Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação BMW

BMW 328i e VW CC: o plebeu dos nobres, o nobre dos plebeus

03/05/2013
in BMW, Comparativo, Volkswagen

Simulação de desempenho

Que são carros rápidos, já se sabia: não é todo dia que rodamos em modelos com velocidade máxima anunciada de 250 km/h. Mas qual o melhor em desempenho e consumo, este um dado omitido por ambos os fabricantes no Brasil (há apenas índices pelos ciclos europeus e com o combustível de lá)? Esclarecer a dúvida foi a missão do consultor Iran Cartaxo em uma simulação exclusiva para o Best Cars.

Para surpresa de muitos, apesar da menor potência, o 328i foi superior em todos os quesitos de desempenho. Há razões de sobra para isso: curvas de potência e torque mais planas, melhor aerodinâmica, menores perdas em geral (caso da tração traseira em vez de integral), mais duas marchas no câmbio e peso inferior em 200 kg.

 

 

A velocidade máxima possível (que desconsidera a limitação eletrônica a 250 km/h usada em ambos os carros) revelou empate, com o BMW a alcançando em sétima marcha, dentro da faixa de maior potência, e o VW em quinta, 350 rpm abaixo do pico. No 328i faria pouca diferença chegar lá em sexta ou sétima, mas em oitava marcha se perderiam 3 km/h, pois o motor não teria tanta potência para vencer a resistência do ar — em contrapartida, a oitava permitiria superar 300 km/h… No CC, bastaria passar à sexta (e última) para perder 2 km/h. Consideramos tudo isso em hipótese, pois na prática nenhum deles deve passar de 250.

As marchas adicionais permitem ao BMW girar 300 rpm a menos a 120 km/h. A essa velocidade, seu consumo de potência é menor em 5 cv (e um dos mais baixos já registrados em nossas simulações) por causa da melhor aerodinâmica e das diferentes perdas em transmissão.

 

 

A expressiva vantagem em peso e as oito marchas deixam o 328i em clara superioridade em aceleração, como 1,3 segundo no 0-100 km/h, apesar de precisar passar à terceira nessa manobra (o CC conclui-a em segunda). A arrancada de 1.000 metros é o bastante para que ambos cheguem perto de 200 km/h, com o BMW já em sétima marcha e o CC ainda em quarta — o câmbio do bávaro não tem mesmo uma vida fácil! As retomadas são muito rápidas nos dois quando se deixa a caixa em drive, que faz reduções automáticas.

Para fechar com chave de ouro, o BMW mostrou ainda vantagem importante em consumo, como ao rodar 33% a mais com o mesmo litro de gasolina no ciclo rodoviário. Isso lhe permite oferecer maior autonomia, mesmo com um tanque de combustível menor que o do VW.

 

328i

CC

Velocidade máxima possível 257,3 km/h 256,9 km/h
Regime à velocidade máxima / marcha 5.500 rpm / 7ª. 6.250 rpm / 5ª.
Regime a 120 km/h / marcha 2.050 rpm / 8ª. 2.350 rpm / 6ª.
Potência consumida a 120 km/h 25 cv 30 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,0 s 7,3 s
Aceleração de 0 a 400 m 14,1 s 15,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 25,4 s 27,1 s
Retomada de 60 a 100 km/h em drive 3,1 s 4,3 s
Retomada de 80 a 120 km/h em drive 4,0 s 4,8 s
Consumo em ciclo urbano 7,7 km/l 5,3 km/l
Consumo em ciclo rodoviário 12,0 km/l 9,0 km/l
Autonomia em ciclo urbano 414 km 326 km
Autonomia em ciclo rodoviário 649 km 550 km
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo

 


Mais marchas, menos peso e resistência ao ar: o conjunto de fatores deu ao BMW
(à esquerda) vantagens em aceleração, retomada de velocidade e consumo

 

Dados dos fabricantes

328i

CC

Velocidade máxima 250 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,1 s 5,5 s
Consumo em ciclo urbano ND
Consumo em ciclo rodoviário ND

 

Ficha técnica

328i

CC

Motor
Posição longitudinal transversal
Cilindros 4 em linha 6 em V a 10,6°
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 90,1 x 84 mm 89 x 96,3 mm
Cilindrada 1.997 cm³ 3.597 cm³
Taxa de compressão 10:1 11,4:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor e resfriador de ar injeção direta
Potência máxima 245 cv de 5.000 a 6.500 rpm 300 cv a 6.600 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 1.250 a 4.800 rpm 35,7 m.kgf a 2.400 rpm
Potência específica 122,7 cv/l 83,4 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 8 automatizado de dupla embreagem / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,71 / 8 km/h 2,92 / 9 km/h
2ª. 3,14 / 12 km/h 1,79 / 14 km/h
3ª. 2,11 / 19 km/h 1,18 / 22 km/h
4ª. 1,67 / 24 km/h 0,83 / 31 km/h
5ª. 1,28 / 31 km/h 0,86 / 41 km/h
6ª. 1,00 / 39 km/h 0,68 / 51 km/h
7ª. 0,84 / 47 km/h NA
8ª. 0,67 / 59 km/h NA
Relação de diferencial(is) 3,15 4,77 e 3,44*
Tração traseira integral permanente
* A relação 3,44 atende à 5ª. e a 6ª. marchas
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (345 mm ø)
Traseiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (310 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 11,5 m 11,4 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol 8 x 18 pol
Pneus dianteiros 225/50 R 17 W 235/40 R 18 W
Pneus traseiros 255/45 R 17 W 235/40 R 18 W
Dimensões
Comprimento 4,624 m 4,801 m
Largura 1,811 m 1,855 m
Altura 1,429 m 1,426 m
Entre-eixos 2,81 m 2,712 m
Bitola dianteira 1,531 m 1,555 m
Bitola traseira 1,572 m 1,557 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,29 0,31
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l 68 l
Compartimento de bagagem 480 l 452 l
Peso em ordem de marcha 1.430 kg 1.637 kg
Relação peso-potência 5,8 kg/cv 5,4 kg/cv
Garantia
Prazo 2 anos sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2013
Pneus Bridgestone Potenza 5001 RFT Continental Conti Sport Contact 5
Quilometragem inicial 5.000 km 4.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável
Próxima parte

 

 

Page 6 of 7
Prev1...567Next
Tags: 320i328i335iavaliaçãoBMWCCcomparativoPassatSérie 3turboV6Volkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp