Simulação de desempenho
Que são carros rápidos, já se sabia: não é todo dia que rodamos em modelos com velocidade máxima anunciada de 250 km/h. Mas qual o melhor em desempenho e consumo, este um dado omitido por ambos os fabricantes no Brasil (há apenas índices pelos ciclos europeus e com o combustível de lá)? Esclarecer a dúvida foi a missão do consultor Iran Cartaxo em uma simulação exclusiva para o Best Cars.
Para surpresa de muitos, apesar da menor potência, o 328i foi superior em todos os quesitos de desempenho. Há razões de sobra para isso: curvas de potência e torque mais planas, melhor aerodinâmica, menores perdas em geral (caso da tração traseira em vez de integral), mais duas marchas no câmbio e peso inferior em 200 kg.
A velocidade máxima possível (que desconsidera a limitação eletrônica a 250 km/h usada em ambos os carros) revelou empate, com o BMW a alcançando em sétima marcha, dentro da faixa de maior potência, e o VW em quinta, 350 rpm abaixo do pico. No 328i faria pouca diferença chegar lá em sexta ou sétima, mas em oitava marcha se perderiam 3 km/h, pois o motor não teria tanta potência para vencer a resistência do ar — em contrapartida, a oitava permitiria superar 300 km/h… No CC, bastaria passar à sexta (e última) para perder 2 km/h. Consideramos tudo isso em hipótese, pois na prática nenhum deles deve passar de 250.
As marchas adicionais permitem ao BMW girar 300 rpm a menos a 120 km/h. A essa velocidade, seu consumo de potência é menor em 5 cv (e um dos mais baixos já registrados em nossas simulações) por causa da melhor aerodinâmica e das diferentes perdas em transmissão.
A expressiva vantagem em peso e as oito marchas deixam o 328i em clara superioridade em aceleração, como 1,3 segundo no 0-100 km/h, apesar de precisar passar à terceira nessa manobra (o CC conclui-a em segunda). A arrancada de 1.000 metros é o bastante para que ambos cheguem perto de 200 km/h, com o BMW já em sétima marcha e o CC ainda em quarta — o câmbio do bávaro não tem mesmo uma vida fácil! As retomadas são muito rápidas nos dois quando se deixa a caixa em drive, que faz reduções automáticas.
Para fechar com chave de ouro, o BMW mostrou ainda vantagem importante em consumo, como ao rodar 33% a mais com o mesmo litro de gasolina no ciclo rodoviário. Isso lhe permite oferecer maior autonomia, mesmo com um tanque de combustível menor que o do VW.
328i |
CC |
|
Velocidade máxima possível | 257,3 km/h | 256,9 km/h |
Regime à velocidade máxima / marcha | 5.500 rpm / 7ª. | 6.250 rpm / 5ª. |
Regime a 120 km/h / marcha | 2.050 rpm / 8ª. | 2.350 rpm / 6ª. |
Potência consumida a 120 km/h | 25 cv | 30 cv |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 6,0 s | 7,3 s |
Aceleração de 0 a 400 m | 14,1 s | 15,1 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 25,4 s | 27,1 s |
Retomada de 60 a 100 km/h em drive | 3,1 s | 4,3 s |
Retomada de 80 a 120 km/h em drive | 4,0 s | 4,8 s |
Consumo em ciclo urbano | 7,7 km/l | 5,3 km/l |
Consumo em ciclo rodoviário | 12,0 km/l | 9,0 km/l |
Autonomia em ciclo urbano | 414 km | 326 km |
Autonomia em ciclo rodoviário | 649 km | 550 km |
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo |
Mais marchas, menos peso e resistência ao ar: o conjunto de fatores deu ao BMW
(à esquerda) vantagens em aceleração, retomada de velocidade e consumo
Dados dos fabricantes
328i |
CC |
|
Velocidade máxima | 250 km/h | 250 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 6,1 s | 5,5 s |
Consumo em ciclo urbano | ND | |
Consumo em ciclo rodoviário | ND |
Ficha técnica
328i |
CC |
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Motor | ||
Posição | longitudinal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 6 em V a 10,6° |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | ferro fundido/alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 90,1 x 84 mm | 89 x 96,3 mm |
Cilindrada | 1.997 cm³ | 3.597 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 | 11,4:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor e resfriador de ar | injeção direta |
Potência máxima | 245 cv de 5.000 a 6.500 rpm | 300 cv a 6.600 rpm |
Torque máximo | 35,7 m.kgf de 1.250 a 4.800 rpm | 35,7 m.kgf a 2.400 rpm |
Potência específica | 122,7 cv/l | 83,4 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | automático / 8 | automatizado de dupla embreagem / 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 4,71 / 8 km/h | 2,92 / 9 km/h |
2ª. | 3,14 / 12 km/h | 1,79 / 14 km/h |
3ª. | 2,11 / 19 km/h | 1,18 / 22 km/h |
4ª. | 1,67 / 24 km/h | 0,83 / 31 km/h |
5ª. | 1,28 / 31 km/h | 0,86 / 41 km/h |
6ª. | 1,00 / 39 km/h | 0,68 / 51 km/h |
7ª. | 0,84 / 47 km/h | NA |
8ª. | 0,67 / 59 km/h | NA |
Relação de diferencial(is) | 3,15 | 4,77 e 3,44* |
Tração | traseira | integral permanente |
* A relação 3,44 atende à 5ª. e a 6ª. marchas | ||
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (345 mm ø) |
Traseiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (310 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Diâmetro de giro | 11,5 m | 11,4 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 7,5 x 17 pol | 8 x 18 pol |
Pneus dianteiros | 225/50 R 17 W | 235/40 R 18 W |
Pneus traseiros | 255/45 R 17 W | 235/40 R 18 W |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,624 m | 4,801 m |
Largura | 1,811 m | 1,855 m |
Altura | 1,429 m | 1,426 m |
Entre-eixos | 2,81 m | 2,712 m |
Bitola dianteira | 1,531 m | 1,555 m |
Bitola traseira | 1,572 m | 1,557 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,29 | 0,31 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 60 l | 68 l |
Compartimento de bagagem | 480 l | 452 l |
Peso em ordem de marcha | 1.430 kg | 1.637 kg |
Relação peso-potência | 5,8 kg/cv | 5,4 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 2 anos sem limite de quilometragem | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2013 | |
Pneus | Bridgestone Potenza 5001 RFT | Continental Conti Sport Contact 5 |
Quilometragem inicial | 5.000 km | 4.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável |
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