu estou com ”um pé atrás” com o carro. Se com 15 mil km esse defeito surgiu, fico a imaginar qual será o defeito com 30 mil km.
[Best Cars] Melhor site de conteúdo automotivo. A matéria do Bugatti Veyron marcou minha adolescência quando eu a li há mais de 10 anos atrás.
[Data de publicação] 5/2/21
—
—
[Nome] Vinicius Rocha
[Cidade] Recife
[Estado] PE
[Modelo] Chevrolet Onix
[Versão] LT
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 1
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 1
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 1
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 1
[Principais aspectos positivos] Itens de segurança passiva, economia de combustível central multimídia e design. É igual ao canto da sereia, seduz pela beleza e depois acaba com o cliente.
[Principais aspectos negativos] Carro com vários defeitos crônicos graves que comprometem o uso diário e a durabilidade. Bonitinho mas ordinário!! Chevrolet lava as mãos com o famoso “característica original do projeto” e não dão a menor atenção/solução aos problemas apresentados pelos clientes em suas concessionárias. Estou vendendo barato essa porcaria de carro que foi mais vezes à oficina que ao posto de gasolina.
[Defeitos apresentados] Carro com vários defeitos crônicos. 1) Luz da injeção acende sem existir qualquer anomalia. Carro já foi levado para concessionária umas seis vezes em menos de um ano, sem resolução do problema até hoje. Dizem que é combustível mas isso é uma MENTIRA, UMA SACANAGEM! Abastecemos todos os carros da nossa casa no mesmo posto há anos e só o combustível colocado no ONIX é ruim??? Também já experimentei trocar de posto, botar tanque cheio só de Etanol, botar tanque cheio só de gasolina, botar a mistura dos dois combustíveis e a luz da injeção acende da mesma forma. Já fiz Recall desse problema e não adiantou. Após o carro ficar parado três dias na concessionária , a luz da injeção acendeu em menos de 500 metros depois de sair da oficina. Depois de 10 meses de idas e vindas na oficina, agora estou aguardando peça (central eletrônica) ser enviada da fabrica. Não dão um posicionamento ou prazo, enfim descaso total! Chevrolet Nunca Mais!! 2) Dificuldade de dar partida. Defeito intermitente que já me deixou enguiçado no meio da rua por quatro vezes em menos de um ano. O curioso é que o carro pega normalmente depois de uns quinze minutos, mas quando liga o motor parece que vai desmontar e cair no chão, com muita vibração na cabine e barulho de bielas e pistões se chocando que dá medo. Esse motor não deverá ter uma durabilidade boa com as peças se chocando forte ao dar partida. 3) Bateria pifou. Isso mesmo, com menos de um ano a bateria foi para o lixo. Compro carros novos há décadas e nunca tive esse tipo de ocorrência em tão pouco tempo. GM trocou em garantia. 4) Ruídos internos diversos, quando acha origem de um e se consegue solucionar o ruído aparece outro novo, isso um carro de menos de 4.000 Km rodados e com um ano de uso. Construção muito ruim e montagem das peças totalmente sem critério de qualidade mínima. Se você quer um carro sem ruídos fuja do ONIX pois são muitos barulhos constantes e irritantes, mesmo andando em asfalto liso e de boa qualidade.5) Bancos desconfortáveis e duros, vi essa situação quando comprei, mas seduzido pela beleza e equipamentos pensei que poderia deixar passar. Ocorre que os bancos são muito duros e agora com o tempo de convivência maior com o carro chego a conclusão são muito ruins.6) Ar condicionado exala cheiro de mofo ao ligar. O carro vem sem filtro de cabine, comprei um original e coloquei, entretanto, nada adiantou. O ar do carro exala cheiro muito forte de mofo ao ligar, ficou mais de um dia com o caro parado o mofo toma conta do ar-condicionado. Concessionária diz que é “normal”. 7) Apagões no meio do nada. Com o carro parado em sinal, por vezes o motor morre ou fica oscilando querendo morrer, defeito intermitente que dá independente do tipo de combustível que esteja no tanque. 8) Barulho estranho no motor ao pisar no freio. Com o carro em ponto morto, ao pisar no freio o motor faz barulho de bielas batendo.
