Modelo chinês, melhorado em acabamento e mecânica, enfrenta o nacional da marca francesa com preços próximos
Texto e fotos: Fabrício Samahá
A cada lançamento, os carros chineses vão demonstrando o rápido progresso de uma indústria ainda recente. Percebemos isso com o JAC T40, avaliado inclusive no teste Um Mês ao Volante, e agora submetemos o T50 CVT — evolução do conhecido T5 — a um Desafio contra o Citroën C4 Cactus. O T50 tem preço sugerido de R$ 87 mil e com o chamado Pack 3 passa a R$ 91 mil, sendo comparado aqui à opção Feel Pack do concorrente, que sai por R$ 87.490. Ambos usam motor de 1,6 litro e transmissão automática.
Estilo
O T5 foi reestilizado na frente e (levemente) na traseira para se tornar o T50. O aspecto melhorou, caso da dianteira que disfarça melhor seu grande balanço, mas ainda é daqueles carros com tanto volume lateral que faz as rodas de 16 polegadas parecerem bem pequenas. Esse quesito favorece o C4 Cactus, que merece crítica pela traseira tímida em comparação ao bom impacto da parte dianteira.
Traseira do Citroën não segue a ousadia da frente; JAC melhorou com a reestilização, mas continua com volume lateral que faz as rodas parecerem pequenas
Acabamento e conveniência
O ambiente interno tem impressionado muito bem nos últimos JACs, com ótima escolha de materiais e detalhes de acabamento — destaque ao painel revestido que simula couro, assim como os bancos. Ele vence nesse ponto o Citroën, que é mais simples em geral e tem bancos com tecido algo áspero.
O T50 é superior também em conveniências, como alerta programável para excesso de velocidade, apoio de braço central traseiro, câmeras ao redor (dianteira, duas laterais e traseira) que podem compor uma vista de cima ou mostrar imagens em separado, câmera junto ao retrovisor com gravação do trânsito à frente (útil em caso de acidentes), duas tomadas USB, monitor de pressão e temperatura dos pneus com mostrador individual (no rival, só monitor geral de pressão), para-brisa com faixa degradê, para-sóis com iluminação e rebatimento elétrico dos retrovisores.
Instrumentos digitais diferenciam o C4 Cactus, que tem melhor posição para motorista; a favor do T50, acabamento mais sofisticado e várias conveniências
Vantagens do C4 Cactus são alarme volumétrico (ultrassom), limitador de velocidade e limpador de para-brisa automático. Incomodam nele as faltas de ajuste de altura dos cintos dianteiros, alças de teto e luz na parte traseira da cabine. Confira no quadro de equipamentos (abaixo) outros itens presentes nos dois. Ambos têm boa central de áudio com integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, ampla tela (8 pol no JAC e 7 no Citroën) e comandos no volante. A qualidade de som pareceu superior no chinês.
O ambiente interno tem impressionado nos últimos JACs, com ótima escolha de materiais e detalhes de acabamento, mas a posição de dirigir pode melhorar
Posto do motorista
Os dois oferecem bons bancos dianteiros e posição de dirigir bem definida, com ressalvas no T50 ao volante ajustável só em altura (no C4 Cactus, também em distância) e aos largos apoios laterais, feitos para ocupantes magros. O Citroën tem um bom quadro de instrumentos digital, de fácil leitura como o analógico do JAC, e ambos trazem computador de bordo. Melhores no chinês são os faróis de refletor duplo, do tipo elipsoidal no facho baixo, e com ajuste elétrico de altura. Os dois têm faróis e luz traseira de neblina, luzes diurnas por leds e repetidores laterais das luzes de direção. A visibilidade do Cactus é melhor nos ângulos dianteiros, sendo a traseira complicada em ambos.
SUV chinês oferece mais espaço vertical (sendo semelhante nas demais acomodações) e para bagagem, embora com vantagem bem menor que a divulgada
Espaço
Maior em todas as dimensões externas, o T50 é mais espaçoso para cabeça na frente e atrás, sendo os dois parecidos no restante, com bom vão para pernas no banco traseiro, largura insuficiente para dar conforto a três pessoas e acomodação relativa do passageiro central.
Porta-malas
Não considere a capacidade de bagagem de 600 litros informada pela JAC, medida até o teto: sob a cobertura nossa estimativa é de cerca de 400 litros ante 320 litros do Citroën. Os dois têm banco traseiro bipartido em 60:40. A favor do T50 estão o estepe com pneu igual aos outros (o do C4 Cactus é bem menor) e o acesso com base mais baixa.
Equipamentos de série e opcionais
• C4 Cactus Feel Pack – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, assistente de saída em rampa, banco traseiro bipartido 60:40, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e luz traseira de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeiras infantis, luzes diurnas de leds, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 pol, volante de couro com ajuste em altura e distância.
• Opcionais e acessórios – Pacote Plus (frisos de porta, protetor de cárter, tapetes), pacote Tech (sensores de estacionamento traseiros e rebatimento do retrovisor direito em marcha à ré), pacote Voyage (barras transversais de teto, engate removível, porta-bicicleta).
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.
• T50 CVT – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de saída em rampa, banco traseiro bipartido 60:40, central de áudio com tela de 8 pol, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis com ajuste elétrico de altura, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, monitor de pressão e temperatura dos pneus, para-sóis com iluminação, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento à frente e atrás, volante com ajuste em altura.
• Opcionais – Pack 3 (bancos e volante que simulam couro; câmeras dianteira, laterais e traseira de manobras; câmera frontal com gravação do trânsito, cinzeiro, controlador de velocidade, faróis automáticos, integração a celular na central de áudio, luzes diurnas de leds, pinças de freio vermelhas, rebatimento elétrico de retrovisores).
• Garantia – Seis anos sem limite de quilometragem.