[Nome] Tulio
[Cidade] Recife
[Estado] PE
[Modelo] Fiat Mobi
[Versão] Drive
[Motor] 1.0 Firefly
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 1
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] A facilidade de usá-lo na cidade, tendo o bônus de ter um consumo amigável, apesar da situação mais caótica do trânsito urbano. Apesar de bem pequeno, cabem 4 adultos, e ainda assim a economia não é prejudicada, mesmo na estrada. A suspensão, no uso diário, têm se mostrado excelente, pois mesmo sendo muito pequeno e tendo um ajuste bem focado em isolar os buracos da vida, é um carro capaz de viajar com alguma segurança numa BR-101 da vida. O motor, na cidade, pede giro baixo para requerer uma economia razoável, enquanto na estrada o conjunto mecânico mostra que um carro de entrada pode oferecer um nível de desempenho satisfatório sem sacrificar o consumo de combustível, e por tabela trazer uma viagem mais silenciosa. Com álcool andando a 100 km/h, consigo uma média de 15 km/l de álcool, o que considero excelente (especialmente ao considerar o absurdo que cobram até no derivado da cana), enquanto com gasolina, a média segue rigorosamente a aferida pelo Inmetro.
[Principais aspectos negativos] No meu uso, até o momento, um forte ruído de admissão por volta das 2500 rpm, que noto não haver com tanta intensidade, nas versões com o motor Fire. O segundo item negativo é a falta do computador de bordo presente na versão com o câmbio robotizado GSR, que possui até um horímetro, além de duas medições para o odômetro parcial e o consumo médio. O tamanho do porta-malas de fato poderia ser maior, mas comparado a um concorrente chinês e outro coreano, está num tamanho mais satisfatório para o meu uso (sozinho, e porta-malas cheio somente nas compras no meio do mês). O desenho externo é pavoroso (lembra o capacete de um Stormtrooper, especialmente de frente e na cor branca, o meu é preto), porém a parte interna possui um desenho menos agressivo aos olhos.
[Defeitos apresentados] Até o momento, nenhum.
[Concessionárias] O preço das peças, por incrível que pareça, é idêntico ao cobrado pelas autopeças independentes, o que considero excelente (ao menos para mim, há a certeza de comprar a peça na especificação correta). O problema foi quando precisei manter a garantia até o fim de dezembro passado e as revisões programadas encareceram bastante, especialmente a partir dos 30.000 km, além da mão de obra bem salgada. Agora que a garantia terminou, posso dizer que estou livre desta praga (a mão-de-obra da revisão na concessionária).
[Comentários adicionais] Considero uma surpresa agradável, pois o desempenho e consumo das versões com o motor Fire havia me convencido dele não valer a pena, pois já havia o Uno entregando o mesmo, e com mais espaço. A versão com o motor Firefly o deixou bem ajustado, pois além deste motor estar livre de intervenções severas até 300.000 km, está me saindo mais barato de mantê-lo em ordem e também rodando, comparado ao que minha vizinha tem (um Like básico, comprado na mesma época).
[Best Cars] Uma ferramenta que merece um alcance maior que o atual, pois ajuda a trazer dados técnicos escritos (e falados também) de forma bem acessível ao leitor/espectador.
[Data de publicação] 24/1/20
—
[Nome] Dalmo
[Cidade] Marechal Deodoro
[Estado] AL
[Versão] Drive
[Motor] 1,0 Firefly
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 2
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] A agilidade do carro no uso urbano, quase como uma moto “costurando” no corredor, além do espaço interno ser maior que o esperado para o tamanho do carro.
[Principais aspectos negativos] A baixa qualidade dos alto-falantes, e o estepe difícil de ser removido, e a manopla do câmbio não facilitar uma retomada de velocidade um pouco mais rápida.
[Defeitos apresentados] Até o momento, nenhum.
[Comentários adicionais] A eficiência do conjunto mecânico deste Mobi é incrível. Jamais imaginei que fosse tão fácil de dirigi-lo (principalmente na cidade), e usando praticamente o mínimo de combustível, mesmo com álcool. E tendo bastante paciência e nada de pressa, é possível fazer média próxima dos 20 km/l com gasolina.
[Best Cars] Um importante local para criar e compartilhar informações, estas de ótima qualidade
[Data de publicação] 22/3/19
—
[Nome] Marcio Faro Motta
[Cidade] Santa Maria Madalena
[Estado] RJ
[Versão] Drive
[Motor] 1.0 3 Cil
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor]
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Baixíssimo consumo de combustível, bom desempenho, bom comportamento da suspensão nas curvas e na absorção de irregularidades do piso. Relativamente silencioso para a categoria a que se insere, é um carro gostoso de se dirigir tanto no trânsito urbano quanto em estradas. Gostei também do estilo. Quanto aos freios, muito eficientes, transmitem segurança com excelente modulação na calibragem da assistência. Quanto ao espaço interno, muito criticado por muitos, o acho adequado para sua proposta. Eu tenho 1,82 m de altura e regulando o banco pra meu uso, consigo me acomodar no banco de trás sem esbarrar os joelhos no banco da frente. Se o motorista tiver uma estatura maior ou for do tipo que gosta de dirigir com o banco muito recuado e quer levar passageiros adultos no banco de trás, recomendo outro modelo. Quanto ao porta-malas, é pequeno, mas não dá pra fazer milagres com um carro de apenas 3,56 m. Um detalhe que pouca gente comenta e valoriza, é o espaço no cofre do motor para acesso ao grupo mecânico; no Mobi é excelente (o do UP é minusculo). Isso futuramente repercutirá no valor de revenda do usado, pois sera elogiado pelos reparadores.
[Principais aspectos negativos] Considerando a proposta do carro, só acho que podia custar menos.
[Defeitos apresentados] Não.
[Concessionárias] Em geral são bons. Muito melhor do que no passado>
[Best Cars] Muito bom o site e em especial essa seção de enorme utilidade para aquele que pretende adquirir o modelo de carro..
[Data de publicação] 19/10/18
—
[Nome] Maurício Nalin
[Cidade] Rio Claro
[Estado] SP
[Versão] Mobi
[Motor] 1.0 8v
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 2
[Principais aspectos positivos] Design Externo. Parte dianteira. Motor e câmbio são satisfatórios, considerando que é um veículo de entrada.
[Principais aspectos negativos] Ergonomia interna praticamente não há. Tanto na frente como atrás. Muito apertado por dentro. Não há espaço para bagagem pequena e compras de supermercado.
[Defeitos apresentados] Nenhum
[Comentários adicionais] Comprei o Fiat Mobi para trabalho. Visto que rodo 150Km de estrada por dia. Na realidade, foi uma decisão de minha mulher, que pensou no carro para o filho (primeiro carro). Mas no geral, o carro decepcionou pra mim. Muito apertado, sem qualquer ergonomia interna. Faz 12,2 Km/L no etanol só estrada e andando no limite de velocidade. Nunca coloquei gasolina para testar. Vou trocá-lo brevemente por outro veículo pequeno, mas com um espaço interno mais apropriado.
[Best Cars] Sempre minha referência quando preciso trocar de carro.
[Data de publicação] 10/8/18
—
[Nome] Cláudio Silva
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] Way On
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Precisava de um carro pequeno e barato para trabalhar. Ando com frequência em estradas de terra, então não servem carros baixos ou com suspensão muito fraca. Estava para comprar um Uno Way, mas achei que o Mobi me atenderia bem e comprei. A suspensão é muito boa mesmo, confortável e parece resistente. O carrinho anda bem, gasta pouco e acho que terá manutenção barata e bom valor de revenda, pois a Fiat é forte no mercado.
[Principais aspectos negativos] Espaço no banco traseiro e no porta-malas, mas isso não faz falta para mim. O acabamento é simples. Não gostei do banco, bem cansativo.
[Defeitos apresentados] Nada até agora, mas está bem novo.
[Concessionárias] Ainda vai fazer a primeira revisão.
[Best Cars] Excelente serviço.
[Data de publicação] 9/9/16