Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Peugeot RCZ vs. Mini Coupe: bom moço, garoto travesso

27/07/2012
in Comparativo, Mini, Peugeot

Mini Cooper S Coupe vs. Peugeot RCZ – continuação

 

Preços

Mini Coupe

RCZ

Sem opcionais 139.950 130.990
Como avaliado 139.950 130.990
Completo 139.950 132.990
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 26/7/12; consulte o preço dos opcionais: Mini Coupe e RCZ

 


A diferença de perfil fica clara na comparação: enquanto o Mini Coupe é um esportivo visceral,
o RCZ (direita) oferece mais conforto, sem abrir mão dos atributos esperados na categoria

 

Custo-benefício

O RCZ custa cerca de R$ 9 mil a menos que o Mini, ambos vendidos em pacotes fechados, aos quais se pode acrescentar apenas a pintura em branco (R$ 2.000) no caso do Peugeot. Entre os equipamentos de série, o franco-austríaco oferece diversos itens de conveniência adicionais, embora o inglês também tenha suas exclusividades e — como se espera diante dos preços bastante salgados — ambos estejam bem dotados nesse aspecto.

 

O Mini oferece o melhor conjunto para quem busca acima de tudo um esportivo visceral, com melhor aceleração, reações mais ariscas e um ronco bem presente

 

Qual escolher? A decisão requer uma análise detalhada, que resumimos nas notas abaixo. O Coupe mostra-se superior em desempenho, câmbio e direção, e o RCZ, em estilo, acabamento, itens de conveniência, espaço interno, porta-malas e suspensão. Com mais atributos em vantagem e preço menor (embora ambos nos pareçam caros demais para o que oferecem), o Peugeot sai à frente também em relação custo-benefício. Ao fim das contas, a média de notas reflete quatro pontos a mais para o segundo, com total de 75 ante 71 do Mini.

Por esses resultados, não resta nenhuma dúvida. O RCZ faz o papel de bom moço, um carro que associa belas linhas a um pacote refinado e confortável para um esportivo, mas — embora revele desempenho e estabilidade muito bons — é um carro menos voltado à pura diversão entre uma curva e outra. Já o Mini Coupe oferece o melhor conjunto para quem busca acima de tudo um esportivo visceral, com melhor aceleração, reações mais ariscas e um ronco bem presente, mesmo que precise abrir mão de alguns atributos de comodidade e do banco traseiro. É o garoto travesso, um carro que usa o boné virado para trás — e diverte de verdade.

 

Nossas notas

Mini Coupe

RCZ

Estilo 4 5
Acabamento 4 5
Posição de dirigir 4 4
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 4 5
Espaço interno 2 3
Porta-malas 3 4
Motor 5 5
Desempenho 5 4
Consumo 3 3
Câmbio 5 4
Freios 5 5
Direção 5 4
Suspensão 3 4
Estabilidade 5 5
Visibilidade 4 4
Segurança passiva 4 4
Custo-benefício 2 3
Média 3,94 4,17
Posição 2º. 1°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Mini (todos os modelos) RCZ
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

Mini Coupe

RCZ

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,5 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 184 cv a 5.500 rpm 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.600 a 5.000 rpm* 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.500 rpm
Potência específica 115,1 cv/l 103,2 cv/l
* 26,5 m.kgf de 1.730 a 4.500 rpm durante a sobrepressão temporária
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,04 / 8 km/h 4,04 / 8 km/h
2ª. 2,37 / 13 km/h 2,37 / 13 km/h
3ª. 1,56 / 20 km/h 1,56 / 20 km/h
4ª. 1,16 / 27 km/h 1,16 / 27 km/h
5ª. 0,85 / 37 km/h 0,85 / 36 km/h
6ª. 0,67 / 47 km/h 0,67 / 46 km/h
Relação de diferencial 3,68 4,10
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a disco (ø ND) a disco ventilado (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica eletro-hidráulica
Diâmetro de giro 10,7 m ND
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol 8 x 18 pol
Pneus 205/45 R 17 235/45 R 18
Dimensões
Comprimento 3,734 m 4,287 m
Largura 1,683 m 1,845 m
Altura 1,384 m 1,359 m
Entre-eixos 2,467 m 2,612 m
Bitola dianteira 1,453 m 1,58 m
Bitola traseira 1,461 m 1,595 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,36 0,32
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 55 l
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) 280 l / NA 321 l / 639 l
Peso em ordem de marcha 1.190 kg 1.363 kg
Relação peso-potência 6,5 kg/cv 8,3 kg/cv
Garantia
Prazo 2 anos sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2012
Pneus Dunlop SP Sport 01 Continental Conti Sport Contact 3
Quilometragem inicial 6.000 km 4.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável
Page 6 of 6
Prev1...56
Tags: avaliaçãocomparativoCoupeesportivoMiniMini CooperPeugeotRCZturbo

Related Posts

Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: das molas ao 406 Coupé, quase 200 anos de história

16/12/2024
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Mini: quadros com o pequeno charmoso do grupo BMW
Auto Livraria - BMW

Mini: quadros com o pequeno charmoso do grupo BMW

01/11/2024
Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros

08/06/2024
Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições

08/05/2024

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração

Quatro Rodas com testes e histórias de várias versões de 1983 a 1985 - a partir de R$ 19

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp