BMW 328i e VW CC: o plebeu dos nobres, o nobre dos plebeus

Simulação de desempenho

Que são carros rápidos, já se sabia: não é todo dia que rodamos em modelos com velocidade máxima anunciada de 250 km/h. Mas qual o melhor em desempenho e consumo, este um dado omitido por ambos os fabricantes no Brasil (há apenas índices pelos ciclos europeus e com o combustível de lá)? Esclarecer a dúvida foi a missão do consultor Iran Cartaxo em uma simulação exclusiva para o Best Cars.

Para surpresa de muitos, apesar da menor potência, o 328i foi superior em todos os quesitos de desempenho. Há razões de sobra para isso: curvas de potência e torque mais planas, melhor aerodinâmica, menores perdas em geral (caso da tração traseira em vez de integral), mais duas marchas no câmbio e peso inferior em 200 kg.

 

 

A velocidade máxima possível (que desconsidera a limitação eletrônica a 250 km/h usada em ambos os carros) revelou empate, com o BMW a alcançando em sétima marcha, dentro da faixa de maior potência, e o VW em quinta, 350 rpm abaixo do pico. No 328i faria pouca diferença chegar lá em sexta ou sétima, mas em oitava marcha se perderiam 3 km/h, pois o motor não teria tanta potência para vencer a resistência do ar — em contrapartida, a oitava permitiria superar 300 km/h… No CC, bastaria passar à sexta (e última) para perder 2 km/h. Consideramos tudo isso em hipótese, pois na prática nenhum deles deve passar de 250.

As marchas adicionais permitem ao BMW girar 300 rpm a menos a 120 km/h. A essa velocidade, seu consumo de potência é menor em 5 cv (e um dos mais baixos já registrados em nossas simulações) por causa da melhor aerodinâmica e das diferentes perdas em transmissão.

 

 

A expressiva vantagem em peso e as oito marchas deixam o 328i em clara superioridade em aceleração, como 1,3 segundo no 0-100 km/h, apesar de precisar passar à terceira nessa manobra (o CC conclui-a em segunda). A arrancada de 1.000 metros é o bastante para que ambos cheguem perto de 200 km/h, com o BMW já em sétima marcha e o CC ainda em quarta — o câmbio do bávaro não tem mesmo uma vida fácil! As retomadas são muito rápidas nos dois quando se deixa a caixa em drive, que faz reduções automáticas.

Para fechar com chave de ouro, o BMW mostrou ainda vantagem importante em consumo, como ao rodar 33% a mais com o mesmo litro de gasolina no ciclo rodoviário. Isso lhe permite oferecer maior autonomia, mesmo com um tanque de combustível menor que o do VW.

 

328i

CC

Velocidade máxima possível 257,3 km/h 256,9 km/h
Regime à velocidade máxima / marcha 5.500 rpm / 7ª. 6.250 rpm / 5ª.
Regime a 120 km/h / marcha 2.050 rpm / 8ª. 2.350 rpm / 6ª.
Potência consumida a 120 km/h 25 cv 30 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,0 s 7,3 s
Aceleração de 0 a 400 m 14,1 s 15,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 25,4 s 27,1 s
Retomada de 60 a 100 km/h em drive 3,1 s 4,3 s
Retomada de 80 a 120 km/h em drive 4,0 s 4,8 s
Consumo em ciclo urbano 7,7 km/l 5,3 km/l
Consumo em ciclo rodoviário 12,0 km/l 9,0 km/l
Autonomia em ciclo urbano 414 km 326 km
Autonomia em ciclo rodoviário 649 km 550 km
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo

 


Mais marchas, menos peso e resistência ao ar: o conjunto de fatores deu ao BMW
(à esquerda) vantagens em aceleração, retomada de velocidade e consumo

 

Dados dos fabricantes

328i

CC

Velocidade máxima 250 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,1 s 5,5 s
Consumo em ciclo urbano ND
Consumo em ciclo rodoviário ND

 

Ficha técnica

328i

CC

Motor
Posição longitudinal transversal
Cilindros 4 em linha 6 em V a 10,6°
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 90,1 x 84 mm 89 x 96,3 mm
Cilindrada 1.997 cm³ 3.597 cm³
Taxa de compressão 10:1 11,4:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor e resfriador de ar injeção direta
Potência máxima 245 cv de 5.000 a 6.500 rpm 300 cv a 6.600 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 1.250 a 4.800 rpm 35,7 m.kgf a 2.400 rpm
Potência específica 122,7 cv/l 83,4 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 8 automatizado de dupla embreagem / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,71 / 8 km/h 2,92 / 9 km/h
2ª. 3,14 / 12 km/h 1,79 / 14 km/h
3ª. 2,11 / 19 km/h 1,18 / 22 km/h
4ª. 1,67 / 24 km/h 0,83 / 31 km/h
5ª. 1,28 / 31 km/h 0,86 / 41 km/h
6ª. 1,00 / 39 km/h 0,68 / 51 km/h
7ª. 0,84 / 47 km/h NA
8ª. 0,67 / 59 km/h NA
Relação de diferencial(is) 3,15 4,77 e 3,44*
Tração traseira integral permanente
* A relação 3,44 atende à 5ª. e a 6ª. marchas
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (345 mm ø)
Traseiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (310 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 11,5 m 11,4 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol 8 x 18 pol
Pneus dianteiros 225/50 R 17 W 235/40 R 18 W
Pneus traseiros 255/45 R 17 W 235/40 R 18 W
Dimensões
Comprimento 4,624 m 4,801 m
Largura 1,811 m 1,855 m
Altura 1,429 m 1,426 m
Entre-eixos 2,81 m 2,712 m
Bitola dianteira 1,531 m 1,555 m
Bitola traseira 1,572 m 1,557 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,29 0,31
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l 68 l
Compartimento de bagagem 480 l 452 l
Peso em ordem de marcha 1.430 kg 1.637 kg
Relação peso-potência 5,8 kg/cv 5,4 kg/cv
Garantia
Prazo 2 anos sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2013
Pneus Bridgestone Potenza 5001 RFT Continental Conti Sport Contact 5
Quilometragem inicial 5.000 km 4.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável
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