[Concessionárias] Usei desde a compra do carro a concessionária Auto Nunes Chevrolet em Jaboatão dos Guararapes para tentar sanar todas essas ocorrências, muita burocracia, tempo perdido com o carro parado e solução alguma foi dada. O carro é medíocre e o serviço de pós vendas consegue ser pior ainda. Leva o carro lá, apagam os erros do comutador de bordo, mas ao virar a esquina na saída da concessionária o caro volta a dar os mesmos defeitos. A CHEVROLET por sua vez também é medíocre ao disponibilizar para venda um carro com tantos defeitos crônicos e não ter peças de reposição. Vale ressaltar que essa enxurrada de problemas não é só o meu carro, basta dar uma pesquisa no You Tube que virão a quantidade de ONIX de nova geração com os mesmos problemas aqui relatados. Me passa a impressão que esse novo Onix foi vendido sem aqueles teste de durabilidade que normalmente as fábricas fazem ao lançar um carro novo. Enfim, o carro é bonitinho mas ordinário, uma dor de cabeça desde a primeira semana até hoje. Vou trocar em breve esse lixo!
[Comentários adicionais] Pela minha péssima experiência com o carro e com o pós vendas da GM, situação que nunca vivenciei antes na vida como assíduo cliente de carros zero Km há mais trinta anos (troco de carro praticamente há cada dois anos ou menos) , o único comentário que posso fazer para os que se iludirem com a beleza do carro é o seguinte: fiquem longe do novo onix, é uma bomba relógio, com vários problemas de projeto / fabricação e dor de cabeça na certa!!!
[Best Cars] Melhor site de informações automotivas do Brasil
[Data de publicação] 22/1/21
—
[Nome] Tiziu
[Cidade] Sorriso
[Estado] MT
[Modelo] Chevrolet Onix
[Versão] LTZ
[Motor] 1.0T
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Carro muito prazeroso de dirigir, a posição é muito confortável e o volante é alinhado com o peito. Minha filha também está gostando muito, a ponto de preferir andar no Onix do que no Corolla. O desenho externo também me agrada muito, junto com o visual interno. O painel é simples, mas dotado de muitas informações. Enfim, para quem gosta de dirigir, é um carro muito divertido.
[Principais aspectos negativos] Basicamente dois: rangidos nas peças plásticas do acabamento interno e a eficiência dos faróis. Os ruídos internos são irritantes. Depois de 10h na estrada viajando, gosto de um pouco de silêncio absoluto. Mas o carro não colabora nesse ponto. Quanto às lâmpadas, creio que a própria GM reconhece que os faróis deixam a desejar, pois oferece como acessório nas concessionárias uma “lâmpada super branca”. Ora, porque não vem de fábrica? Que cobrem R$200,00 a mais no carro, mas entreguem um farol decente.
Lembrei de um 3º ponto: o carro não vem com filtro de cabine!!! Reconheço que a maioria não se importa com um ou outro rangido, mas tem gente que desiste da compra em razão desse motivo. E, mesmo levando em consideração a proposta do carro, de ser um hatch popular, o aspecto do carpete interno é muito pobre… Finalizando, não gosto da pressão dos pneus definido pela GM. 35 lbs/psi deixa o carro muito “seco” e só fica confortável em asfalto liso impecável. Ou seja, em poucos lugares.
[Defeitos apresentados] Nenhum defeito até aqui.
[Concessionárias] Até o presente momento, tem me atendido de maneira muito cordial e eficiente.
[Comentários adicionais] Uma qualidade acaba sendo anulada por um detalhe tosco. E começa a pesar na balança da decisão. Quero dizer que o carro é formidável para dirigir, andar, viajar, consumo, etc… Mas creio que no século XXI já exista tecnologia em materiais isolantes capazes de impedir a produção de ruídos dentro de um carro, mesmo que seja um popular. O carro já saiu da concessionária rangendo o forro das portas dianteiras. Até o rangido é original de fábrica! Porém, não é exclusivo da GM. Todos os carros fazem algum tipo de ruído. E todas as marcas são displicentes nesse quesito.
[Best Cars] Leitura muito agradável e descontraída, com qualidade da informação. E esta seção me ajudou quando fui procurar uma opção no mercado.
[Data de publicação] 10/7/20
—
[Nome] Luiz Fernando
[Cidade] Águas Claras
[Estado] DF
[Modelo] Chevrolet Onix
[Versão] Hatch Premier
[Motor] 1.0 Turbo
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro apresenta acabamento bem executado, sem rebarbas aparentes, com boa dose de texturas e cores utilizadas no acabamento para transmitir maior impressão de refinamento. O conforto acústico é elogiável em qualquer velocidade e rotações do motor, assim como as portas são super leves e fecham ao menor esforço e possuem batidas abafadas, demonstrando o cuidado da GM.
