Mini Cooper S Coupe vs. Peugeot RCZ – continuação
Preços
Mini Coupe |
RCZ |
|
Sem opcionais | 139.950 | 130.990 |
Como avaliado | 139.950 | 130.990 |
Completo | 139.950 | 132.990 |
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 26/7/12; consulte o preço dos opcionais: Mini Coupe e RCZ |
A diferença de perfil fica clara na comparação: enquanto o Mini Coupe é um esportivo visceral,
o RCZ (direita) oferece mais conforto, sem abrir mão dos atributos esperados na categoria
Custo-benefício
O RCZ custa cerca de R$ 9 mil a menos que o Mini, ambos vendidos em pacotes fechados, aos quais se pode acrescentar apenas a pintura em branco (R$ 2.000) no caso do Peugeot. Entre os equipamentos de série, o franco-austríaco oferece diversos itens de conveniência adicionais, embora o inglês também tenha suas exclusividades e — como se espera diante dos preços bastante salgados — ambos estejam bem dotados nesse aspecto.
O Mini oferece o melhor conjunto para quem busca acima de tudo um esportivo visceral, com melhor aceleração, reações mais ariscas e um ronco bem presente
Qual escolher? A decisão requer uma análise detalhada, que resumimos nas notas abaixo. O Coupe mostra-se superior em desempenho, câmbio e direção, e o RCZ, em estilo, acabamento, itens de conveniência, espaço interno, porta-malas e suspensão. Com mais atributos em vantagem e preço menor (embora ambos nos pareçam caros demais para o que oferecem), o Peugeot sai à frente também em relação custo-benefício. Ao fim das contas, a média de notas reflete quatro pontos a mais para o segundo, com total de 75 ante 71 do Mini.
Por esses resultados, não resta nenhuma dúvida. O RCZ faz o papel de bom moço, um carro que associa belas linhas a um pacote refinado e confortável para um esportivo, mas — embora revele desempenho e estabilidade muito bons — é um carro menos voltado à pura diversão entre uma curva e outra. Já o Mini Coupe oferece o melhor conjunto para quem busca acima de tudo um esportivo visceral, com melhor aceleração, reações mais ariscas e um ronco bem presente, mesmo que precise abrir mão de alguns atributos de comodidade e do banco traseiro. É o garoto travesso, um carro que usa o boné virado para trás — e diverte de verdade.
Nossas notas
Mini Coupe |
RCZ |
|
Estilo | 4 | 5 |
Acabamento | 4 | 5 |
Posição de dirigir | 4 | 4 |
Instrumentos | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 5 |
Espaço interno | 2 | 3 |
Porta-malas | 3 | 4 |
Motor | 5 | 5 |
Desempenho | 5 | 4 |
Consumo | 3 | 3 |
Câmbio | 5 | 4 |
Freios | 5 | 5 |
Direção | 5 | 4 |
Suspensão | 3 | 4 |
Estabilidade | 5 | 5 |
Visibilidade | 4 | 4 |
Segurança passiva | 4 | 4 |
Custo-benefício | 2 | 3 |
Média | 3,94 | 4,17 |
Posição | 2º. | 1°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
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Ficha técnica
Mini Coupe |
RCZ |
|
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 77 x 85,5 mm | |
Cilindrada | 1.598 cm³ | |
Taxa de compressão | 10,5:1 | |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar | |
Potência máxima | 184 cv a 5.500 rpm | 165 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 24,5 m.kgf de 1.600 a 5.000 rpm* | 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.500 rpm |
Potência específica | 115,1 cv/l | 103,2 cv/l |
* 26,5 m.kgf de 1.730 a 4.500 rpm durante a sobrepressão temporária | ||
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | automático, 6 | |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 4,04 / 8 km/h | 4,04 / 8 km/h |
2ª. | 2,37 / 13 km/h | 2,37 / 13 km/h |
3ª. | 1,56 / 20 km/h | 1,56 / 20 km/h |
4ª. | 1,16 / 27 km/h | 1,16 / 27 km/h |
5ª. | 0,85 / 37 km/h | 0,85 / 36 km/h |
6ª. | 0,67 / 47 km/h | 0,67 / 46 km/h |
Relação de diferencial | 3,68 | 4,10 |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | |
Traseiros | a disco (ø ND) | a disco ventilado (ø ND) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | eletro-hidráulica |
Diâmetro de giro | 10,7 m | ND |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | dianteiro e traseiro |
Rodas | ||
Dimensões | 7 x 17 pol | 8 x 18 pol |
Pneus | 205/45 R 17 | 235/45 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,734 m | 4,287 m |
Largura | 1,683 m | 1,845 m |
Altura | 1,384 m | 1,359 m |
Entre-eixos | 2,467 m | 2,612 m |
Bitola dianteira | 1,453 m | 1,58 m |
Bitola traseira | 1,461 m | 1,595 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,36 | 0,32 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 50 l | 55 l |
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) | 280 l / NA | 321 l / 639 l |
Peso em ordem de marcha | 1.190 kg | 1.363 kg |
Relação peso-potência | 6,5 kg/cv | 8,3 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 2 anos sem limite de quilometragem | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2012 | |
Pneus | Dunlop SP Sport 01 | Continental Conti Sport Contact 3 |
Quilometragem inicial | 6.000 km | 4.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável |