Filipinas
Tendo crescido para 211 mil unidades, o mercado filipino viu mais uma folgada liderança da Toyota, com 35,6% de participação. O mais vendido é o Vios, um “primo rico” do Etios (9,7%). Depois vêm Mitsubishi Montero Sport (nosso Pajero Dakar) e a pequena minivan Toyota Innova.
Finlândia
A nova geração levou o Golf de volta à liderança, que ele não conseguia no mercado finlandês desde 2010. Com 5% de participação em um total de cerca de 100 mil veículos, o médio alemão foi seguido pelo Skoda Octavia checo, o Nissan Qashqai (que havia liderado em 2012) e os Toyotas Auris e Avensis.
França
Com quase 1,8 milhão de unidades, o mercado francês continua liderado pela Renault, com Peugeot e Citroën na sequência. O Clio (agora na quarta geração) obteve o 1º. lugar pela 15ª. vez em 23 anos desde que foi lançado, com 5,8% de participação, pouco à frente do Peugeot 208 (5,1%). De 3º. a 5º. seguem-se Citroën C3 e os Renaults Scénic e Mégane. Só em 8º. aparece um modelo sem relação com os fabricantes locais, o VW Polo (o Dacia Sandero, em 6º., é do grupo Renault).
Grécia
Reviravolta no mercado grego em 2013: o crescimento da Toyota levou-a da 3ª. para a 1ª. posição, à frente da VW e da Opel, que vencera em 2012. Dos 58,7 mil veículos vendidos no país, 6,5% eram do Toyota Yaris, compacto que assumiu a liderança antes pertencente ao Opel Corsa, agora 2º. Seguem-se Polo, Hyundai I20 (ambos compactos) e Golf. O utilitário esporte de maior sucesso, o Nissan Qashqai, ficou em 13º.
Hungria
Uma marca checa, a Skoda, lidera o mercado húngaro com o sedã médio Octavia, que vendeu 3,1 mil unidades do total de 56,5 mil carros colocados nas ruas do país. O 2º. foi o Opel Astra, líder em 2012, que perdeu a posição ao deixar de oferecer a antiga geração Classic de 1998 — a mesma vendida até pouco tempo atrás no Brasil —, seguido pelo Ford Focus, o Dacia Duster e o Suzuki SX4, na ordem.
Índia
Em crescimento, o mercado indiano alcançou 2,4 milhões de unidades em 2013. A Maruti-Suzuki domina com 43,1% de participação, ante 15,4% da Hyundai e 9,8% da Mahindra. Os modelos de maior êxito só poderiam ser Marutis: o Alto lidera há nove anos e representa 10,8% do mercado, seguido por Swift, DZire e o monovolume Wagon R+ da mesma marca. Em 5º. aparece o primeiro adversário, o Mahindra Bolero, seguido pelo Hyundai Eon — o estrangeiro mais vendido por lá.
Indonésia
Minivans dominam o mercado indonésio, que alcançou 1,22 milhão de veículos. A Toyota Avanza de produção local é o carro mais vendido com 17,5% de participação, grande margem sobre a Daihatsu Xenia (2ª. com 5,3%), que não passa de uma variação do mesmo modelo. Seguem-se a Toyota Kijang Innova, uma minivan de maior porte; a Suzuki Ertiga, uma espécie de Swift ampliado; e a picape Daihatsu Gran Max.
Inglaterra
O mercado inglês sempre foi forte para a Ford, que em 2013 liderou com o Fiesta (5% de participação no volume de 1,9 milhão de carros) e colocou o Focus em 2º. lugar. Depois vêm Corsa, Astra (ambos da Vauxhall, marca britânica que corresponde à Opel alemã) e Golf.
Irlanda
O Golf foi o mais vendido no país, o que representa um fato novo por lá, ao contrário de tantos outros mercados. Ele representou 5% de um total de 74 mil veículos, sendo seguido pelo Nissan Qashqai, o Focus (vencedor em 2011 e 2012), o Fiesta e o Toyota Auris. Como curiosidade, o BMW Série 5 (10º. no ano) foi o líder no país em agosto e setembro.
Israel
Já vendido em sua nova geração, o Toyota Corolla liderou por cinco meses o mercado israelita em 2013, fechando o ano em 2º. lugar. O vencedor foi o Kia Picanto, com 6% de participação nas vendas totais de 212,5 mil unidades. O Focus obteve o 3º. lugar.
Itália
Em queda acentuada para 1,3 milhão de unidades, sua pior marca desde 1979, o mercado italiano viu no ano passado um fenômeno raro: os cinco modelos mais vendidos foram de marcas nacionais. O Fiat Panda (7,8% de participação) foi seguido por Punto, o pequeno Lancia Ypsilon, Fiat 500 hatch e a perua 500 L. Dos feitos por fabricantes estrangeiros, o Golf em 6º. é o mais bem-aceito.
Japão
Com 3,26 milhões de carros vendidos em 2013, o mercado japonês viu uma substituição na liderança: saiu o Toyota Prius, após quatro anos à frente, e entrou… uma variação do Prius, o Aqua (chamado de Prius C em alguns países), que obteve 8% de participação. O Prius original foi 2º., seguido por Honda Fit, Nissan Note e Corolla. A marca do líder também domina entre os fabricantes, com nada menos que 45,8% do mercado, seguida por Nissan e Honda. O Golf é o preferido entre os importados, e o Honda N-Box, entre os “carros K” de 660 cm³.
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