Sobre o motor destaco o funcionamento surpreendentemente suave, linear e silencioso. A estabilidade impressiona pelo fato de a carroceria não inclinar e não “escapar” de dianteira em curvas, ainda que sinuosas, possuindo assim bastante previsibilidade de comportamento nessas situações. De modo geral, a dirigibilidade é afiada, uma vez que a sensibilidade da direção elétrica está bem ajustada às necessidades de conforto na cidade e de segurança na estrada.
A segurança passiva também merece reconhecimento especial, pelos 6 airbags, controles de tração e estabilidade, ABS, EBD, câmeras de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sensores de aviso de cintos desafivelados para todos os ocupantes. Em relação à tecnologia, o sistema On Star oferece serviço de localização do veículo em caso de sinistro e aviso de tentativa de furto ao veículo, possui assistente de estacionamento, multimídia de 7 polegadas intuitiva e rápida , com boa integração às as funções do carro, carregamento de celular por indução.
[Principais aspectos negativos] Espaço para pernas do banco traseiro é bem apertado, para um carro com entre eixos de 2,55. Porém, para ombros e cabeça estão ok. O cumprimento dos bancos na região das coxas é extremamente curto para todos os assentos e chega a ser cansativo em viagens longas. O câmbio automático possui trocas manuais por botões na alavanca, nada prazerosos, nem intuitivos, menos ainda funcionais e eficientes, já que por vezes se pressiona os botões e sente-se a demora do câmbio em efetuar as passagens de marcha. Dessa forma, era melhor nem ter os botões ou disponibilizar a troca por borboletas, atrás do volante, que permitiriam maior controle do motorista e melhor prazer ao dirigir.
Algumas vezes, a transmissão automática revela trancos em baixa velocidade, sentidos dentro do habitáculo por todos. Além disso, em situações de arrancadas, reduções de velocidade e ultrapassagens o lag entre acionamento do acelerador e funcionamento do câmbio automático é evidente e transmite uma sensação de desconforto. Uma reprogramação do câmbio ou remapeamento do acelerador poderiam resolver essa questão bem incomoda. As portas traseiras poderiam ter o mesmo acabamento em bege das dianteiras, assim como no Sedan, embora isso seja um detalhe, mas ficaria mais harmonioso. A tampa do porta objetos central poderia ser corrediça, como no Polo. Poderia ter mais porta objetos na cabine, pois o local onde se carrega o celular por indução só pode ser utilizado pelo ele.
[Defeitos apresentados] Não diria defeitos, mas conduzi o carro até uma concessionária para realizar um recall.
[Concessionárias] Fiquei bem surpreso ao descobrir que a rede GM não oferece mais o serviço de transporte de clientes para serviços realizados na s concessionárias. Tive um Ford Ka 2015 e sempre fui muito bem atendido na rede e lá havia esse serviço ao cliente. Nesses pontos a GM tem muito a evoluir.
[Comentários adicionais] Tentei oferecer uma análise detalhada para auxiliar a decisão de compra de quem possa estar em dúvida.
[Best Cars] Site excelente, com espaços democráticos, independentes e análises relevantes e técnicas que facilitam muito a decisão de compra.
[Data de publicação] 6/3/20
—
[Nome] Alexandre Gomes da Silva
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Modelo] Chevrolet Onix
[Versão] LTZ Hatch
[Motor] 1.0 tb
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Consumo excepcional para o desempenho do conjunto motor x câmbio. Por falar em câmbio, esse manual de 6 marchas da Chevrolet está no mesmo nível dos câmbios manuais da VW. Tive um Up! tsi e o considero o Ônix tb hatch manual como a evolução do Up!: mesmo desempenho e consumo, com muito melhor segurança nas curvas, conforto e itens de conveniência.
[Principais aspectos negativos] Versão LTZ peca por não trazer AC digital nem DRL, ambos de série na versão Premier, que não é oferecida com câmbio manual. Porta-objetos alto, diminui espaço para troca das marchas (2-4-6). Falta espaço para descansar/apoiar o pé esquerdo.
[Defeitos apresentados] Por enquanto, nada.
[Comentários adicionais] Carro para aqueles que ainda apreciam dirigir. Conjunto motor x câmbio acima da média no segmento. Ainda sobre seu posicionamento dentro do seu segmento, considero porta-malas e espaço interno bem razoáveis. Quem quer mais, parte pro Ônix Plus e pronto! Considerei a compra de um Polo tsi, mas câmbio automático com conversor de torque ou câmbio CVT não casam comigo… rsrs
[Best Cars] Referência há muito tempo…..
[Data de publicação] 24/1/20
—