Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

DS3 vs. TJet vs. Fusca: esportividade em três dimensões

12/03/2013
in Citroën, Comparativo, Fiat, Volkswagen

 


O Punto lidera em relação custo-benefício, mas o 
DS3 ainda é competitivo pelo que oferece
a mais; já o 
Fusca, interessante na versão básica, torna-se muito caro com os opcionais 

 

 

Preços

DS3

Punto

Fusca

Sem opcionais 79.900 56.820 77.890
Como avaliado 83.990 63.113 104.905
Completo 83.990 68.229 105.376
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 11/3/13; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais: DS3, Punto e Fusca

 

Custo-benefício

O Tjet custa R$ 56,8 mil sem opcionais, mas o avaliado continha a maioria dos itens, como navegador, bolsas infláveis laterais e cortinas, alarme e sensores de luz e chuva, o que o levava a R$ 63,1 mil. Com teto solar e pintura metálica, chegaria a R$ 68,2 mil. O DS3 tem só dois opcionais, a pintura e o couro dos bancos, que fazem seu preço subir de R$ 79,9 mil para R$ 84 mil. O Fusca é bem diferente: parte de R$ 77,9 mil com câmbio manual — o único oferecido nos outros — e R$ 82,3 mil com o automatizado DSG, mas uma enorme lista de itens (como navegador, rodas de 18 pol, bancos esportivos, teto solar, faróis bixenônio, acesso e partida sem chave e o sistema de áudio Fender) pode levá-lo até R$ 105,4 mil, como o avaliado.

 


Auto Livraria

 

Portanto, como já sabíamos, existe um abismo de preço entre os carros comparados — algo como R$ 21 mil separando o Punto do DS3 e valor similar entre este e o Fusca. É tanta diferença que seria difícil um dos importados se igualar em relação custo-benefício ao modelo nacional. Mesmo assim, o Citroën consegue justificar boa parte da diferença sobre o Fiat, já que tem projeto mais moderno, desenho exclusivo (não compartilhado com versões bem mais baratas), desempenho superior e controle de estabilidade. Pena não oferecer teto solar, mas o TJet avaliado também não o trazia.

Quanto ao Fusca, a versão sem opcionais tem um custo-benefício interessante: por menos que o valor do DS3 (possível por vir do México, sem recolher Imposto de Importação), oferece mais 35 cv e tem conteúdo semelhante em conforto e segurança, salvo pela falta das cortinas infláveis. No entanto, à medida que se acrescentam opções, o Fusca se torna muito caro: como justificar R$ 4,2 mil por bancos esportivos de couro ou R$ 3,7 mil por faróis de xenônio?

O resultado é que na condição como foi avaliado, embora se torne um carro bastante charmoso e mais agradável de usar, a relação custo-benefício do VW fica desfavorável — e o ponto a menos que ele leva nesse quesito se torna decisivo pela vitória do Citroën no comparativo. Mas a resposta à pergunta inicial da matéria não poderia ser outra: mesmo com a menor média de notas dos três, é o nacional da Fiat quem oferece mais diversão para cada real aplicado.

 

 

Nossas notas

 

DS3

Punto

Fusca

Estilo 5 4 5
Acabamento 4 4 4
Posição de dirigir 4 4 4
Instrumentos 4 4 5
Itens de conveniência 4 4 5
Espaço interno 3 3 3
Porta-malas 3 3 4
Motor 5 4 5
Desempenho 5 4 5
Consumo 4 3 3
Câmbio 5 3 5
Freios 4 4 4
Direção 5 4 4
Suspensão 4 4 3
Estabilidade 4 4 4
Visibilidade 4 3 5
Segurança passiva 5 4 4
Custo-benefício 4 5 3
Média 4,22 3,78 4,17

Posição

1º.

3º.

2°.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

DS3 Punto Fusca
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

DS3

Punto

Fusca

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm 72 x 84 mm 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³ 1.368 cm³ 1.984 cm³
Taxa de compressão 10,5:1 9,8:1
Alimentação injeção direta, turbo, resfriador de ar injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar injeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm 152 cv a 5.500 rpm 200 cv de 5.100 a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf a 1.400 rpm 21,1 m.kgf de 2.250 a 4.500 rpm 28,5 m.kgf de 1.700 a 5.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 103,2 cv/l 111,1 cv/l 100,8 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  6 manual / 5 automatizado de dupla embreagem / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,54 / 9 km/h 4,27 / 8 km/h 3,46 / 9 km/h
2ª. 1,92 / 17 km/h 2,24 / 14 km/h 2,15 / 14 km/h
3ª. 1,32 / 25 km/h 1,52 / 21 km/h 1,46 / 21 km/h
4ª. 1,03 / 32 km/h 1,16 / 28 km/h 1,08 / 29 km/h
5ª. 0,82 / 40 km/h 0,92 / 35 km/h 1,09 / 37 km/h
6ª. 0,68 / 48 km/h NA 0,92 / 44 km/h
Relação de diferencial 3,56 3,73 4,06 e 3,14*
Tração dianteira
* A segunda relação de diferencial aplica-se apenas a quinta e sexta marchas
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (284 mm ø) a disco ventilado (312 mm ø)
Traseiros a disco (ø ND) a disco (251 mm ø) a disco (272 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica hidráulica elétrica
Diâmetro de giro ND 11,8 m 10,8 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal indep., multibraço, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 17 pol 6,5 x 17 pol 18 pol
Pneus 205/45 R 17 205/50 R 17 235/45 R 18
Dimensões
Comprimento 3,948 m 4,065 m 4,278 m
Largura 1,715 m 1,727 m 1,808 m
Altura 1,483 m 1,501 m 1,486 m
Entre-eixos 2,464 m 2,51 m 2,537 m
Bitola dianteira ND 1,471 m 1,58 m
Bitola traseira ND 1,467 m 1,546 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,31 ND 0,37
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 60 l 55 l
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) 280 l / 980 l 275 l / ND 310 l / ND
Peso em ordem de marcha 1.165 kg 1.263 kg 1.364 kg
Relação peso-potência 7,7 kg/cv 8,3 kg/cv 6,8 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem 1 ano sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2013
Pneus Michelin Pilot Exalto Pirelli P6 Hankook Ventus Prime 2
Quilometragem inicial 3.000 km 5.000 km 5.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável

 

Page 7 of 7
Prev1...67
Tags: avaliaçãoBeetleC3CitroëncomparativoDS3esportivoFiatFuscaPuntoPunto TJetturboVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp