Conteúdo bem escolhido e um vigoroso motor de 180 cv
fazem um A4 bastante competitivo na faixa de R$ 120 mil
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
O cenário não era favorável à Audi: enquanto BMW (com o 320i), Mercedes-Benz (com o C 180) e Volvo (com o S60) ofereciam sedãs médios com preços na faixa entre R$ 115 mil e R$ 125 mil, a marca das argolas começava a brigar no segmento apenas aos R$ 140 mil da versão Ambiente do A4. Deixando de lado a classe dos hatchbacks como o A3, era nítida a desvantagem da Audi em conquistar o comprador logo no começo de sua ascensão às marcas de prestígio, momento que pode ser decisivo para o conservar na linha em suas compras subsequentes. Foi por isso que surgiu o A4 Attraction.
Despojar um automóvel para reduzir seu preço é tarefa habitual para a indústria — o problema é encontrar o ponto certo do processo, sobretudo para um fabricante do segmento de luxo. Nesse aspecto, pode-se dizer que a Audi acertou com seu A4 de entrada, que chega ao preço promocional de R$ 118.900 e oferece a alternativa da perua Avant.
O conteúdo de segurança do A4 Ambiente ficou intocado no Attraction: controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de xenônio para ambos os fachos, faróis de neblina, luzes diurnas e lanternas traseiras com leds, freios antitravamento (ABS) e bolsas infláveis frontais, laterais nos bancos dianteiros e cortinas para a área lateral de vidros. Em termos de conforto e conveniência, foram mantidos o ajuste elétrico do banco do motorista (incluindo apoio lombar), controlador de velocidade, computador de bordo, ar-condicionado automático, freio de estacionamento com comando elétrico e rádio/CD com MP3 e interface Bluetooth. Revestimento interno em couro sintético, rodas de 17 pol e volante multifunção com comandos do câmbio completam o pacote.
Alguns itens de conveniência foram descartados, mas os de segurança são os
mesmos da versão Ambiente e o interior mantém um ar coerente com seu preço
O que se perdeu, então? Teto solar, ajuste elétrico do banco do passageiro, retrovisor interno fotocrômico, acionamento automático de faróis e limpador de para-brisa, sensores de estacionamento na traseira e o sistema Music Interface, que facilita comandar um reprodutor portátil de MP3. Sem dúvida, uma boa escolha de itens sem os quais se pode conviver bem com o carro, livre da sensação de estar em uma versão “depenada”. O único opcional é o Multi Media Interface Plus, que traz sistema de navegação, comando de voz e memória interna para armazenar músicas.
Com agradável disposição, o motor leva o A4 a altas velocidades sem esforço; o comportamento dinâmico transmite confiança, como se espera dos bons germânicos
O Attraction beneficia-se das alterações de estilo que o A4 recebeu no modelo 2013, com frente e traseira atualizadas e um belo efeito visual nos faróis elipsoidais; os pneus usam a mesma medida do Ambiente, só com outro desenho de rodas. O interior, sóbrio, mostra-se bem-acabado e correto na definição de bancos, comandos e posição do motorista. Há espaço confortável para quatro adultos e as conveniências mais comuns.
Sob o capô está o conhecido motor de 2,0 litros e 16 válvulas com turbocompressor e injeção direta, que nesta versão — assim como na Ambiente — desenvolve potência de 180 cv e torque de 32,6 m.kgf disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. A Audi informa dados de desempenho muito satisfatórios, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e máxima de 226 km/h. Destaque do A4 é a caixa de câmbio de variação contínua (CVT) Multitronic, que trabalha como se tivesse infinitas marchas para uma condução mais eficiente. Se desejar, o motorista pode passar a alavanca à posição S (esporte) ou acionar os comandos no volante para que a caixa simule oito marchas, por meio de pontos de parada das polias variadoras.
As rodas são outras, ainda de 17 pol, e os faróis de xenônio estão mantidos; com
180 cv e câmbio Multitronic, o A4 cativa pelo desempenho e a suavidade
Dirigimos o A4 Attraction em um breve trajeto de 35 quilômetros pela Rodovia dos Imigrantes, suficiente para confirmar as boas impressões obtidas com o modelo em outras versões desde que a atual geração foi apresentada, em 2008. O motor fornece desempenho mais que suficiente para a proposta do carro, com uma agradável disposição desde as rotações mais baixas e funcionamento suave e silencioso. Velocidades típicas de Alemanha são atingidas sem esforço e, ao aliviar a pressão no acelerador, mantidas em regimes bastante baixos. Nessa condição de uso, o comportamento dinâmico transmite grande confiança, como se espera dos bons carros germânicos.
Nem todos apreciam a forma eficiente com que o CVT acelera o A4: com o acelerador a pleno, o motor cresce de giros e se estabiliza em alta rotação enquanto a velocidade cresce. É para esses que a Audi incluiu o modo esportivo, que dá a sensação de um bom câmbio automático de oito marchas, com mudanças pela alavanca seletora ou pelos comandos do volante. De resto, o Attraction mostra freios eficazes, direção bem acertada para cada faixa de velocidade e um rodar confortável e que sugere robustez para nossas condições de piso.
Vale o que custa? Em uma análise fria, que desconsidere o fator prestígio, o carro parece simples demais para o preço: há opções como Ford Fusion EcoBoost, Hyundai Azera e Kia Cadenza que oferecem mais em potência e recursos de conforto e segurança por valores semelhantes. No entanto, quando confrontado às alternativas do mesmo segmento — oferecidas por marcas que representam tanto em prestígio quanto a Audi quando se coloca a chave sobre a mesa —, o A4 Attraction traz a fórmula certa por um preço justo.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | longitudinal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 82,5 x 92,8 mm |
Cilindrada | 1.984 cm³ |
Taxa de compressão | 9,6:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 180 cv de 4.000 a 6.000 rpm |
Torque máximo | 32,6 m.kgf de 1.500 a 3.900 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automático de variação contínua; simulação de 8 marchas |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 17 pol |
Pneus | 225/50 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,703 m |
Largura | 1,826 m |
Altura | 1,427 m |
Entre-eixos | 2,808 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 65 l |
Compartimento de bagagem | 480 l |
Peso em ordem de marcha | 1.465 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima | 226 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,2 s |
Consumo em cidade | 10,6 km/l |
Consumo em estrada | 17,5 km/l |
Dados do fabricante; consumo pelos padrões europeus |