No interior luxuoso, embora de aspecto sóbrio, destaque para os bancos
de forma e densidade ideais com revestimento em camurça sintética
pixels: resolução da projeção de informações no para-brisa (head-up display) que equipa a RS6. Um sistema de espelhos faz aparecer diante do motorista, à altura da via e com a sensação de distância entre 2 e 2,5 metros de seus olhos, informações como velocidade do momento, aquela memorizada no controlador e instruções de navegação.
watts: potência do sistema de áudio Bang & Olufsen, padrão no Brasil. Dono de uma pureza de áudio excepcional, o conjunto inclui toca-DVDs para seis discos no porta-luvas (mais um no painel), duas entradas para cartão SD e conexão para Ipod, além de interface Bluetooth, e usa 15 alto-falantes. Um disco rígido de 60 GB armazena as músicas desejadas e, por meio de um painel tátil como o dos computadores portáteis, podem-se escrever números como os do CEP de um destino de navegação. Como detalhe charmoso, os alto-falantes de agudos (tweeters) do painel ficam em alojamentos que se retraem quando o carro é desligado.
são os retrovisores fotocrômicos do carro, capazes de evitar ofuscamento pela luz alta de quem vem atrás. O externo esquerdo é biconvexo, com ótimo campo visual.
A tela retrátil do painel serve para áudio (com disco para armazenamento),
ajustes do Drive Select, navegação e configurações, além de informar
pressão e temperatura dos pneus; no quadro, mostrador de tempo de volta
botões somam-se aos do controle elétrico de vidros na porta do motorista. Eles acionam de forma individual as travas de segurança infantil das portas traseiras, para fácil ativação quando os pequenos entram e desativação quando é hora de transportar adultos.
De pureza excepcional, o sistema de áudio
Bang & Olufsen inclui disco rígido e os
tweeters do painel se retraem ao desligá-lo
são os programas de uso do Audi Drive Select, o seletor de modos de direção acionado pelos comandos do console central: Comfort, Auto, Dynamic e Individual. Eles afetam numerosos parâmetros do carro: curva de atuação do acelerador, borboletas de controle de ruído do escapamento, pontos de mudanças automáticas do câmbio, atuação dos amortecedores, assistência e relação de direção, atuação do facho direcional dos faróis e distribuição lateral de torque pelo diferencial traseiro esportivo.
Os modos Comfort e Dynamic são autoexplicativos. Auto faz ajustes automáticos de acordo com a forma de direção; Individual permite configurar as funções em separado (entre Comfort, Auto e Dynamic), divididas em grupos: motor/câmbio, suspensão, direção, diferencial traseiro esportivo e som do motor.
Instrumentos com farta informação, central de comandos no console,
logotipo no câmbio, ar-condicionado com quatro zonas e difusores
nas colunas, memórias do banco, ajuste nas coxas, alto-falante retrátil
informações são fornecidas ao motorista sobre os pneus da RS6: a pressão e a temperatura momentânea em cada um deles. Ou seja, além de controlar a eventual necessidade de enchimento, sabe-se como cada pneu está sendo exigido ao dirigir rápido, como em circuito. O nível de óleo lubrificante do motor também é informado na tela central do painel.
polegadas é a medida da tela do centro do quadro de instrumentos, que atende a funções triviais — navegação, computador de bordo, informações de áudio — e outras incomuns, como pressão de turbo e medidor de tempo de volta em circuito. Os mostradores são iluminados em branco e o velocímetro indica até 320 km/h… Parece muito, mas está apenas 15 acima da velocidade máxima declarada.
bons detalhes do interior da RS6, além dos mencionados acima: acesso à cabine e partida do motor sem uso de chave, amplo teto solar (com seção dianteira móvel e traseira fixa) com forro com acionamento elétrico, comando a distância para abrir e fechar vidros (também fecha o teto), tela central retrátil no painel (pode ser guardada mesmo em uso e oculta-se ao desligar o carro), porta-luvas refrigerado, tranca para esse compartimento, rebatimento elétrico dos retrovisores, câmera traseira para manobras, acionamento elétrico do freio de estacionamento e sistema Auto Hold, que retém o carro quando não se usam os pedais para maior conforto nas paradas do trânsito.
Com o Drive Select em modo Comfort a RS6 passaria por qualquer Audi de
luxo, com rodar macio, baixo ruído e fácil modulação do acelerador
itens que o carro deveria, mas não tem: faixa degradê no para-brisa e limitador de velocidade. Ainda, cabe revisão ao forro do teto solar que deixa passar parte dos raios solares, inconveniente em um país tropical. E uma tecla para escolher os modos do Drive Select sem usar o menu seria bem-vinda.
litros: capacidade do compartimento de bagagem da grande perua, que passa a 1.680 litros com o banco traseiro rebatido — operação simples, pois basta puxar alavancas no próprio porta-malas. A tampa tem abertura e fechamento motorizados e a cobertura enrolável ergue-se quando ela é aberta para ampliar o acesso. Abaixo do assoalho, nada de estepe (os pneus podem rodar vazios, lembre-se): apenas espaço para objetos, depois a bateria, ferramentas e parte do sistema de áudio.
recursos que a Audi oferece para a RS6 no exterior, mas não selecionou para o pacote brasileiro: controlador da distância ao tráfego adiante, sistema de visão noturna com câmera infravermelha, aviso para veículo em ponto cego, alerta para evasão da faixa de rolamento, assistente de estacionamento, bancos com ventilação e massageador, telas de vídeo de 9 pol para os passageiros de trás (incompatíveis com os bancos esportivos usados aqui), volante com aquecimento, fechamento automático das portas (não precisam ser batidas) e pinças de freio vermelhas (não oferecidas com discos de cerâmica).
Devoradora de asfalto: ela acelerou de 0 a 200 km/h em 14,2 segundos e
poderia chegar a 305 km/h, conforme o limitador adotado no Brasil
Ao volante
Números contam muito sobre o que faz da RS6 Avant um carro tão especial e desejado, mas o que realmente conquista quem a dirige é a forma como cada ingrediente foi temperado e combinado aos demais.
Ameaçadora por fora, com suas grandes tomadas de ar, rodas enormes com pneus extralargos e para-lamas bastante alargados para encobri-los, a grande perua é sóbria e refinada por dentro. Qualquer que seja a cor externa — são nove as disponíveis no Brasil, incluindo as atraentes azul Estoril e vermelho Misano, esta a do carro avaliado —, o interior vem sempre em preto, incluindo o forro de teto, e com apliques no padrão fibra de carbono.
Os bancos, excelentes, são firmes e de conformação exata para manter o corpo apoiado nas curvas e descansado em longos trajetos, sem causar desconforto pelas laterais muito duras ou pronunciadas; suas amplas regulagens garantem posição adequada a motoristas de qualquer biótipo. O revestimento em camurça sintética, de nome comercial Alcantara, combina com o ambiente esportivo e mostra-se mais agradável que o couro em um clima como o nosso.
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