DS3 vs. TJet vs. Fusca: esportividade em três dimensões

 


O Punto lidera em relação custo-benefício, mas o 
DS3 ainda é competitivo pelo que oferece
a mais; já o 
Fusca, interessante na versão básica, torna-se muito caro com os opcionais 

 

 

Preços

DS3

Punto

Fusca

Sem opcionais 79.900 56.820 77.890
Como avaliado 83.990 63.113 104.905
Completo 83.990 68.229 105.376
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 11/3/13; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais: DS3, Punto e Fusca

 

Custo-benefício

O Tjet custa R$ 56,8 mil sem opcionais, mas o avaliado continha a maioria dos itens, como navegador, bolsas infláveis laterais e cortinas, alarme e sensores de luz e chuva, o que o levava a R$ 63,1 mil. Com teto solar e pintura metálica, chegaria a R$ 68,2 mil. O DS3 tem só dois opcionais, a pintura e o couro dos bancos, que fazem seu preço subir de R$ 79,9 mil para R$ 84 mil. O Fusca é bem diferente: parte de R$ 77,9 mil com câmbio manual — o único oferecido nos outros — e R$ 82,3 mil com o automatizado DSG, mas uma enorme lista de itens (como navegador, rodas de 18 pol, bancos esportivos, teto solar, faróis bixenônio, acesso e partida sem chave e o sistema de áudio Fender) pode levá-lo até R$ 105,4 mil, como o avaliado.

 

 

Portanto, como já sabíamos, existe um abismo de preço entre os carros comparados — algo como R$ 21 mil separando o Punto do DS3 e valor similar entre este e o Fusca. É tanta diferença que seria difícil um dos importados se igualar em relação custo-benefício ao modelo nacional. Mesmo assim, o Citroën consegue justificar boa parte da diferença sobre o Fiat, já que tem projeto mais moderno, desenho exclusivo (não compartilhado com versões bem mais baratas), desempenho superior e controle de estabilidade. Pena não oferecer teto solar, mas o TJet avaliado também não o trazia.

Quanto ao Fusca, a versão sem opcionais tem um custo-benefício interessante: por menos que o valor do DS3 (possível por vir do México, sem recolher Imposto de Importação), oferece mais 35 cv e tem conteúdo semelhante em conforto e segurança, salvo pela falta das cortinas infláveis. No entanto, à medida que se acrescentam opções, o Fusca se torna muito caro: como justificar R$ 4,2 mil por bancos esportivos de couro ou R$ 3,7 mil por faróis de xenônio?

O resultado é que na condição como foi avaliado, embora se torne um carro bastante charmoso e mais agradável de usar, a relação custo-benefício do VW fica desfavorável — e o ponto a menos que ele leva nesse quesito se torna decisivo pela vitória do Citroën no comparativo. Mas a resposta à pergunta inicial da matéria não poderia ser outra: mesmo com a menor média de notas dos três, é o nacional da Fiat quem oferece mais diversão para cada real aplicado.

 

 

Nossas notas

 

DS3

Punto

Fusca

Estilo 5 4 5
Acabamento 4 4 4
Posição de dirigir 4 4 4
Instrumentos 4 4 5
Itens de conveniência 4 4 5
Espaço interno 3 3 3
Porta-malas 3 3 4
Motor 5 4 5
Desempenho 5 4 5
Consumo 4 3 3
Câmbio 5 3 5
Freios 4 4 4
Direção 5 4 4
Suspensão 4 4 3
Estabilidade 4 4 4
Visibilidade 4 3 5
Segurança passiva 5 4 4
Custo-benefício 4 5 3
Média 4,22 3,78 4,17

Posição

1º.

3º.

2°.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

DS3 Punto Fusca
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Ficha técnica

DS3

Punto

Fusca

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm 72 x 84 mm 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³ 1.368 cm³ 1.984 cm³
Taxa de compressão 10,5:1 9,8:1
Alimentação injeção direta, turbo, resfriador de ar injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar injeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm 152 cv a 5.500 rpm 200 cv de 5.100 a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf a 1.400 rpm 21,1 m.kgf de 2.250 a 4.500 rpm 28,5 m.kgf de 1.700 a 5.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 103,2 cv/l 111,1 cv/l 100,8 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  6 manual / 5 automatizado de dupla embreagem / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,54 / 9 km/h 4,27 / 8 km/h 3,46 / 9 km/h
2ª. 1,92 / 17 km/h 2,24 / 14 km/h 2,15 / 14 km/h
3ª. 1,32 / 25 km/h 1,52 / 21 km/h 1,46 / 21 km/h
4ª. 1,03 / 32 km/h 1,16 / 28 km/h 1,08 / 29 km/h
5ª. 0,82 / 40 km/h 0,92 / 35 km/h 1,09 / 37 km/h
6ª. 0,68 / 48 km/h NA 0,92 / 44 km/h
Relação de diferencial 3,56 3,73 4,06 e 3,14*
Tração dianteira
* A segunda relação de diferencial aplica-se apenas a quinta e sexta marchas
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (284 mm ø) a disco ventilado (312 mm ø)
Traseiros a disco (ø ND) a disco (251 mm ø) a disco (272 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica hidráulica elétrica
Diâmetro de giro ND 11,8 m 10,8 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal indep., multibraço, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 17 pol 6,5 x 17 pol 18 pol
Pneus 205/45 R 17 205/50 R 17 235/45 R 18
Dimensões
Comprimento 3,948 m 4,065 m 4,278 m
Largura 1,715 m 1,727 m 1,808 m
Altura 1,483 m 1,501 m 1,486 m
Entre-eixos 2,464 m 2,51 m 2,537 m
Bitola dianteira ND 1,471 m 1,58 m
Bitola traseira ND 1,467 m 1,546 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,31 ND 0,37
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 60 l 55 l
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) 280 l / 980 l 275 l / ND 310 l / ND
Peso em ordem de marcha 1.165 kg 1.263 kg 1.364 kg
Relação peso-potência 7,7 kg/cv 8,3 kg/cv 6,8 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem 1 ano sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2013
Pneus Michelin Pilot Exalto Pirelli P6 Hankook Ventus Prime 2
Quilometragem inicial 3.000 km 5.000 km 5.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável

 

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