Honda CR-V vs. Hyundai IX35: tradições de família

Mais leve e potente, o IX35 tem melhores acelerações e retomadas, mas consome mais

 

Desempenho e consumo

Apesar de testado com gasolina (procuramos usar o mesmo combustível com o qual recebemos os carros, para evitar misturas), o IX35 foi mais rápido em todas as medições que o CR-V com álcool, resultado coerente com sua vantagem em relação peso-potência. Acelerou de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos (ante 13,1 s) e retomou de 60 a 120 em 14,1 s (contra 15,8 s). A tração integral não beneficia o Honda nas provas de arrancada: com ampla capacidade de transmitir ao asfalto o que os motores produzem, os pneus dianteiros de ambos não chegam a patinar mesmo nas acelerações mais intensas.

O Hyundai poderia acelerar ainda melhor com duas alterações na transmissão automática: maior rotação máxima de saída (estol), que é de apenas 1.800 rpm ante 2.200 do Honda, e ponto mais alto de mudança de marcha. Sua caixa faz trocas entre 6.000 e 6.100 rpm em modo manual, antes mesmo do regime de potência máxima (6.200), enquanto a do CR-V o leva até 6.500 rpm e supera em 200 o pico de potência, como deve ser.

Não foi possível medir consumo de combustível no IX35 pela falta dessa função no computador de bordo, mas os dados de fábrica pelos padrões do Inmetro (veja na tabela mais abaixo) indicam ligeira vantagem do CR-V em ambos os ciclos e com qualquer dos combustíveis, obtidas em parte pela transmissão bastante longa. As marcas com álcool pelo Honda em nossos trajetos-padrão são boas para o tipo de carro e as condições de peso e aerodinâmica que ele apresenta.

 

 

Medições Best Cars

CR-V IX35
Aceleração
0 a 100 km/h 13,1 s 11,9 s
0 a 120 km/h 17,9 s 17,0 s
0 a 400 m 19,2 s 18,7 s
Retomada
60 a 100 km/h* 10,3 s 9,2 s
60 a 120 km/h* 15,8 s 14,1 s
80 a 120 km/h* 12,6 s 11,4 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 9,4 km/l
Trajeto exigente em cidade 4,9 km/l
Trajeto em rodovia 9,7 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 601 km
Trajeto exigente em cidade 313 km
Trajeto em rodovia 620 km
Testes efetuados com álcool (CR-V) ou gasolina (IX35); *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; o consumo do IX35 não pôde ser medido; conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

CR-V IX35
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
Consumo em cidade 9,2/6,4 km/l 8,8/6,1 km/l
Consumo em rodovia 11,5/8,1 km/l 10,5/7,3 km/l
Dados do fabricante para gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro

 

 

Comentário técnico

• A versão do CR-V fornecida aos Estados Unidos pela mesma fábrica mexicana usa motor de 2,4 litros com injeção direta de combustível e transmissão automática de variação contínua (CVT). Esses avanços, porém, não vêm aqui para baixo do Equador, onde a Honda ainda o equipa com a unidade de 2,0 litros da família R, usada desde duas gerações atrás, e caixa automática tradicional de cinco marchas.

Não que se trate de motor defasado: entre suas características atuais estão bloco de alumínio, variação do tempo de abertura (como no IX35) e do levantamento das válvulas, acionamento do comando por meio de corrente e preaquecimento de álcool para partida a frio. Contudo, a relação peso-potência desfavorável do Honda indica que a marca faria bem em nos trazer o motor mais potente e a caixa mais eficiente disponíveis lá no Norte.

• O motor do IX35, por sua vez, faz parte da linha Theta II desenvolvida pela Global Engine Alliance, parceria com a Chrysler e a Mitsubishi que vigorou entre 2002 e 2009, ano em que a marca norte-americana adquiriu a participação da sul-coreana e da japonesa. Na Hyundai a série tem unidades de 2,0 e 2,4 litros, incluindo versões do primeiro com turbocompressor e injeção direta. Como no CR-V, usa corrente de comando e bloco de alumínio; a variação de válvulas abrange apenas o tempo das de admissão. A taxa de compressão bem mais alta que a do concorrente foi adotada no Brasil na versão flexível.

• Chama atenção o quanto são longas as marchas do CR-V: sua quarta produz menor rotação que a quinta do IX35 e o mesmo vale entre a última marcha de um e de outro (veja nas fichas técnicas abaixo). Como se espera, a caixa de seis marchas do Hyundai tem maior gama de relações (a primeira dividida pela última resulta em 5,3) que a de cinco marchas do Honda (4,7).

• O sistema de tração integral do CR-V é do tipo sob demanda: move apenas as rodas dianteiras em condições normais de aderência, mas passa a transmitir torque também às traseiras (até sua totalidade, se necessário) caso os sensores percebam que a rotação daquelas está maior, ou seja, que houve perda de tração.

 

Ficha técnica

CR-V IX35
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 81 x 96,6 mm 86 x 86 mm
Cilindrada 1.997 cm³ 1.998 cm³
Taxa de compressão 10,6:1 12,1:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 150/155 cv a 6.300 rpm 157/167 cv a 6.200 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 19,3 m.kgf a 4.700 rpm/19,5 m.kgf a 4.800 rpm 19,2/20,6 m.kgf a 4.700 rpm
Potência específica (gas./álc.) 75,1/77,6 cv/l 78,6/83,6 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 5 automática, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 2,78 / 11 km/h 4,16 / 9 km/h
2ª. 1,68 / 18 km/h 2,58 / 14 km/h
3ª. 1,13 / 27 km/h 1,77 / 21 km/h
4ª. 0,77 / 40 km/h 1,37 / 27 km/h
5ª. 0,59 / 52 km/h 1,00 / 36 km/h
6ª. 0,78 / 47 km/h
Relação de diferencial 4,44 3,65
Regime a 120 km/h 2.300 rpm (5ª.) 2.550 rpm (6ª.)
Regime à vel. máxima informada ND
Tração integral sob demanda dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (297 mm ø) a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a disco (305 mm ø) a disco (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 11,4 m 10,6 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol 6,5 x 18 pol
Pneus 225/65 R 17 225/55 R 18
Dimensões
Comprimento 4,58 m 4,41 m
Largura 1,82 m
Altura 1,655 m
Entre-eixos 2,62 m 2,64 m
Bitola dianteira 1,56 m 1,585 m
Bitola traseira 1,56 m 1,586 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 71 l 58 l
Compartimento de bagagem 589 l 465 l (728 l até o teto)
Peso em ordem de marcha 1.579 kg 1.500 kg
Peso-potência (gas./álc.) 10,5/10,2 kg/cv 9,6/9,0 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem 5 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2016
Pneus Bridgestone Dueler H/P Sport Kumho Solus KL21
Quilometragem inicial 21.000 km 6.000 km
Dados do fabricante
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